Roland Grapow: entrevista exclusiva para o Brasil
Por Mário Pescada
Fonte: 80 Minutos
Postado em 27 de março de 2018
O site 80 Minutos conduziu uma entrevista exclusiva com Roland Grapow (HELLOWEEN, MASTERPLAN, ROLAND GRAPOW, RAMPAGE) agora em março.
Confira trechos da entrevista conduzida por André Luiz Paiz.
ALP: Olá Roland, meu nome é André e falo em nome do 80 Minutos. Primeiramente, os fãs brasileiros estão loucos para receber notícias sobre um novo álbum do MASTERPLAN. Há alguma boa notícia para nós?
RG: Sim, temos planos para lançar um novo álbum e até começamos a escrever as músicas. Mas, como acontece às vezes, não há tempo para tudo e outras coisas acabam surgindo. De qualquer forma, será um álbum de estúdio completo e com o mesmo line-up - espero que sim (risos). Eu não posso prometer nada sobre a data de lançamento, mas provavelmente isso vai acontecer no início do ano de 2019.
ALP: Já se passaram cinco anos desde o lançamento de "Novum Initium", último álbum de músicas inéditas do MASTERPLAN. Acredito que você teve um tempo precioso em suas mãos para produzir bastante material, certo?
RG: Temos muitas ideias e agora precisamos encontrar tempo para colocá-las na forma. A situação no negócio da música é bem difícil, então todos nós temos outras atividades e projetos paralelos. Eu produzo muitas bandas no meu estúdio e também faço muitos trabalhos de mixagem.
ALP: Apesar de algumas mudanças de vocalistas ao longo dos anos, Rick Altzi parece ter se encaixado bem com o grupo e com a música que você cria. Podemos dizer que a banda está em um bom momento e pronta para o futuro pela frente?
RG: Estou muito feliz com o line-up que o MASTERPLAN tem agora. Todos os caras são amigáveis, temos um clima saudável na banda e nos divertimos a cada show, algo certamente perceptível para os fãs. É uma atmosfera diferente e é realmente agradável.
ALP: "PumpKings" foi lançado em 2017 e gerou opiniões mistas por parte dos fãs. Eu gostei, mais porque acredito que temos que absorver o conteúdo com uma perspectiva do presente, com um certo cuidado nas comparações. Mas, é difícil para algumas pessoas. Você está satisfeito com ele?
RG: Eu sabia desde o início que os fãs seriam divididos em dois campos. Mas, este é o meu trabalho e a minha vida. Todas as músicas foram escritas por mim e eu queria agrupá-las em um álbum. Finalmente meu sonho se tornou realidade e eu pude mixá-las no meu estúdio, com o que sentia delas e com a minha perspectiva. Rick fez um ótimo trabalho. Acho que ele teve uma pressão ainda maior do que eu. Eu diria que o "PumpKings" é o ponto final da minha história com o HELLOWEEN. Por isso estava destinado a surgir, mais cedo ou mais tarde.
ALP: Roland, você é bastante respeitado como guitarrista, mas também pelas suas habilidades como compositor. Muitas músicas do HELLOWEEN e MASTERPLAN criadas por você são fantásticas. Você pode nos contar um pouco sobre o processo que você usa para criar uma música e como as ideias se juntam para criar um álbum?
RG: Ah, é um processo interessante e que está longe de ter uma ordem definida. As ideias estão no ar e, quando as percebo, rapidamente registro as melodias no meu celular. Depois, esqueço delas por semanas (risos) e continuo trabalhando no meu estúdio. Quando voltar a trabalhar com elas, posso compartilhar uma das ideias com os membros da banda ou continuar desenvolvendo a melodia na guitarra até que fique interessante. Quando estiver pronta, chega a hora de trabalhar com as letras. Aqui, mais uma vez eu posso compartilhar com a banda ou fazer tudo sozinho. Então, passo a passo, a música chega até a sua forma final.
ALP: Você também possui uma interessante carreira solo, que vai um pouco além da atmosfera do power metal. Eu comprei o "Kaleidoscope" quando foi lançado e me recordo de tê-lo ouvido milhares de vezes. Há muita música boa por lá. Você ainda considera a ideia de fazer um novo álbum solo?
RG: Obrigado por suas palavras e estou feliz que você tenha gostado tanto. No momento eu estou muito ocupado com o meu trabalho no estúdio. Também continuo com o MASTERPLAN, então não há muito tempo para um álbum solo. Não estou dizendo que isso não pode acontecer, mas, com certeza não será possível em um futuro próximo.
O restante dessa entrevista exclusiva está no site do 80 Minutos no link abaixo.
https://80minutos.com.br/interview.php?interview=5
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
Lacrimosa divulga atualização sobre o estado de saúde de Anne Nurmi
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
A banda cuja formação mudou quase tantas vezes quanto a do Megadeth
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
A banda de hard rock que não saía do ouvido de Adam Sandler: "Melhor porcaria que ouvi"
A ótima música do Ghost que fez a cabeça de Charlie Benante, baterista do Anthrax
Steve Perry: 5 fatos curiosos sobre o ex-vocalista do Journey

Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
O trecho de música dos Beatles "escondido" em clássico do Helloween
Helloween abre turnê que celebra 40 anos resgatando raridades: veja setlist e vídeos
Cinco discos marcantes de heavy metal que foram lançados em outubro
Power Metal: 10 álbuns essenciais do estilo
O dia em que o Helloween fez Dio literalmente pagar por sua arrogância durante festival



