Opinião: A sofisticação do Led Zeppelin
Por Agamenon Magalhães Júnior
Fonte: O livro de Mick Wall.
Postado em 16 de janeiro de 2018
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Tenho uma teoria sobre o sucesso do Led Zeppelin: acho que o grupo inglês fez tanto sucesso porque soube se renovar, evoluir com o decorrer dos anos. Claro que não faltaram talento, genialidade e inspiração; entretanto, seus integrantes não se acomodaram com a ideia de repetir a própria fórmula de sucesso. A cada álbum lançado, eles "rasgavam" a bula e se obrigavam a recomeçar um trabalho com experiências diferentes.

Do primeiro álbum ao último, a música do grupo, em sentido ascendente, se sofisticou a ponto de fazer história em outros gêneros musicais. A marca do Led se encontra do rock’n’roll ao blues, passa pelo reggae e, não fazendo por menos, mostrou personalidade no pop – tudo isso sem perder seu som poderoso e inconfundível.
O último álbum da banda (lançado antes da morte do baterista John Bonham), In Through The Out Door, revela o grau de sofisticação ao qual o Led chegara. À época, as estrelas da banda passavam por um momento difícil. O vocalista Robert Plant se recuperava do impacto da morte de seu filho Karac; e o guitarrista Jimmy Page tentava se livrar do vício da cocaína. Por isso, a direção musical do álbum foi ditada pelo baixista John Paul Jones.

O ponto alto deste trabalho está na curiosa faixa "Fool In The Rain". A música, inspiradíssima, traz em si uma característica fundamental do Led: a fusão de gêneros numa mesma canção, dando a ela traços únicos. Está tudo ali, num caldeirão sonoro: a batida precisa e inconfundível de Bonham; o teclado, lá pelas tantas, sugere uma influência caribenha e (por causa duma visita de Page ao Brasil meses antes) tem até uma inesperada "batida de escola de samba carioca" (com som de apito e tudo). O que a música tem de surpreendente também tem de bonita. Um mosaico transformado em arte.
Gravação primorosa também se fez em "All My Love". Balada tão excitante que parece um sussurro da poesia. Até acho que ela rivaliza com "Stairway To Heaven" em lirismo: ela tem elementos fortes do pop, a voz sensual (às vezes erótica) de Plant, a guitarra discreta de Page e um teclado que não excede a linha do bom gosto.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | "I’m Gonna Crawl" fecha o álbum com chave de ouro. Eu a considero a faixa mais contemporânea. Um blues moderníssimo e cheio de vida. Aliás, ele contém gás suficiente para se manter "incendiário" entre as paradas mais juvenis. Gosto aqui do toque delicado da guitarra de Page.
A arte da capa do álbum é uma das mais bonitas na discografia da banda. Em tons de sépia com uma pincelada levemente colorida, retrata um bar decadente em Nova Orleans visto por alguém pelo lado de fora (a mancha representa o lugar em que se passou a manga da blusa para enxergar melhor).
In Through The Out Door é o canto do cisne do Led, álbum que ainda hoje serve como padrão de arte musical.
Agamenon Magalhães Júnior é ensaísta e professor.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?
O hit do Metallica que macetou o apocalipse antes de Ivete Sangalo e Baby do Brasil
Lars Ulrich: O motivo pelo qual o Big Four tocou "Am I Evil"
Como Rita Lee descobriu o câncer e o passo a passo do tratamento, segundo autobiografia

Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
Jason Bonham admite que não seria baterista se o pai não tivesse morrido cedo
Filmagem do Led Zeppelin em 1969 é descoberta em arquivo de universidade
As músicas "melancólicas" e "épicas" que inspiraram "Fade to Black", do Metallica
Quando roubaram mais de um milhão em dinheiro do Led Zeppelin que nunca mais foi recuperado
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
A canção do Led Zeppelin que, 10 anos depois, "descobriram" ser satânica
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
Robert Plant: "Quase saí do Led quando meu filho morreu"

