Opinião: A sofisticação do Led Zeppelin

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Agamenon Magalhães Júnior, Fonte: O livro de Mick Wall., Press-Release
Enviar correções  |  Ver Acessos

Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.

Tenho uma teoria sobre o sucesso do Led Zeppelin: acho que o grupo inglês fez tanto sucesso porque soube se renovar, evoluir com o decorrer dos anos. Claro que não faltaram talento, genialidade e inspiração; entretanto, seus integrantes não se acomodaram com a ideia de repetir a própria fórmula de sucesso. A cada álbum lançado, eles "rasgavam" a bula e se obrigavam a recomeçar um trabalho com experiências diferentes.

Cradle Of Filth: Dani Filth explica seu conceito de religiãoFloor Jansen: "Eu não sou uma puta arrogante"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Do primeiro álbum ao último, a música do grupo, em sentido ascendente, se sofisticou a ponto de fazer história em outros gêneros musicais. A marca do Led se encontra do rock'n'roll ao blues, passa pelo reggae e, não fazendo por menos, mostrou personalidade no pop - tudo isso sem perder seu som poderoso e inconfundível.

O último álbum da banda (lançado antes da morte do baterista John Bonham), In Through The Out Door, revela o grau de sofisticação ao qual o Led chegara. A época, as estrelas da banda passavam por um momento difícil. O vocalista Robert Plant se recuperava do impacto da morte de seu filho Karac; e o guitarrista Jimmy Page tentava se livrar do vício da cocaína. Por isso, a direção musical do álbum foi ditada pelo baixista John Paul Jones.

O ponto alto deste trabalho está na curiosa faixa "Fool In The Rain". A música, inspiradíssima, traz em si uma característica fundamental do Led: a fusão de gêneros numa mesma canção, dando a ela traços únicos. Está tudo ali, num caldeirão sonoro: a batida precisa e inconfundível de Bonham; o teclado, lá pelas tantas, sugere uma influência caribenha e (por causa duma visita de Page ao Brasil meses antes) tem até uma inesperada "batida de escola de samba carioca" (com som de apito e tudo). O que a música tem de surpreendente também tem de bonita. Um mosaico transformado em arte.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Gravação primorosa também se fez em "All My Love". Balada tão excitante que parece um sussurro da poesia. Até acho que ela rivaliza com "Stairway To Heaven" em lirismo: ela tem elementos fortes do pop, a voz sensual (às vezes erótica) de Plant, a guitarra discreta de Page e um teclado que não excede a linha do bom gosto.

"I'm Gonna Crawl" fecha o álbum com chave de ouro. Eu a considero a faixa mais contemporânea. Um blues moderníssimo e cheio de vida. Aliás, ele contém gás suficiente para se manter "incendiário" entre as paradas mais juvenis. Gosto aqui do toque delicado da guitarra de Page.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A arte da capa do álbum é uma das mais bonitas na discografia da banda. Em tons de sépia com uma pincelada levemente colorida, retrata um bar decadente em Nova Orleans visto por alguém pelo lado de fora (a mancha representa o lugar em que se passou a manga da blusa para enxergar melhor).

In Through The Out Door é o canto do cisne do Led, álbum que ainda hoje serve como padrão de arte musical.

Agamenon Magalhães Júnior é ensaísta e professor.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"


Led Zeppelin: Bron-Y-Aur Stomp tem relação com J.R.R. Tolkien?Led Zeppelin
"Bron-Y-Aur Stomp" tem relação com J.R.R. Tolkien?

Robert Plant: cantor oferece cigarro de maconha a apresentador?Robert Plant
Cantor oferece cigarro de maconha a apresentador?


Cradle Of Filth: Dani Filth explica seu conceito de religiãoCradle Of Filth
Dani Filth explica seu conceito de religião

Floor Jansen: Eu não sou uma puta arroganteFloor Jansen
"Eu não sou uma puta arrogante"


Sobre Agamenon Magalhães Júnior

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280