Yngwie Malmsteen: pegada neoclássica dele veio do Genesis, não do Purple
Por Igor Miranda
Fonte: URN / Ultimate Guitar
Postado em 18 de março de 2019
Em entrevista ao podcast URN, transcrita pelo Ultimate Guitar, o guitarrista Yngwie Malmsteen falou sobre suas influências musicais. Ele destacou que sua famosa pegada neoclássica, oriunda da música clássica, não veio do Deep Purple, diferente do que muitos pensam, mas, sim, do Genesis.
Yngwie Malmsteen - Mais Novidades
"Cresci em uma família de músicos com formação clássica. Tudo em minha volta era música clássica e jazz até que vi Jimi Hendrix na TV, quebrando uma guitarra. Imediatamente, comecei a tocar guitarra, mas tive início no blues. Ouvi meu primeiro álbum do Deep Purple aos oito anos. E só para esclarecer: Deep Purple é blues. As pessoas não entendem e acham que eu tive minha influência clássica do Deep Purple, o que é ridículo. O que me deixou interessado na música clássica foi o Genesis", afirmou.
Mesmo tendo crescido em uma família de músicos com formação clássica, Malmsteen precisou de um "empurrão" do Genesis para conhecer as obras de Vivaldi, Mozart e Paganini, entre outros. "Meu primeiro 'encontro' foi com o blues rock. Você ouve o Led Zeppelin e outras bandas de rock e elas são apenas blues. Não se discute isso. Os músicos que me fizeram ir atrás da música clássica foram o Genesis", disse.
O músico comentou, ainda, que não dava muita bola para guitarristas em sua adolescência porque todos eles tocavam blues. "A influência clássica não é de um artista tocando música clássica. Eu estava curtindo muito violino erudito e, quando eu tinha 16 ou 17 anos, eu não ouvia guitarristas. O motivo é que todos eles tocavam blues, até Eddie Van Halen, e eu não quis cair nessa armadilha", afirmou.
A entrevista está disponível, em inglês, no Soundcloud:
https://soundcloud.com/unitedrocknations/ingwie-malmsteen-interview-promo-de-blue-lightning
Em seu novo álbum, "Blue Lightning", Yngwie Malmsteen prestará uma homenagem às suas influências do blues. O disco será lançado no dia 29 de março - também em versão nacional, pela Hellion Records.
Embora tenha sido mencionado que o álbum é um tributo ao blues, boa parte das músicas são de bandas de rock - ainda que em momentos inspirados pelo velho americano. O repertório conta com versões para clássicos de Jimi Hendrix, Deep Purple, Beatles, Rolling Stones, Deep Purple e Eric Clapton. Também há algumas faixas que, ao que tudo indica, são autorais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell


Jeff Scott Soto não acha que Yngwie Malmsteen falou dele em recente desabafo
Soto lembra quando fãs acharam que Bruce Springsteen e Yngwie Malmsteen eram a mesma pessoa
A crítica de B.B. King a Yngwie Malmsteen que explica ódio de Lobão por Iron Maiden
Yngwie Malmsteen: Joe Lynn Turner responde a declaração infeliz
Yngwie Malmsteen: e se ele tocasse no Guns N' Roses, Pink Floyd ou AC/DC?


