Roland Grapow: entrevista exclusiva para o Brasil
Por Mário Pescada
Fonte: 80 Minutos
Postado em 27 de março de 2018
O site 80 Minutos conduziu uma entrevista exclusiva com Roland Grapow (HELLOWEEN, MASTERPLAN, ROLAND GRAPOW, RAMPAGE) agora em março.
Confira trechos da entrevista conduzida por André Luiz Paiz.
ALP: Olá Roland, meu nome é André e falo em nome do 80 Minutos. Primeiramente, os fãs brasileiros estão loucos para receber notícias sobre um novo álbum do MASTERPLAN. Há alguma boa notícia para nós?
RG: Sim, temos planos para lançar um novo álbum e até começamos a escrever as músicas. Mas, como acontece às vezes, não há tempo para tudo e outras coisas acabam surgindo. De qualquer forma, será um álbum de estúdio completo e com o mesmo line-up - espero que sim (risos). Eu não posso prometer nada sobre a data de lançamento, mas provavelmente isso vai acontecer no início do ano de 2019.
ALP: Já se passaram cinco anos desde o lançamento de "Novum Initium", último álbum de músicas inéditas do MASTERPLAN. Acredito que você teve um tempo precioso em suas mãos para produzir bastante material, certo?
RG: Temos muitas ideias e agora precisamos encontrar tempo para colocá-las na forma. A situação no negócio da música é bem difícil, então todos nós temos outras atividades e projetos paralelos. Eu produzo muitas bandas no meu estúdio e também faço muitos trabalhos de mixagem.
ALP: Apesar de algumas mudanças de vocalistas ao longo dos anos, Rick Altzi parece ter se encaixado bem com o grupo e com a música que você cria. Podemos dizer que a banda está em um bom momento e pronta para o futuro pela frente?
RG: Estou muito feliz com o line-up que o MASTERPLAN tem agora. Todos os caras são amigáveis, temos um clima saudável na banda e nos divertimos a cada show, algo certamente perceptível para os fãs. É uma atmosfera diferente e é realmente agradável.
ALP: "PumpKings" foi lançado em 2017 e gerou opiniões mistas por parte dos fãs. Eu gostei, mais porque acredito que temos que absorver o conteúdo com uma perspectiva do presente, com um certo cuidado nas comparações. Mas, é difícil para algumas pessoas. Você está satisfeito com ele?
RG: Eu sabia desde o início que os fãs seriam divididos em dois campos. Mas, este é o meu trabalho e a minha vida. Todas as músicas foram escritas por mim e eu queria agrupá-las em um álbum. Finalmente meu sonho se tornou realidade e eu pude mixá-las no meu estúdio, com o que sentia delas e com a minha perspectiva. Rick fez um ótimo trabalho. Acho que ele teve uma pressão ainda maior do que eu. Eu diria que o "PumpKings" é o ponto final da minha história com o HELLOWEEN. Por isso estava destinado a surgir, mais cedo ou mais tarde.
ALP: Roland, você é bastante respeitado como guitarrista, mas também pelas suas habilidades como compositor. Muitas músicas do HELLOWEEN e MASTERPLAN criadas por você são fantásticas. Você pode nos contar um pouco sobre o processo que você usa para criar uma música e como as ideias se juntam para criar um álbum?
RG: Ah, é um processo interessante e que está longe de ter uma ordem definida. As ideias estão no ar e, quando as percebo, rapidamente registro as melodias no meu celular. Depois, esqueço delas por semanas (risos) e continuo trabalhando no meu estúdio. Quando voltar a trabalhar com elas, posso compartilhar uma das ideias com os membros da banda ou continuar desenvolvendo a melodia na guitarra até que fique interessante. Quando estiver pronta, chega a hora de trabalhar com as letras. Aqui, mais uma vez eu posso compartilhar com a banda ou fazer tudo sozinho. Então, passo a passo, a música chega até a sua forma final.
ALP: Você também possui uma interessante carreira solo, que vai um pouco além da atmosfera do power metal. Eu comprei o "Kaleidoscope" quando foi lançado e me recordo de tê-lo ouvido milhares de vezes. Há muita música boa por lá. Você ainda considera a ideia de fazer um novo álbum solo?
RG: Obrigado por suas palavras e estou feliz que você tenha gostado tanto. No momento eu estou muito ocupado com o meu trabalho no estúdio. Também continuo com o MASTERPLAN, então não há muito tempo para um álbum solo. Não estou dizendo que isso não pode acontecer, mas, com certeza não será possível em um futuro próximo.
O restante dessa entrevista exclusiva está no site do 80 Minutos no link abaixo.
https://80minutos.com.br/interview.php?interview=5
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Em 2008, David Gilmour falou sobre sua posição política, e Roger Waters
O disco que salvou o rock'n'roll, de acordo com Gene Simmons
Quando Nina Simone mostrou para John Lennon como uma canção polêmica pode ser subvertida

Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
O trecho de música dos Beatles "escondido" em clássico do Helloween
Helloween abre turnê que celebra 40 anos resgatando raridades: veja setlist e vídeos
Cinco discos marcantes de heavy metal que foram lançados em outubro
Helloween: Eliran Kantor e Marcos Moura transformam "Giants and Monsters" em obra visual
O ícone do power metal que considera o estilo cafona
5 discos lançados em 1996 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
5 discos lançados em 1998 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Michael Kiske: "O Iron Maiden vende a morte às pessoas!"
O grave problema do refrão de "Eagle Fly Free", segundo Fabio Lione



