Rafael Senra: Novo álbum vai do shoegaze ao pós-rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Roberto Rillo Bíscaro, Fonte: Press Release, Press-Release
Enviar correções  |  Ver Acessos

Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.

Depois de estrear com um álbum composto por versões em português, de canções irlandesas, Rafael Senra está de volta sob o pseudônimo Alfa Serenar, com o álbum The Mood Machine (and Other Furnitures)

Veja o press release:

Enquanto algumas obras de arte nascem de planos elaborados e ambiciosos, outras vêm ao mundo pelo mais puro acaso.

Nas férias de 2017, Rafael Senra aproveitava o dia ensolarado para brincar com sua guitarra. O clima era tão descontraído que, ao encontrar uma régua escolar na mesa de seu irmão, ele arriscou usá-la nas cordas da guitarra feito um arco de violino. Ele registrou um tema estranho, instrumental, muito distante das canções pop que costumava gravar. Apesar disso, os amigos que ouviram a "brincadeira" elogiaram o resultado com entusiasmo.

A partir dessa tentativa inicial, Rafael acabou gravando 12 temas na mesma linha, todos também instrumentais. Não demorou a perceber que tinha um disco inteiro pronto.

O resultado agrega influências bem distintas, que vão dos conterrâneos do Clube da Esquina, passando por artistas como Brian Eno e Anthony Phillips, até chegar ao som etéreo dos Cocteau Twins.

O conceito do disco nasceu do som enigmático produzido pelo "arco" nas cordas da guitarra. Ocorreu a Rafael que o timbre lembrava uma máquina de marcenaria ou tornearia - contudo, uma versão melódica dessas máquinas.

A partir dessa ideia, ele chegou ao conceito do trabalho: as doze faixas de "The Mood Machine" são referências à máquinas imaginárias, artefatos que não tem nenhuma utilidade prática óbvia. Na verdade, seriam "máquinas da alma" (que é exatamente a tradução de "Seelischer Apparat", nome da quinta faixa, e que alude à um conceito cunhado por Sigmund Freud no fim do séc. XIX). O trabalho inaugura o nome artístico Alfa Serenar.

Quando não está compondo e gravando, o autor também atua como escritor e autor de histórias em quadrinhos. Rafael é professor de Literatura no curso de Letras da Universidade Federal do Amapá




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Rafael Senra"


Ramones: Perguntas e respostas e curiosidadesRamones
Perguntas e respostas e curiosidades

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1981Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1981


Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Roberto Rillo Bíscaro é professor universitário e edita o Blog do Albino Incoerente desde 2009.

Mais matérias de Roberto Rillo Bíscaro no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336