Montreal: cidade canadense oficialmente declarada Cidade do Heavy Metal
Por Gisela Cardoso
Fonte: Global News
Postado em 22 de abril de 2019
Segundo o site Global News, a cidade de Montreal, no Canadá, foi reconhecida pela sua cena Heavy Metal de maneira oficial. Nos últimos dias, o vereador Craig Sauvé lançou um projeto para ter Montreal nomeada como uma "cidade de excelência" na música Heavy Metal. A moção foi votada na última segunda-feira (15 de abril), durante uma reunião do conselho da cidade e recebeu apoio bipartidário.
Inúmeras bandas reconhecidas do gênero musical nasceram em Montreal, tais como Cryptopsy e Kataklysm. Durante o verão, a cidade recebe um festival anual de dois dias chamado Heavy Montréal. Além disso, o grupo de Metal mais conhecido da província do Quebec (onde se localiza Montreal) é o Voivod, da cidade de Jonquière.
"O Heavy Metal tem sido uma parte importante da cultura de Montreal por muitos anos. A cidade reconhece que isso é fantástico", disse Nick Farkas, criador do Heavy Montréal e promotor da Evenko.
Sauvé disse ao "Daybreak", da CBC Montreal, que ele gostaria de "celebrar a cena musical local". Ele explicou: "Há dezenas de milhares de fãs na região de Montreal que são muito dedicados pela cena, eles ouvem, promovem a música, assistem aos shows. A música heavy metal que fazemos é realmente bem vista por muitas pessoas em todo o mundo".
Além de reconhecer o importante papel que Montreal desempenha na cena global do Heavy Metal, que atrai bandas de todo o mundo, o vereador acredita que o Metal produzido na cidade seja único.
"O heavy metal que vem de Montreal é uma marca mais técnica, mais complicada de se tocar", explicou. "Não é simples. É um pouco mais complexo, pensativo e bem composto. Acho que a abordagem acadêmica que temos em Montreal - os CEGEPs, as universidades que têm programas de música, a cena do jazz - contribuem para o tipo de Metal pesado que vem daqui".
No dia da votação, o vereador chegou à câmara municipal carregando discos de bandas locais, como Cryptopsy, Necrotic Mutation e Despised Icon. Em entrevista ao Montreal Gazette, Sauvé disse que foi uma "grande emoção ter tido a oportunidade de falar sobre esta forma de arte que tanto gosto". Mas mesmo que a proposta tenha sido aprovada, o vereador Marvin Rotrand foi contrário à ideia, alegando estar preocupado com "a violência presente em algumas músicas de Heavy Metal". No entanto, o porta-voz da câmara recusou a disputa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps