Tudo no Shuffle: 5 álbuns novos de metal para conhecer
Por Guilherme Cardoso
Fonte: Tudo no Shuffle
Postado em 23 de janeiro de 2019
Na primeira lista de 2019, selecionamos 5 lançamentos recentes, mas apenas um deles foi lançado em 2019, os demais foram lançados no final de 2018.
Acompanhe postagens e textos novos em:
https://tudonoshuffle.blogspot.com/
Banda: Lascaille's Shroud
Álbum: The Tiger's Daughter
Lançamento: 28 de Dezembro
Gênero: Progressive Death Metal
Para fãs de: Ayreon, Opeth
"The Tiger's Daughter" é o quarto álbum do Lascaille's Shroud, banda de progressive death metal.
O álbum é composto por apenas uma épica faixa com 43 minutos cravados de duração composta por diversas passagens. As partes pesadas são sobretudo de death metal mas alternam-se com riffs mais arrastados de doom para quebrar a mesmice, há também muitos sintetizadores que dão um ar oriental exótico ao álbum, passagens belíssimas com teclados e vocais femininos (que lembram Ayreon às vezes) e passagens grandiosas em que todos esses elementos se juntam. Em meio a tantas variações, uma melodia de sintetizadores aparece de forma recorrente em diversos momentos do álbum, o que dá um tom ainda mais épico à música.
Enfim, muita coisa boa acontece nesses 43 minutos (muito mais do que eu descrevi acima), "The Tiger's Daughter" é um álbum realmente denso. O mais impressionante é que tudo é composto, cantado (exceto os vocais femininos), tocado e programado por uma pessoa só, o norte-americano Brett Windnagle.
Banda: Lillake
Álbum: Memory Lies
Lançamento: 11 de Janeiro
Gênero: Prog Metal/Groove Metal
Para fãs de: Between the Buried and Me, The Empire Shall Fall
Lillake é uma banda que conta com ex-membros do Suicidal Tendencies e The Faceless. O grupo acaba de lançar seu segundo álbum, intitulado "Memory Lies", que irá a agradar a fãs de prog metal mais da parte metal do que da parte progressiva do gênero. Isso porque o grupo usa riffs grooveados e pesados, ainda que super técnicos, blast beats e vocais típicos de metalcore. Mas como toda banda de prog metal, há muitas variações como uso de vocais limpos, guitarras sem distorção, mas tudo sempre com amostras de técnica apurada. A banda ainda guarda uma sensibilidade para melodias em seus refrões.
Mas, uma das grandes qualidades da banda é sempre manter as coisas compactas. Nenhuma música ultrapassa a marca de 05:30 de duração, o que torna as músicas mais intensas e capazes de prender a atenção do ouvinte do início ao fim. Não que a banda não seja capaz de elaborar composições mais longas e igualmente boas, mas a opção por músicas curtas (para o gênero) mantém o álbum sempre em alta rotação de ideias sem cansar o ouvinte e sem momentos que parecem apenas fillers.
Há algumas influências de Between The Buried And Me, mas Lillake lembra bastante The Empire Shall Fall, projeto do vocalista do Killswitch Engage, Jesse Leach. Ambas as bandas unem metalcore com riffs técnicos e compassos esquisitos sem perder o senso de melodia.
Banda: Shuulak
Álbum: Albedo
Lançamento: 25 de Dezembro
Gênero: Heavy Metal/Prog Metal
Para fãs de: Masterplan, Vanden Plas
Formado na Holanda em 2014, o quinteto Shuulak possui dois EPs lançados: "Nigredo" de 2017 e "Albedo", lançado no Natal de 2018.
Em apenas três músicas do "Abedo", o grupo mostra um estilo bem eclético, misturando o clima sombrio do gótico com riffs pesados de heavy metal tradicional e thrash metal e um vocalista de respeito, que parece uma mistura de Jorn Lande com Warrel Dane.
As duas primeiras músicas possuem ótimos riffs para bater cabeças e grandes melodias. A primeira é mais elaborada e tem toques de teclado e um interlúdio calmo, já a segunda é bem direta com uma sequência de grandes riffs para bater cabeça. Por fim, a faixa título é uma breve e sombria composição apenas com piano e vocal.
Banda: Stranguliatorius
Álbum: Rope, Soap, Tabouret
Lançamento: 28 de Dezembro
Gênero: Death Metal/Grindcore/Thrash Metal
Para fãs de: Bolt Thrower, Carcass, Unleashed
A banda da Lituânia Stranguliatorius lançou em Dezembro seu segundo álbum e primeiro pela gravadora norte-americana Horror Pain Gore Death Productions (isso que é um mundo globalizado).
"Rope, Soap, Tabouret" é uma coletânea de músicas devastadoras e sujíssimas (tudo no bom sentido, claro). Segundo a própria banda, o álbum é obrigatório para fãs de Carcass, Coffins, Anatomia, Haemorrhage, Impetigo, Asphyx, Unleashed, Autopsy e Bolt Thrower, uma lista de respeito.
De fato, o estilo da banda consiste de um death metal pesadíssimo com um gutural poderoso, grooves, momentos com a insanidade do grindcore, a crueza do crust, muitos blastbeats e até riffs galopantes de thrash metal.
Banda: Wardehns
Álbum: Now Cometh The Foul
Lançamento: 28 de Dezembro
Gênero: Sludge Metal/Stoner Metal/Crust/Punk Rock
Para fãs de: Mastodon,Intronaut
Da improvável combinação de sludge metal, punk rock e crust saiu a banda norte-americana Wardehns.
O trio de Wisconsin lançou no final de 2018 seu primeiro full length. "Now Cometh The Foul " tem de tudo um pouco: velocidade, riffs arrastados, muito peso, muita técnica e até três vocais. Eles são uma espécie de Mastodon antigo só que menos caótico mas com músicas mais longas e mais variadas. Mesmo com muitas mudanças de andamento, o objetivo da banda é sempre soar o mais pesado possível, algo que eles atingem com sucesso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps