Marcelo Nova: rocker brasileiro lança seu primeiro livro

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Alexandre Capitão Campos
Enviar Correções  

Marcelo Nova está próximo de completar 40 anos de carreira e está lançando seu primeiro livro. O Galope do Tempo – Conversas com André Barcinski (editora Benvirá). Apresentado em formato de entrevistas, onde o grande rocker brasileiro dialoga como se fosse com você, fazendo a leitura ainda mais prazerosa e imperdível.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Esse livro começa pra mim no silêncio. Marceleza optou pelo mistério, ou por simplesmente não falar sobre ele. O pré-marketing do livro foi a ausência de informação, algumas vezes seu teaser foi a negação, em outras, foi o anti-teaser. De fato, antes de ser realidade, o rei do rock optou por se calar sobre ele.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Marcelo Nova é um crítico voraz das biografias de expoentes do rock, que assolaram o mercado de uns tempos pra cá. Sintetiza sobre elas "qualquer imbecil pode ter uma overdose no banheiro". Mas Marcelo, permita-me o atrevimento do argumento. Você não se identifica com elas porque viveu o seu próprio sonho roqueiro. Não precisa olhar o mundo através da história de Pete Townshend, por exemplo. Você pode abrir a janela do carro, e ver tudo com seus próprios olhos, através dos seus óculos escuros. À nós, resta sonhar esse sonho através do nosso ídolo. Viver a vida do astro, lendo a sua história e as suas histórias. Ser você. Mesmo que só consigamos isso por alguns minutos, enquanto sentamos no banheiro com o livro em mãos.

A infância em Salvador. O primeiro contato com o rock, o primeiro contato com Raul Seixas. O uso de drogas. A relação com os pais. A importância da literatura. Você vai se divertir, enquanto compreende os alicerces que formaram o homem e o rocker Marcelo Drummond Nova.

Você sabia que ele teve uma loja de discos? Sabia que Wendy O. Williams (Plasmatics) rebolou na sua mão? Marcelo Nova resvalou seus ombros em Mick Jones (Foreigner), Roy Cicala, Eric Burdon (Animals), Chuck Berry. Porque entre eles caminhou, entre eles caminha, um deles ele é. Este livro é um laudo desse exame de DNA.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Todos os momentos significativos da sua carreira e da sua vida estão no livro O Galope do Tempo – Conversas com André Barcinski. Reunidos numa orientação cronológica, sem que a linha do tempo seja mais importante do que a narrativa. Marcelo é um contador de histórias, ler esse livro vai te remeter às suas falas nos shows, ou naquele momento em que encontrou com ele. Mas ao invés de serem momentos entre canções, ou naquele esbarrão pelo shopping, um livro inteiro de Marcelo Nova sendo Marcelo Nova.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Falando sobre Barcinski, ele é o jornalista que atravessou a ponte, e se estabeleceu do lado de cá. É uma espécie de Mick Wall brasileiro. Não vestiu o manto amargurado do músico frustrado que se tornou crítico. Não venceu os músicos, juntou-se à eles. Por isso trabalha com João Gordo, Nasi, Marcelo Nova. Um dos culpados pela existência desse livro. Te devo um café, amigo. Ele apresentou uma Apreciação Crítica da discografia de Marcelo, como epílogo dessa obra.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A capa do livro traz uma foto de Gui Gomes. E no seu interior há outras do arquivo pessoal de Marcelo, material de divulgação, reprodução de jornal. A maior parte desse conteúdo nunca havia sido divulgado anteriormente.

"Voltei em agosto, e o Camisa de Vênus começou em outubro" (sobre sua experiência em Nova York)
"Que merda é essa? Onde vocês pensam que estão indo?" (gritando com um grupo que havia roubado o caixa de Raul)
"As lágrimas começaram a rolar pelo meu rosto e tive que me controlar pra que ela não percebesse" (sobre sua neta)
"Talvez ainda tenha tempo de aprender com a constatação de que não sou tão bom quanto gosto de pensar que sou" (sobre si mesmo)

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No evento de lançamento do livro na Livraria Cultura na Avenida Paulista, a fila de fãs, portando LPs, singles, cds, dvds, e o próprio livro, provou que há muita gente interessada no empire state building que Marceleza ergueu ao longo da sua vida.

Forjado a Ferro e Fogo nas letras de Dylan, Reed, Cohen, aficionado por literatura, o melhor letrista do rock brasileiro, apreciador da narrativa, contador de histórias. O encontro de Marcelo Nova com seu próprio livro era questão de tempo. Era questão de galope do tempo. Compre, leia, releia. Encontre os capítulos que Marceleza escreveu na vida dele, e também na sua.

Mas o melhor do livro é que o próximo capítulo ainda está sendo escrito. Não há final feliz, afinal de contas, não há final. Esse cara lançou recentemente Dançando na Lua, um dos melhores álbuns do Camisa de Vênus, e tem um dvd gravado a ser lançado. Marcelo Nova continua a produzir, continua a compor, continua a fazer shows, continua a gravar. Marcelo Nova continua.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Jethro Tull: a fúria de Ian Anderson pra cima do Led ZeppelinJethro Tull
A fúria de Ian Anderson pra cima do Led Zeppelin

Separados no nascimento: Cazuza e Lauro CoronaSeparados no nascimento
Cazuza e Lauro Corona


Sobre Alexandre Capitão Campos

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336 Goo336 CliIL Goo336 Goo336 Cli336 Goo336 GooAdHor