O esporro de Dave Murray que foi fundamental para o Iron Maiden seguir em frente
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de setembro de 2023
O início da década de 1990 foi um período turbulento na história do Iron Maiden, que ficou marcado pela bombástica saída de Bruce Dickinson. O talentoso vocalista, que ingressou na banda em 1981, decidiu se afastar do Iron Maiden durante a turnê de divulgação do álbum "Fear Of The Dark", com o intuito de se dedicar à sua carreira solo.
Iron Maiden - Mais Novidades
Bruce Dickinson queria sair da sua zona de conforto
A saída de Bruce Dickinson foi um movimento ousado, uma vez que o vocalista fez um ótimo trabalho como frontman do Iron Maiden, que já era um fenômeno de popularidade nos anos 1990. Porém, o cantor não queria ficar parado.
"Tratava-se de sair de um regime bastante confortável", explicou Bruce, em matéria publicada pela Metal Hammer. "Trabalho duro, bons moços, relativamente seguros, bem administrados. Todas as coisas que as pessoas diriam: ‘Ele tem um trabalho confortável’. Essa foi a minha vida no Iron Maiden. Eu pensei: ‘Não é suficiente. Sou muito jovem para me estabelecer’", complementou o vocalista.
A reação do chefão Steve Harris
Bruce disse para Rod Smallwood, empresário de longa data do Maiden, que gostaria de sair do grupo. A decisão de Bruce deixou Steve Harris, baixista e líder do (então) quinteto confuso. O chefão não sabia se iria continuar escrevendo a bonita história da banda fundada por ele em 1975.
"Eu tinha dúvidas se deveria continuar ou não. Pensei: ‘Simplesmente não tenho forças no momento’", disse o baixista.
O esporro de Dave Murray que foi fundamental para Steve Harris continuar
Se Steve Harris estava com dúvidas sobre o futuro do Iron Maiden, o guitarrista Dave Murray sabia bem o que queria. Murray, que gravou todos os discos do Maiden, soltou os cachorros durante uma reunião da banda e seu esporro foi fundamental para Harris definir o futuro do grupo.

"Estávamos todos sentados conversando. Foi provavelmente a primeira conversa realmente longa e séria que nós quatro tivemos juntos em muito tempo. De repente, fiquei farto de falar sobre isso e disse: ‘Olha, por que diabos deveríamos desistir só porque ele saiu? Ele que se dane. Por que ele deveria nos impedir de tocar?’. Eu realmente não tinha pensado nisso. Simplesmente saiu", disse o (aparentemente) tranquilo Murray.
Segundo a matéria da Metal Hammer, o momento explosivo de Murray foi determinante para Steve Harris seguir em frente. O baixista definiu Blaze Bayley como o substituto de Bruce Dickinson, mas infelizmente, os anos seguintes não foram exatamente muito legais para o Maiden.
No final das contas, Bruce Dickinson voltou ao Iron Maiden em 1999, junto com o guitarrista Adrian Smith, que saiu da banda em 1990. O grupo virou um sexteto, formação que persiste na ativa até hoje.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
Os álbuns do Nightwish que Tuomas Holopainen mais gosta e o que menos aprecia
O disco de metal extremo que é um dos preferidos de Rob Halford
Fear Factory lança novo single e clipe "Roboticist"
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
Tears for Fears anuncia reedição deluxe do álbum "The Seeds of Love"
A opinião de Ozzy Osbourne sobre o álbum "Seventh Star", do Black Sabbath
O disco que resume o que é o Black Sabbath, na opinião de Rob Halford
Brent Hinds tentou fazer o Mastodon abandonar o heavy metal

Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
5 clássicos do metal que escondem letras bem menos assustadoras do que o som
5 músicas de metal em que o baixo é mais legal do que a guitarra
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
Regis Tadeu explica por que "A Matter of Life And Death" do Iron Maiden é gospel
O conselho de Bruce Dickinson que ajudou Dave Mustaine na luta contra o câncer
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
As duas faixas do "The Number of the Beast" que Bruce Dickinson e Steve Harris detestam
De Black Sabbath a Babymetal, 50 músicas que formam a playlist definitiva do heavy metal
Quando Sílvio Santos fez piada com a montagem onde aparece como Steve Harris
A resposta de Edu Falaschi depois que Adrian Smith rejeitou seu pedido de fã


