Gryphon: folk proggers lançam álbum após 40 anos
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 24 de outubro de 2018
Gryphon é uma banda britânica de rock progressivo, notável por seu som e instrumentação incomuns. O multi-instrumentista Richard Harvey e Brian Gulland, seu colega de graduação na Royal Academy of Music e músico de intrumentos de sopro de madeira, fundaram o grupo como um conjunto acústico, que misturava o folclore inglês tradicional com música medieval de influências renascentistas e árcades. Logo depois juntaram-se à dupla o guitarrista Graeme Taylor e o baterista e percussionista David Oberlé.
Após sua primeira aparição em público, expandiram seu som para ao incluir guitarras elétricas e teclados junto com os instrumentos de sopro, como o fagote e o crumhorn, nunca usados antes no rock.
A música do Gryphon às vezes soa bastante parecida com a canção de folclore rural inglesa ou canções renascentistas, mas também como rock, ao menos em suas primeiras gravações. Após seu terceiro álbum (Red Queen to Gryphon Three) e a turnê como banda de apoio ao Yes, sua instrumentação ficou mais convencional e o uso de instrumentos incomuns foi reduzido. Fãs e críticos geralmente consideram o álbum Midnight Mushrumps e o álbum instrumental Red Queen to Gryphon Three como os melhores da banda.
O último álbum do Gryphon era o subestimado Treason, de 1977.
Felizmente, os britânicos renasceram das cinzas e lançaram o álbum Reinvention, há poucas semanas. Brian Gulland, David Oberlé e Graeme Taylor, remanescem da formação original, garantindo que a medievalidade misturada com Canterbury esteja totalmente preservada.
No site oficial, você pode encomendar Reinventnion.
http://www.thegryphonpages.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps