Shirley Manson: "Faltam mulheres no rock, porque ele foi projetado pelo patriarcado"
Por Paulo Giovanni G. Melo
Fonte: Rock n'Roll Obsession
Postado em 19 de março de 2018
Shirley Manson, frontwoman do GARBAGE, foi questionada pela Team Rock sobre o que ela pensa sobre "a falta de mulheres no rock e no metal". A ruiva respondeu:
"Porque todo o jogo do 'rock' foi projetado e mantido pelo patriarcado. Ou seja, se as regras são definidas por homens, torna-se muito difícil a inserção das mulheres, porque elas têm que se enquadrar no jogo dos homens e não no seu próprio jogo."
"E assim fica realmente muito difícil para as mulheres serem tratadas como mentoras e criadoras da mesma forma que os homens são."
"Ser uma grande compositora não basta para uma mulher. Ela deve ser muito superior para uma gravadora se importar."
Shirley acrescentou:
"Há muito poucas compositoras. As porcentagens são surpreendentes e deprimentes. Recentemente, em Hamburgo, fiz um painel sobre isso com Vanessa Reed [chefe executiva da PRS Foundation]."
"Na maioria das vezes são mulheres jovens, que muitas vezes aparecem num palco na escola, com desejo de serem vistas, têm uma boa voz, em alguns casos até vozes excepcionais, e elas usam roupas bonitas e são ótimas e as pessoas querem ferrar com elas. E quando têm 25 anos voltam à estaca zero, e seus sonhos foram atropelados. E ficam sem dinheiro."
Ela concluiu:
"Acho que a terminologia em torno do rock n'roll a esta altura é obsoleta. Rock para mim sempre foi rebeldia e liberdade de expressão, e quando você começa a ter caras mais velhos impondo regras antiquadas começa a se tornar algo que não era para ser."
"Para mim o rock n'roll sempre foi expansivo. Uma ideia expansiva que envolve diferentes tipos de rebeldia, resistência e questões políticas. Além de liberdade. Todos os outros gêneros musicais, na minha opinião, sempre foram muito mais restritivos."
"Mas para mim hoje, o rock tornou-se isso também, restritivo. As pessoas só querem impor regras a todos e ferram tudo. Estou cansada com essa imposição de regras a todo mundo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins





