Greta Van Fleet: Álbum de inéditas está a caminho

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Edilson Luiz Piassentini, Fonte: Rock N'Breja
Enviar correções  |  Ver Acessos

Com 2 EP's lançados e o título de "Melhor Artista Novo" do ano de 2017 no Loudwire Music Awards, a jovem banda Greta Van Fleet tem despertado a atenção dos fãs de Rock n' Roll e mais ainda nos fãs da música setentista.

Ódio musical: os artistas mais detestados em lista da SpinnerPolêmica: as músicas mais controversas da história do Rock

O grupo de Michigan, que teve início em 2012, conta com os três irmãos Josh Kiszka (vocal), Jake Kiszka (guitarra), Sam Kiszka (baixo) e também Danny Wagner (bateria). O espanto que se tem quando ouve o som bem construído junto a poderosa voz do Josh, diga-se de passagem de fácil associação ao grande Robert Plant, torna-se ainda maior quando se descobre a idade dos garotos, na média de 20 anos, e se imagina o glorioso futuro que a banda poderá ter pela frente.

Com alguns sucessos decorrentes dos 2 EPs, a música "Highway Tune" (EP From The Fires) por exemplo, tem mais de 15 milhões de visualizações no YouTube. Convenhamos que, para uma banda de rock recém formada, é um número surpreendente.

Entrevista

Os irmãos Jake e Josh conversaram com o Rock n' Breja por e-mail e contaram como é o trabalho de composição da banda, algumas referências musicais, o que tem de bom hoje no mundo da música e também sobre o próximo trabalho, o primeiro álbum cheio do Greta Van Fleet que está em processo de finalização das gravações e tem de tudo para sair ainda esse ano.

Questionados se haveria a possibilidade de inserir, nesse primeiro álbum da banda, músicas da fase inicial do Greta Van Fleet (como se a banda fosse velha) que não entraram nos últimos EPs como "Cloud Train", "Thunderstomp" e "Standing on", o guitarrista Jake destaca a evolução das composições da banda e afirma que o disco vai conter apenas músicas inéditas: "Nossa evolução nos levou a um ponto em que agora podemos nos considerar humildemente melhores escritores... Então, por enquanto, não pretendemos usar essas músicas como lançamentos futuros."

Composições

A banda vem recebendo elogios esmagadores por parte de grandes músicos como Robert Plant e também Elton John, sendo que o mesmo convidou a banda para a festa do Oscar e introduziu a banda de Michigan profetizando que "Os caras têm um futuro maravilhoso à sua frente".

Porém, pressões parecem não temer o processo criativo da banda. O guitarrista respondeu de forma confiante de que o Greta Van Fleet é produto de suas próprias influências e não há músicos externos que afetem ou pressionem suas composições. Ainda destacou que o processo e o segredo de escrever as músicas se resume por simplicidade e usar todo o conhecimento que se tem no momento, e a medida que essas habilidades vão aumentando, isso vai refletindo nas músicas.

"Existe uma simplicidade geral na estrutura das nossas músicas, no entanto, à medida que crescemos como músicos, os arranjos seguem o mesmo caminho, e assim também a estrutura." Jake define assim o processo de composição da banda.

Referências musicais

Os irmãos Kiszka vêm de uma família que respira boa música, fazendo com que os garotos tenham crescidos e educados em um ambiente de ótimas referências musicais como John Denver, Taj Mahal, Eric Clapton dentre outros, fazendo com o que o mainstream não agradasse aos irmãos que já tinham suas próprias bagagens.

"Quando éramos bem jovens, nos sentávamos no ônibus para a escola e a estação de rádio que sempre tocava, era uma estação pop local. O que ouvimos naquela estação não nos atraiu. Nós sentimos que algo do que está sendo divulgado pode ter uma tendência a ser um pouco artificial." afirma o guitarrista Jake.

Mas como todos os fãs de música sabem, não dá para viver apenas do que foi produzido há décadas e ignorar o que de bom é produzido atualmente. Jake assume o bom gosto por alguns artistas: "Fleet Foxes, Hozier, Lewis Del Mar e Adele são artistas novos que gostamos."

Vale lembrar que no início desse ano (2018), a banda gravou duas faixas no estúdio do Spotify e disponibilizado também pela mídia de streaming. A versão da música "Rolling in the Deep" da Adele foi destaque e elogiada por muitos.

Com a referência musical que além do Rock, passa também pelo blues, jazz e pop, questionamos se haveria a possibilidade de fazerem algum trabalho no futuro voltado a outros estilos, mencionando o Southern rock e a banda de atual destaque o "Blackberry Smoke", o vocalista Josh Kiszka comenta:

"Eles são realmente bons e maravilhosos cavalheiros (Blackberry Smoke). Talvez se fôssemos voltar aos tempos de country como Merle Haggard, Glenn Campbell ou Hank Williams Senior , nós consideraríamos trabalhar em pegadas mais country."

Expectativa

Sempre quando uma banda entra em estúdio, nasce a expectativa e ansiedade na espera das músicas e até mesmo da arte visual do novo álbum.

Como se trata de uma banda "recém nascida" e que há atenção de milhares de fãs em todo mundo, essa será uma oportunidade única de lançar um primeiro disco para confirmar no que estamos depositando nossas fichas: uma banda para levantar a bandeira do Rock n' Roll novamente para o mundo, mostrando que nosso estilo favorito nunca morreu e que há uma fila de ótimas bandas que precisam mostrar seu trabalho. E que se for assim, que seja o Greta Van Fleet a abrir a "porteira" do Rock e mostrarmos o leque de músicas boas que temos debaixo da manga.

Fica nossa espera e torcida pelo trabalho da banda que vem atraindo seguidores no mundo todo.

Não conhece o trabalho da banda? Ouça seus principais sucessos:

Clique no link para ler a entrevista na íntegra com Greta Van Fleet

http://rocknbreja.com.br/2018/0519/greta-van-fleet-album-est...




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Greta Van Fleet"


Greta Van Fleet: vocal não lembra o Led mas sim outra banda clássicaGreta Van Fleet
Vocal não lembra o Led mas sim outra banda clássica

Greta Van Fleet: reclamam que o rock morreu, mas aí criticam a genteGreta Van Fleet
"reclamam que o rock morreu, mas aí criticam a gente"


Ódio musical: os artistas mais detestados em lista da SpinnerÓdio musical
Os artistas mais detestados em lista da Spinner

Polêmica: as músicas mais controversas da história do RockPolêmica
As músicas mais controversas da história do Rock


Sobre Edilson Luiz Piassentini

Amante do metal desde os 13 anos de idade, fã indiscutível de King Diamond e Mercyful Fate, e também um grande apreciador das cervejas estilo Weiss e um dos editores do site Rock N'Breja! Rock e Cerveja, a combinação perfeita.

Mais matérias de Edilson Luiz Piassentini no Whiplash.Net.

adGooILQ