Opinião: A sofisticação do Led Zeppelin
Por Agamenon Magalhães Júnior
Fonte: O livro de Mick Wall.
Postado em 16 de janeiro de 2018
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Tenho uma teoria sobre o sucesso do Led Zeppelin: acho que o grupo inglês fez tanto sucesso porque soube se renovar, evoluir com o decorrer dos anos. Claro que não faltaram talento, genialidade e inspiração; entretanto, seus integrantes não se acomodaram com a ideia de repetir a própria fórmula de sucesso. A cada álbum lançado, eles "rasgavam" a bula e se obrigavam a recomeçar um trabalho com experiências diferentes.
Do primeiro álbum ao último, a música do grupo, em sentido ascendente, se sofisticou a ponto de fazer história em outros gêneros musicais. A marca do Led se encontra do rock’n’roll ao blues, passa pelo reggae e, não fazendo por menos, mostrou personalidade no pop – tudo isso sem perder seu som poderoso e inconfundível.
O último álbum da banda (lançado antes da morte do baterista John Bonham), In Through The Out Door, revela o grau de sofisticação ao qual o Led chegara. À época, as estrelas da banda passavam por um momento difícil. O vocalista Robert Plant se recuperava do impacto da morte de seu filho Karac; e o guitarrista Jimmy Page tentava se livrar do vício da cocaína. Por isso, a direção musical do álbum foi ditada pelo baixista John Paul Jones.
O ponto alto deste trabalho está na curiosa faixa "Fool In The Rain". A música, inspiradíssima, traz em si uma característica fundamental do Led: a fusão de gêneros numa mesma canção, dando a ela traços únicos. Está tudo ali, num caldeirão sonoro: a batida precisa e inconfundível de Bonham; o teclado, lá pelas tantas, sugere uma influência caribenha e (por causa duma visita de Page ao Brasil meses antes) tem até uma inesperada "batida de escola de samba carioca" (com som de apito e tudo). O que a música tem de surpreendente também tem de bonita. Um mosaico transformado em arte.
Gravação primorosa também se fez em "All My Love". Balada tão excitante que parece um sussurro da poesia. Até acho que ela rivaliza com "Stairway To Heaven" em lirismo: ela tem elementos fortes do pop, a voz sensual (às vezes erótica) de Plant, a guitarra discreta de Page e um teclado que não excede a linha do bom gosto.
"I’m Gonna Crawl" fecha o álbum com chave de ouro. Eu a considero a faixa mais contemporânea. Um blues moderníssimo e cheio de vida. Aliás, ele contém gás suficiente para se manter "incendiário" entre as paradas mais juvenis. Gosto aqui do toque delicado da guitarra de Page.
A arte da capa do álbum é uma das mais bonitas na discografia da banda. Em tons de sépia com uma pincelada levemente colorida, retrata um bar decadente em Nova Orleans visto por alguém pelo lado de fora (a mancha representa o lugar em que se passou a manga da blusa para enxergar melhor).
In Through The Out Door é o canto do cisne do Led, álbum que ainda hoje serve como padrão de arte musical.
Agamenon Magalhães Júnior é ensaísta e professor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
O que torna o Slayer diferente, na opinião de Dave Mustaine
Ripper Owens elege o maior cantor da história: "Boa margem sobre qualquer outro"
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Machine Head é presenteado com chave da cadeia de cidade dos EUA
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
O guitarrista que se sentiu ofendido ao ser convidado para entrar no Deep Purple
A banda de rock progressivo que o Jethro Tull transformou: "Nós somos terrivelmente chatos"
Tom G. Warrior lembra repressão policial a jovens na Suíça que cercou o Hellhammer
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
O guitarrista que impressionou Ritchie Blackmore: "Meu Deus, quem diabos é esse?"
Paul McCartney lista os cinco músicos que formariam sua banda dos sonhos
O vocalista de punk rock que Freddie Mercury odiava por ter ouvido ele cantar


As quatro músicas do Led Zeppelin que Robert Plant escolheu para cada integrante
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page achou que todos entenderiam, mas que nada!
Como o guitarrista de "Hotel California" ajudou o Led Zeppelin a encontrar seu som pesado
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
As duas músicas do Led Zeppelin que John Paul Jones preferia esquecer
A canção dos anos sessenta que Robert Plant sabia que jamais conseguiria superar
A levada de John Bonham que Robert Plant diz que ninguém conseguiu igualar
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Paul Stanley considera a essência do rock and roll
Os melhores álbuns de todos os tempos, segundo Eric Martin, do Mr. Big
Talvez não tenham criado o metal, mas sem eles o gênero seria uma merda, diz Dave Grohl
Quem era melhor, Led Zeppelin ou Deep Purple? Bruce Dickinson responde



