Greta Van Fleet: Álbum de inéditas está a caminho
Por Edilson Luiz Piassentini
Fonte: Rock N'Breja
Postado em 21 de maio de 2018
Com 2 EP’s lançados e o título de "Melhor Artista Novo" do ano de 2017 no Loudwire Music Awards, a jovem banda Greta Van Fleet tem despertado a atenção dos fãs de Rock n’ Roll e mais ainda nos fãs da música setentista.
O grupo de Michigan, que teve início em 2012, conta com os três irmãos Josh Kiszka (vocal), Jake Kiszka (guitarra), Sam Kiszka (baixo) e também Danny Wagner (bateria). O espanto que se tem quando ouve o som bem construído junto a poderosa voz do Josh, diga-se de passagem de fácil associação ao grande Robert Plant, torna-se ainda maior quando se descobre a idade dos garotos, na média de 20 anos, e se imagina o glorioso futuro que a banda poderá ter pela frente.
Greta Van Fleet - Mais Novidades
Com alguns sucessos decorrentes dos 2 EPs, a música "Highway Tune" (EP From The Fires) por exemplo, tem mais de 15 milhões de visualizações no YouTube. Convenhamos que, para uma banda de rock recém formada, é um número surpreendente.
Entrevista
Os irmãos Jake e Josh conversaram com o Rock n’ Breja por e-mail e contaram como é o trabalho de composição da banda, algumas referências musicais, o que tem de bom hoje no mundo da música e também sobre o próximo trabalho, o primeiro álbum cheio do Greta Van Fleet que está em processo de finalização das gravações e tem de tudo para sair ainda esse ano.
Questionados se haveria a possibilidade de inserir, nesse primeiro álbum da banda, músicas da fase inicial do Greta Van Fleet (como se a banda fosse velha) que não entraram nos últimos EPs como "Cloud Train", "Thunderstomp" e "Standing on", o guitarrista Jake destaca a evolução das composições da banda e afirma que o disco vai conter apenas músicas inéditas: "Nossa evolução nos levou a um ponto em que agora podemos nos considerar humildemente melhores escritores… Então, por enquanto, não pretendemos usar essas músicas como lançamentos futuros."
Composições
A banda vem recebendo elogios esmagadores por parte de grandes músicos como Robert Plant e também Elton John, sendo que o mesmo convidou a banda para a festa do Oscar e introduziu a banda de Michigan profetizando que "Os caras têm um futuro maravilhoso à sua frente".
Porém, pressões parecem não temer o processo criativo da banda. O guitarrista respondeu de forma confiante de que o Greta Van Fleet é produto de suas próprias influências e não há músicos externos que afetem ou pressionem suas composições. Ainda destacou que o processo e o segredo de escrever as músicas se resume por simplicidade e usar todo o conhecimento que se tem no momento, e a medida que essas habilidades vão aumentando, isso vai refletindo nas músicas.
"Existe uma simplicidade geral na estrutura das nossas músicas, no entanto, à medida que crescemos como músicos, os arranjos seguem o mesmo caminho, e assim também a estrutura." Jake define assim o processo de composição da banda.
Referências musicais
Os irmãos Kiszka vêm de uma família que respira boa música, fazendo com que os garotos tenham crescidos e educados em um ambiente de ótimas referências musicais como John Denver, Taj Mahal, Eric Clapton dentre outros, fazendo com o que o mainstream não agradasse aos irmãos que já tinham suas próprias bagagens.
"Quando éramos bem jovens, nos sentávamos no ônibus para a escola e a estação de rádio que sempre tocava, era uma estação pop local. O que ouvimos naquela estação não nos atraiu. Nós sentimos que algo do que está sendo divulgado pode ter uma tendência a ser um pouco artificial." afirma o guitarrista Jake.
Mas como todos os fãs de música sabem, não dá para viver apenas do que foi produzido há décadas e ignorar o que de bom é produzido atualmente. Jake assume o bom gosto por alguns artistas: "Fleet Foxes, Hozier, Lewis Del Mar e Adele são artistas novos que gostamos."
Vale lembrar que no início desse ano (2018), a banda gravou duas faixas no estúdio do Spotify e disponibilizado também pela mídia de streaming. A versão da música "Rolling in the Deep" da Adele foi destaque e elogiada por muitos.
Com a referência musical que além do Rock, passa também pelo blues, jazz e pop, questionamos se haveria a possibilidade de fazerem algum trabalho no futuro voltado a outros estilos, mencionando o Southern rock e a banda de atual destaque o "Blackberry Smoke", o vocalista Josh Kiszka comenta:
"Eles são realmente bons e maravilhosos cavalheiros (Blackberry Smoke). Talvez se fôssemos voltar aos tempos de country como Merle Haggard, Glenn Campbell ou Hank Williams Senior , nós consideraríamos trabalhar em pegadas mais country."
Expectativa
Sempre quando uma banda entra em estúdio, nasce a expectativa e ansiedade na espera das músicas e até mesmo da arte visual do novo álbum.
Como se trata de uma banda "recém nascida" e que há atenção de milhares de fãs em todo mundo, essa será uma oportunidade única de lançar um primeiro disco para confirmar no que estamos depositando nossas fichas: uma banda para levantar a bandeira do Rock n’ Roll novamente para o mundo, mostrando que nosso estilo favorito nunca morreu e que há uma fila de ótimas bandas que precisam mostrar seu trabalho. E que se for assim, que seja o Greta Van Fleet a abrir a "porteira" do Rock e mostrarmos o leque de músicas boas que temos debaixo da manga.
Fica nossa espera e torcida pelo trabalho da banda que vem atraindo seguidores no mundo todo.
Não conhece o trabalho da banda? Ouça seus principais sucessos:
Clique no link para ler a entrevista na íntegra com Greta Van Fleet
http://rocknbreja.com.br/2018/0519/greta-van-fleet-album-esta-a-caminho/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps