Símbolos Religiosos: projeto de lei pode censurar shows de Rock e Metal?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Soares, Fonte: Câmara dos Deputados
Enviar correções  |  Ver Acessos

Está tramitando na Câmara dos Deputados uma proposta de lei que pode proibir no Brasil a "profanação de símbolos religiosos" em apresentações ao vivo ou mostras de arte. De acordo com o projeto de autoria do Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), a proibição se estenderia também para programas de TV, cinema, DVDs, jogos eletrônicos e RPG.

Guns N' Roses: melhores músicas segundo a Ultimate Classic RockIntrigas: Bandas em família que terminaram mal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O projeto de lei 8615/2017, apresentado no último dia 19 de setembro, propõe mudanças no artigo 74 da Lei de nº 8.069, de 1990, para determinar a classificação indicativa "adequada às crianças e adolescentes". Pelo 1º parágrafo do novo projeto de Feliciano, "os responsáveis pelas diversões, espetáculos públicos, exibições ou apresentações ao vivo, abertas ao público, tais como as circenses, teatrais e shows musicais, deverão afixar, em lugar visível e de fácil acesso, à entrada do local de exibição, informação destacada sobre a natureza do espetáculo e a faixa etária especificada no certificado de classificação".

Em um trecho do texto, o projeto propõe o seguinte: "Não será permitido que a programação de TV, cinema, DVD, jogos eletrônicos e de interpretação - RPG, exibições ou apresentações ao vivo abertas ao público, tais como as circenses, teatrais e shows musicais, profanem símbolos sagrados."

Como o termo "profanação de símbolos sagrados" não é exatamente explicado na proposta, se aprovado o texto pode embasar proibições de diversos shows, inclusive de nomes famosos como Iron Maiden, Slayer, Ghost e um incontável número de apresentações de Black Metal, por exemplo.

A proposta que tramita em regime de prioridade na Câmara pode ser conferida neste link.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Iron Maiden"Todas as matérias sobre "Slayer"Todas as matérias sobre "Ghost"


Iron Maiden: Nicko McBrain comenta como foi parar de beberIron Maiden
Nicko McBrain comenta como foi parar de beber

Vlog Rock: A saga de Charlotte, a prostituta do Iron MaidenVlog Rock
A saga de Charlotte, a prostituta do Iron Maiden


Guns N' Roses: melhores músicas segundo a Ultimate Classic RockGuns N' Roses
Melhores músicas segundo a Ultimate Classic Rock

Intrigas: Bandas em família que terminaram malIntrigas
Bandas em família que terminaram mal


Sobre Igor Soares

Brasiliense de nascimento e piauiense de coração, Igor é Geógrafo e Desenvolvedor Web. Acessa o Whiplash.Net desde os primórdios e o Iron Maiden, sua banda favorita, é uma das razões dele ter se tornado colaborador do site.

Mais matérias de Igor Soares no Whiplash.Net.

adGoo336