Beatles: Paul McCartney fecha acordo sobre direitos autorais
Por Mário Pescada
Fonte: Exame
Postado em 04 de julho de 2017
Sir Paul McCartney fechou acordo judicial com a empresa Sony ATV Music Publishing sobre os direitos autorais do catálogo dos BEATLES.
Paul McCartney - Mais Novidades
Em janeiro desse ano ele havia entrado na justiça norte-americana tentando recuperar os direitos sobre as composições que fez sozinho e em parceira com John Lennon que foram compradas por MICHAEL JACKSON em 1985 e que posteriormente foram adquiridas pelas Sony ATV.
O acordo foi selado em Nova York e segundo seu advogado "ambas as partes haviam resolvido este assunto com um acordo confidencial" - ou seja, alguns milhões de dólares trocaram de mãos para selar a paz e evitar uma longa disputa.
A alegação da defesa de PAUL McCARTNEY foi embasada na Lei de Direitos Autorais de 1976 dos EUA. Resumidamente, essa lei diz que os autores podem reivindicar os direitos de suas canções 35 anos depois de lançá-las após 1978 e se for antes desse ano, deve-se esperar 56 anos.
Na época do ajuizamento da ação, PAUL McCARTNEY avisou que lutaria pelo controle do catálogo dos BEATLES, tendo em conta que em 2018 "Love Me Do" completará 56 anos de lançamento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps