Relançamentos: cinco clássicos do hard rock/metal francês
Por Ivison Poleto dos Santos
Fonte: Metal Addicts
Postado em 07 de julho de 2017
O produtor Bart Gabriel e a No Remorse Records estão relançando algumas gemas desconhecidas, ou pouco conhecidas, do hard rock/metal francês.
As bandas aquinhoadas são: Demon Eyes e Anyway com lançamento para 10 de julho; H and H e Ponce Pilate com lançamento ocorrido em 16 de junho e Excess lançada em 15 de maio.
Algumas dessas obras estavam fora de catálogo há pelo menos 30 anos, e são razoavelmente raras, o Ponce Pilate, por exemplo, é reputado como a obra mais rara do hard rock francês. Somente o álbum do Anyway é da década de 1990, embora a banda seja dos anos 1980.
Foi realmente um trabalho primoroso de garimpo, restauração e remixagem realizado pelo produtor Bart Gabriel. O H And H, por exemplo, teve as suas fitas parcialmente restauradas para vocês imaginarem os estado em que estavam.
Todos cds contam também com a adição de gravações oriundas de fitas demo, singles de 7" e EPs.
O Demon Eyes e o Excess cantam em inglês, as outras bandas preferiram cantar em francês, o que, por si só, já deu a elas uma sonoridade bastante diferenciada e particular.
Uma particularidade para nós brasileiros é que em termos de produção, essas bandas lembram bastante as nossas contemporâneas, principalmente os defeitos técnicos que eram sobrepujados pela garra e competência musical das bandas.
Há também algumas similaridades entre elas, mas não sei dizer se são uma característica do metal francês da época, pois confesso conhecer nada em termos de bandas francesas, excetuando o Trust. Por exemplo, algumas misturas com o pop rock da época, mais ao estilo Duran Duran e pós-punk que dão uma quebrada no peso. Há também um ênfase em coros mais engraçadinhos e/ou debochados. Outro fato interessante, é que nenhuma delas toca speed metal, o que é surpreendentemente dada a efervescência do movimento na Europa.
Bom vamos às bandas:
Excess – Melting Point
O que chama a atenção no Excess é o vocal, uma mistura de Gene Loves Jezebel com The Cult com uma roupagem de old school Heavy Metal. As músicas são bem muito construídas, com ênfase nas frases bem pesadas de guitarra contrastando com o vocal.
Imediatamente o Excess nos remete às bandas brasileiras de pós-punk dos anos 1980. Mas muito mais furiosa com uma pegada metal forte.
H And H – L’etendard
O H And H tem dois charmes imediatos: cantar em francês e conseguir fazê-lo soar coeso com as estrutura melódica sem estranhamento como aconteceu com algumas bandas brasileiras que cantavam em português e uma guitarra, vamos dizer, ingênua nos solos. Com uma produção original bastante limitada, ela soa bastante próxima às nossas similares dos anos 1980, mas sobrepujada pela garra e intensidade do H And H.
Demon Eyes – Out Of Control
O som do Demon Eyes é vibrante. Fazia tempo que não ouvia uma banda tão vibrante e tão cheia de vida. Daquele tipo está muito difícil de se encontrar nestes dias. Vale a pena para lembrar que o Heavy Metal é também um gênero de celebração à vida.
Anyway – Rival
O Anyway com Rival é uma banda que lida bem com emoções proporcionadas pelas melodias em francês. É também a banda que lida com algumas influências e citações bem ecléticas. O resultado é bem interessante.
Ponce Pilate – Les Enfants Du Cimetiere
O Ponce Pilate é um caldeirão de misturas. A banda, mais bem definida como experimental, mistura influências de rock progressivo, hard rock, Heavy Metal, e algumas pitadas de blues e jazz. Algumas músicas ficam bacanas, outras esquisitas, mas é o preço que se paga por ser experimental. Detalhe: são apenas dois músicos que tocam todos os instrumentos.
As resenhas podem ser lidas na íntegra no endereço www.metaladdicts.com.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
Vocalista de black metal enfrenta acusações que podem lhe render 12 anos de prisão
Wacken Open Air abre sindicância interna após incidentes relatados pelo público
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
O clássico do Judas Priest em que Rob Halford alcançou a nota mais alta da carreira
"Passem mais tempo com a guitarra do que com mulheres", aconselha Richie Sambora a guitarristas
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
A banda que ofereceu algo novo para o metal, segundo Andreas Kisser
Duff McKagan revela planos do Guns N' Roses; "Não sabemos tocar no automático"
A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
A música do Megadeth que se aproxima do death metal, segundo Dave Mustaine
A música que tirou o Yes do esquecimento e atingiu o topo das paradas
O cantor sertanejo raiz que influenciou cantores de metal, segundo Rafael Bittencourt
Os cinco discos mais valiosos de todos os tempos e suas histórias curiosas e macabras
O clássico "esquecido" do Iron Maiden que ganhou Framboesa de Ouro



A música da Legião Urbana que Renato Russo escreveu inspirado em Cazuza
Guns N' Roses: a trágica história do baixista fundador
Veja habilidade de James Hetfield, do Metallica, com as baquetas
Iron Maiden, Aquiles Priester e a foto de uma vida
Mônica Guedes: "seus heróis morreram de overdose, os meus morrem na estrada, trabalhando
Uncut Magazine: fãs elegem as 10 melhores músicas do Pink Floyd



