Smashing Pumpkins: o que a banda adquiriu com o fim do Nirvana?
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 05 de outubro de 2018
Os membros originais do SMASHING PUMPKINS, Billy Corgan (frontman), James Iha (guitarrista) e Jimmy Chamberlin (baterista), foram entrevistados pelo radialista Zane Lowe, do programa Beats 1, e durante a entrevista, Corgan revelou que a sua banda havia sido promovida a headliner do Lollapalooza Festival em 1994, após a morte de Kurt Cobain.
Smashing Pumpkins - Mais Novidades
Zane Lowe: Eu me lembro de vocês fazendo a turnê européia do álbum "Siamese Dream" (2º disco, 1993) e vocês estavam detonando, cara! Quero dizer, estavam tocando muito rápido e furiosamente as músicas, apenas fodendo com tudo... Tipo: "Vocês acham que somos idiotas? Vocês acham que não entendemos o que está acontecendo aqui? Bem, é assim que vamos responder". E parecia que tudo iria sair fora do controle em algum momento.
Billy Corgan: Sim, botamos a casa abaixo e foi o que realmente aconteceu.
Zane: Tempos loucos, cara...
Billy: Nós pegamos o mandato do grunge e meio que passamos por aquilo nos tornando mais um entre eles. É fácil falar agora, mas na época tudo foi sentido realmente dessa forma. Você tinha aquela geração de pessoas que queriam se libertar. Era uma geração que estava saindo de um tempo muito reprimido.
Zane: Sim.
Billy: As pessoas não falavam sobre abuso sexual em público. Na verdade, as pessoas não falavam sobre muitas outras coisas em público, então, nós éramos a 1ª geração que estava trazendo essas coisas para o mainstream e o mainstream estava muito desconfortável com o quão anárquico era. E então, nós andávamos no palco e tocávamos, literalmente para 60 mil pessoas com o público fazendo moshes, apenas perdendo a cabeça e cantando cada palavra.
Zane: A pura fissura beligerante disso tudo, cara, se transformou em musicalidade e era como... Estava tendo um lugar para aquilo tudo.
Billy: E a apoteose de tudo isso foi no Lollapalooza Festival/1994, que meio que nos mandou adentrar em algumas canções do álbum "Mellon Collie and The Infinite Sadness" (3º disco, que só seria lançado em 1995), porque lá estávamos nós, certo? Éramos o headliner do festival e originalmente, não podemos esquecer, era para ter sido o NIRVANA o headliner, mas isso obviamente não aconteceu e nós viramos o headliner com grandes bandas ao nosso lado, como o BEASTIE BOYS, por exemplo.
Billy: Então, tudo bem, éramos o headliner o que se tornou historicamente o maior Lollapalooza de todos os tempos. E lá estavam todas as grandes bandas, assim como os jogadores de futebol que intimidam os seus rivais nos corredores antes de entrar no campo, mas todas as outras bandas eram muito legais umas com as outras, porque foi uma onda, certo? Vamos apenas pegar essa onda.
Zane: Sim.
Billy: Não olhávamos para aquilo como, tipo, você é o inimigo. Estávamos lá para receber cada grupo e hoje em dia, reconheço bandas que se recusam a assistir a outro grupo ou se encontrar com a banda depois de um show.
Billy: Voltando à sua pergunta inicial, naquela turnê européia fizemos 43 shows... Na verdade, 01 show foi cancelado devido à chuva, então, 42 vezes eu peguei o microfone e mandamos a ver.
Zane: Sim... E você, James? Como você se sentiu na época?
James: Eu não me lembro disso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
A reação de Malu Mader e Marcelo Fromer à saída de Arnaldo Antunes dos Titãs
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
Como político Arthur do Val aprendeu a tocar "Rebirth", do Angra, segundo o próprio
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"

Billy Corgan diz que Nirvana copiou Smashing Pumpkins em "Smells Like Teen Spirit"
Smashing Pumpkins anuncia edição de 30 anos de "Mellon Collie & The Infinite Sadness"
Top 10: Por que o grunge não está morto?
Billy Corgan polemiza ao dizer que o Green Day é maior que os Ramones; "Mérito deles"


