Rafael Senra: Novo álbum vai do shoegaze ao pós-rock
Por Roberto Rillo Bíscaro
Fonte: Press Release
Postado em 02 de fevereiro de 2019
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Depois de estrear com um álbum composto por versões em português, de canções irlandesas, Rafael Senra está de volta sob o pseudônimo Alfa Serenar, com o álbum The Mood Machine (and Other Furnitures)

Veja o press release:
Enquanto algumas obras de arte nascem de planos elaborados e ambiciosos, outras vêm ao mundo pelo mais puro acaso.
Nas férias de 2017, Rafael Senra aproveitava o dia ensolarado para brincar com sua guitarra. O clima era tão descontraído que, ao encontrar uma régua escolar na mesa de seu irmão, ele arriscou usá-la nas cordas da guitarra feito um arco de violino. Ele registrou um tema estranho, instrumental, muito distante das canções pop que costumava gravar. Apesar disso, os amigos que ouviram a "brincadeira" elogiaram o resultado com entusiasmo.
A partir dessa tentativa inicial, Rafael acabou gravando 12 temas na mesma linha, todos também instrumentais. Não demorou a perceber que tinha um disco inteiro pronto.
O resultado agrega influências bem distintas, que vão dos conterrâneos do Clube da Esquina, passando por artistas como Brian Eno e Anthony Phillips, até chegar ao som etéreo dos Cocteau Twins.
O conceito do disco nasceu do som enigmático produzido pelo "arco" nas cordas da guitarra. Ocorreu a Rafael que o timbre lembrava uma máquina de marcenaria ou tornearia - contudo, uma versão melódica dessas máquinas.
A partir dessa ideia, ele chegou ao conceito do trabalho: as doze faixas de "The Mood Machine" são referências à máquinas imaginárias, artefatos que não tem nenhuma utilidade prática óbvia. Na verdade, seriam "máquinas da alma" (que é exatamente a tradução de "Seelischer Apparat", nome da quinta faixa, e que alude à um conceito cunhado por Sigmund Freud no fim do séc. XIX). O trabalho inaugura o nome artístico Alfa Serenar.
Quando não está compondo e gravando, o autor também atua como escritor e autor de histórias em quadrinhos. Rafael é professor de Literatura no curso de Letras da Universidade Federal do Amapá
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
Floor Jansen garante que novo álbum solo é mais metal que o Nightwish
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
Cantora canadense Sass Jordan morre aos 63 anos
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
Eleições 2026: e se os astros do metal disputassem todos os cargos?
O erro de avaliação de David Gilmour sobre o "Dark Side of the Moon"
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
Steve Harris colocou Nicko McBrain em "enrascada" na primeira tour do baterista com o Iron Maiden
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
O guitar hero do metal que trabalhou no Burguer King para comprar sua primeira Flying V
Nicko McBrain, baterista do Iron Maiden, fala sobre sua conversão ao cristianismo
Axl Rose: "Sobe na porra do palco ou você vai morrer!"
Black Sabbath: o dia em que Tony Iommi quase matou Bill Ward
O grande hit dos Titãs que fez o grupo tomar uma grande vaia (e ser consolado por Cazuza)
Iron Maiden cai no riso em show nos EUA de 2008
Chris Cornell: cantor usou aparelho de escalada para tirar a vida
Hair Metal: Os maiores cabelos da história do rock pesado
A fortuna de Axl Rose, vocal do Guns N' Roses, é a mais fácil do mundo



