Tudo no Shuffle: 5 álbuns novos de metal para conhecer
Por Guilherme Cardoso
Fonte: Tudo no Shuffle
Postado em 23 de janeiro de 2019
Na primeira lista de 2019, selecionamos 5 lançamentos recentes, mas apenas um deles foi lançado em 2019, os demais foram lançados no final de 2018.
Acompanhe postagens e textos novos em:
https://tudonoshuffle.blogspot.com/
Banda: Lascaille's Shroud
Álbum: The Tiger's Daughter
Lançamento: 28 de Dezembro
Gênero: Progressive Death Metal
Para fãs de: Ayreon, Opeth
"The Tiger's Daughter" é o quarto álbum do Lascaille's Shroud, banda de progressive death metal.
O álbum é composto por apenas uma épica faixa com 43 minutos cravados de duração composta por diversas passagens. As partes pesadas são sobretudo de death metal mas alternam-se com riffs mais arrastados de doom para quebrar a mesmice, há também muitos sintetizadores que dão um ar oriental exótico ao álbum, passagens belíssimas com teclados e vocais femininos (que lembram Ayreon às vezes) e passagens grandiosas em que todos esses elementos se juntam. Em meio a tantas variações, uma melodia de sintetizadores aparece de forma recorrente em diversos momentos do álbum, o que dá um tom ainda mais épico à música.
Enfim, muita coisa boa acontece nesses 43 minutos (muito mais do que eu descrevi acima), "The Tiger's Daughter" é um álbum realmente denso. O mais impressionante é que tudo é composto, cantado (exceto os vocais femininos), tocado e programado por uma pessoa só, o norte-americano Brett Windnagle.
Banda: Lillake
Álbum: Memory Lies
Lançamento: 11 de Janeiro
Gênero: Prog Metal/Groove Metal
Para fãs de: Between the Buried and Me, The Empire Shall Fall
Lillake é uma banda que conta com ex-membros do Suicidal Tendencies e The Faceless. O grupo acaba de lançar seu segundo álbum, intitulado "Memory Lies", que irá a agradar a fãs de prog metal mais da parte metal do que da parte progressiva do gênero. Isso porque o grupo usa riffs grooveados e pesados, ainda que super técnicos, blast beats e vocais típicos de metalcore. Mas como toda banda de prog metal, há muitas variações como uso de vocais limpos, guitarras sem distorção, mas tudo sempre com amostras de técnica apurada. A banda ainda guarda uma sensibilidade para melodias em seus refrões.
Mas, uma das grandes qualidades da banda é sempre manter as coisas compactas. Nenhuma música ultrapassa a marca de 05:30 de duração, o que torna as músicas mais intensas e capazes de prender a atenção do ouvinte do início ao fim. Não que a banda não seja capaz de elaborar composições mais longas e igualmente boas, mas a opção por músicas curtas (para o gênero) mantém o álbum sempre em alta rotação de ideias sem cansar o ouvinte e sem momentos que parecem apenas fillers.
Há algumas influências de Between The Buried And Me, mas Lillake lembra bastante The Empire Shall Fall, projeto do vocalista do Killswitch Engage, Jesse Leach. Ambas as bandas unem metalcore com riffs técnicos e compassos esquisitos sem perder o senso de melodia.
Banda: Shuulak
Álbum: Albedo
Lançamento: 25 de Dezembro
Gênero: Heavy Metal/Prog Metal
Para fãs de: Masterplan, Vanden Plas
Formado na Holanda em 2014, o quinteto Shuulak possui dois EPs lançados: "Nigredo" de 2017 e "Albedo", lançado no Natal de 2018.
Em apenas três músicas do "Abedo", o grupo mostra um estilo bem eclético, misturando o clima sombrio do gótico com riffs pesados de heavy metal tradicional e thrash metal e um vocalista de respeito, que parece uma mistura de Jorn Lande com Warrel Dane.
As duas primeiras músicas possuem ótimos riffs para bater cabeças e grandes melodias. A primeira é mais elaborada e tem toques de teclado e um interlúdio calmo, já a segunda é bem direta com uma sequência de grandes riffs para bater cabeça. Por fim, a faixa título é uma breve e sombria composição apenas com piano e vocal.
Banda: Stranguliatorius
Álbum: Rope, Soap, Tabouret
Lançamento: 28 de Dezembro
Gênero: Death Metal/Grindcore/Thrash Metal
Para fãs de: Bolt Thrower, Carcass, Unleashed
A banda da Lituânia Stranguliatorius lançou em Dezembro seu segundo álbum e primeiro pela gravadora norte-americana Horror Pain Gore Death Productions (isso que é um mundo globalizado).
"Rope, Soap, Tabouret" é uma coletânea de músicas devastadoras e sujíssimas (tudo no bom sentido, claro). Segundo a própria banda, o álbum é obrigatório para fãs de Carcass, Coffins, Anatomia, Haemorrhage, Impetigo, Asphyx, Unleashed, Autopsy e Bolt Thrower, uma lista de respeito.
De fato, o estilo da banda consiste de um death metal pesadíssimo com um gutural poderoso, grooves, momentos com a insanidade do grindcore, a crueza do crust, muitos blastbeats e até riffs galopantes de thrash metal.
Banda: Wardehns
Álbum: Now Cometh The Foul
Lançamento: 28 de Dezembro
Gênero: Sludge Metal/Stoner Metal/Crust/Punk Rock
Para fãs de: Mastodon,Intronaut
Da improvável combinação de sludge metal, punk rock e crust saiu a banda norte-americana Wardehns.
O trio de Wisconsin lançou no final de 2018 seu primeiro full length. "Now Cometh The Foul " tem de tudo um pouco: velocidade, riffs arrastados, muito peso, muita técnica e até três vocais. Eles são uma espécie de Mastodon antigo só que menos caótico mas com músicas mais longas e mais variadas. Mesmo com muitas mudanças de andamento, o objetivo da banda é sempre soar o mais pesado possível, algo que eles atingem com sucesso.
Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum
O hit do Ultraje a Rigor que fez banda perder contrato por letra falar mal da gravadora
Digão explica por que nunca pediu para Rodolfo voltar ao Raimundos após reconciliação
Regis Tadeu diz que "Californication", do Red Hot, é para quem foi criado pela avó


O único compositor brasileiro na história que foi gravado por Elvis Presley
Gosto Musical: artistas falam do que devia ser banido para sempre
Metallica, Guns, Slipknot, Kiss: tombos, erros e fatos engraçados
20 Filmes Mais Punk: "Rock N Roll High School" em primeiro
O relacionamento mais icônico de Freddie Mercury, com o namorado Jim Hutton
Uruca: Os 9 mais azarados da história do Rock


