PEsado: Novo documentário sobre a cena pernambucana
Por Renan Soares
Postado em 15 de outubro de 2017
No dia 14 de outubro de 2017, a sala do Cinema do Museu da Fundação no Recife ficou pequena para receber toda a comunidade headbanger do Recife para o lançamento do documentário "PEsado – Que Som é Esse que Vem de Pernambuco?".
O filme foi dirigido por Leo Crivellare, produzido por Luiz Barbosa e escrito pelo jornalismo e músico Wilfed Gadêlha, escritor do livro "PEsado – Origem e Consolidação do Metal em Pernambuco", que foi uma das bases para o documentário. Além disso, Wilfred também apresenta o programa "PEsado – Lapada para todos os gostos" na Rádio Universitária FM e já foi vocalista das bandas Câmbio Negro e Cruor. Atualmente, Gadêlha toca na banda Will2Kill.
Assim como o seu livro, Wilfred trata em seu documentário basicamente toda a história de como o heavy metal surgiu e se consolidou em Pernambuco, desde as primeiras bandas e eventos até os dias atuais, onde a cena se encontra muita mais ampla do que antigamente.
De uma forma bem humorada, músicos, fãs e jornalistas relatam no filme diversas histórias icónicas da cena underground pernambucana, como o show da banda "Herdeiros de Lúcifer" no estacionamento do Shopping Recife, o histórico show do Sepultura em Caruaru no ano de 1987, que foi produzido pelo atual deputado federal Wolney Queiroz (que na época tinha apenas 13 anos), os primeiros festivais de metal no Sítio de Trindade e os diversos eventos nas casas de shows Prazerinho e Docas.
E claro, é mencionado o surgimento do festival Abril Pro Rock (com imagens da edição de 2016) em meio à ascensão do manguebeat, e também a influência que o estilo teve em meio as bandas de metal da época e as que surgiram alguns anos depois. Bandas como o Terra Prima, o Hate Embrance e o Cangaço falam sobre como foram influenciados pelos outros estilos regionais para conseguirem fazerem seu som.
Entre outros tópicos abordados, estão as lojas de disco de antigamente, os rolês dos headbangers na época, como os mesmos eram tratados na sociedade de antigamente e a relação nem sempre tão boa dos metaleiros com os punks.
De qualquer forma, PEsado é um filme muito bom para os headbangers de todas as idades, para os mais velhos, o documentário serve para relembrar os velhos tempos de quando o metal no estado era uma coisa completamente amadora, e para os mais jovens, serve para eles conhecerem a cena da época, e aprender com a experiência daqueles que são mais vividos.
Por enquanto, a sessão do dia 14 foi a única, mas segundo os próprios produtores do projeto, novas sessões estão sendo planejadas para que todo o público tenha a oportunidade de conferir esse novo trabalho, que está simplesmente sensacional.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps