Sub Rosa: banda lança novo videoclipe com temas polêmicos
Por Jamie Oliveira
Fonte: Youtube da banda
Postado em 28 de julho de 2017
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A SUB ROSA lançou no dia 27 de julho o clipe de sua música Enslavement of Beauty (originalmente lançada no álbum The Gigsaw, de 2009, relançado em 2015 pelo selo Progressive Rock Worldwide/Megahard Records).
A banda, que sempre flerta com o Misticismo, a Filosofia e a Mitologia, dessa vez ataca o psicológico do público ao trazer uma história pesada, envolvendo bissexualidade e suicídio. Tudo, como sempre, recheado de easter eggs para os aficionados por simbologia. O final, então, é para fã nenhum de 13 Reasons Why botar defeito.
Em conversa com o baixista e compositor, Reinaldo José (que também escreveu roteiro e dirigiu as filmagens), perguntei por que, mesmo conhecendo o atual mercado do rock, que está apostando em banalidades e futilidades, a SUB ROSA ainda insiste em fazer coisas com uma profundidade que o público comum geralmente não alcança. Ele disse: "Nós respeitamos demais a inteligência de nosso público. Jamais faria algo frívolo ou banal para eles. A gente luta demais porque temos uma missão que transcende a música. A SUB ROSA não é só uma banda. A música, os vídeos, as artes gráficas, tudo é apenas um veículo para transmitirmos algo muito maior para as pessoas. E, em primeiro lugar, eu respeito a SUB ROSA e o trabalho que nos dispusemos a fazer. Se, ao final, uma pessoa for alcançada, tudo já terá valido a pena."
Os participantes do clipe atuam de forma brilhante, e me surpreendi ao saber que nenhum deles trabalha com isso. Segundo Reinaldo: "Todos são nossos amigos. Chamei a Raíssa Rodrigues, que interpreta a protagonista, após ver um trabalho de escola dela (um curta chamado Masterpiece). Já estava pensando nela, pelo olhar que ela tem. Quando vi Masterpiece, falei com a Bárbara (Laranjeira, baterista) que não havia pessoa melhor para interpretar a Aisa. O resultado, vocês podem ver. Ela é muito talentosa, disciplinada e extremamente profissional. O João é um cara ímpar, único. Só quem conhece sabe o quanto. Também foi ótimo e contribuiu muito no brainstorm. A Isabella nunca tinha atuado, mas foi excelente! A Jéssica cursou Direito comigo. Nem havia previsão da participação dela. Ela estava lá, por ser namorada do João, a convocamos e ela foi perfeita. As meninas, Sophia e Nicole, eram as mais empolgadas. Suas cenas foram quase as últimas a serem feitas, e elas estavam lá, na pilha, o tempo todo. Empenharam-se de corpo e alma nos papéis. Há atores e atrizes velhos de carreira que não conseguem a expressão facial que a Nicole tem. Os outros são o pai (o músico PAULINHO FERREIRA) e os tios da Bárbara (Laranjeira, baterista da banda)."
Novamente a banda trabalhou com a Alter Filmes, que foi responsável pelo trabalho em vídeo de Ars Regia Therion, o último single da banda, lançado em março de 2017. Dessa parceria, Reinaldo falou: "O Emerson de Souza é mais do que um parceiro profissional. É um amigo de verdade e um mestre em sua arte. Cada frame do Emerson é resultado de uma técnica super apurada. Temos uma interação intelectual e profissional que rola muito livre. Dirigimos juntos estas filmagens e ele novamente brilhou. O primeiro registro da SUB ROSA feito pelo Emerson foi a filmagem do nosso show no Camping Rock, em 2012. Desde então, não vejo a SUB ROSA produzindo sem ele." Pela qualidade dos últimos trabalhos, dá para entendermos o motivo.
Perguntei o motivo de terem empreendido tanto trabalho em uma música antiga. Reinaldo disse que o motivo é que Enslavement of Beauty, apesar de ter sido lançada em 2009, há um tempo começou a tocar em algumas rádios comerciais da Itália, que é um campo fértil para o Rock Progressivo. Então, para fechar o ciclo do primeiro álbum, fizeram esse videoclipe para promover a música.
A balada já era forte. Com esse clipe, virou uma pancada, bem no meio da garganta.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps