Gryphon: folk proggers lançam álbum após 40 anos
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 24 de outubro de 2018
Gryphon é uma banda britânica de rock progressivo, notável por seu som e instrumentação incomuns. O multi-instrumentista Richard Harvey e Brian Gulland, seu colega de graduação na Royal Academy of Music e músico de intrumentos de sopro de madeira, fundaram o grupo como um conjunto acústico, que misturava o folclore inglês tradicional com música medieval de influências renascentistas e árcades. Logo depois juntaram-se à dupla o guitarrista Graeme Taylor e o baterista e percussionista David Oberlé.
Após sua primeira aparição em público, expandiram seu som para ao incluir guitarras elétricas e teclados junto com os instrumentos de sopro, como o fagote e o crumhorn, nunca usados antes no rock.
A música do Gryphon às vezes soa bastante parecida com a canção de folclore rural inglesa ou canções renascentistas, mas também como rock, ao menos em suas primeiras gravações. Após seu terceiro álbum (Red Queen to Gryphon Three) e a turnê como banda de apoio ao Yes, sua instrumentação ficou mais convencional e o uso de instrumentos incomuns foi reduzido. Fãs e críticos geralmente consideram o álbum Midnight Mushrumps e o álbum instrumental Red Queen to Gryphon Three como os melhores da banda.
O último álbum do Gryphon era o subestimado Treason, de 1977.
Felizmente, os britânicos renasceram das cinzas e lançaram o álbum Reinvention, há poucas semanas. Brian Gulland, David Oberlé e Graeme Taylor, remanescem da formação original, garantindo que a medievalidade misturada com Canterbury esteja totalmente preservada.
No site oficial, você pode encomendar Reinventnion.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
O clássico do Alice in Chains que Kerry King considera uma música incrível
O melhor cantor que surgiu após os anos 1970, segundo Jimmy Page
João Gordo posta foto pesada em que aparece junto dos guitarristas do Slayer
Cancelamento de show do Megadeth revolta fãs em Lisboa
Accept tem instrumentos e equipamentos roubados em Barcelona
Os 250 melhores álbuns americanos de todos os tempos, segundo a UCR
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
O que poderia ter mudado a história do Sepultura, na visão de Max Cavalera
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
Rolling Stones compartilham memórias de Amy Winehouse
A banda dos anos 1980 que acabou e nunca utilizou nostalgia dos fãs para lucrar
Masters of Voices estreia turnê sul-americana; veja setlist
O clássico dos Beatles que Paul tirou da gaveta após 62 anos para casamento da Taylor Swift
Baixista do Napalm Death ficava triste quando ouvia Alice in Chains
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Fotógrafo relembra pedido de Kurt Cobain em sua última sessão de fotos para capa de revista
A sincera opinião de John Lennon sobre George Harrison e ele mesmo como guitarristas

Rock Progressivo: Os 10 álbuns mais underrated da década de 70



