Blind Melon: lançado documentário épico, "All I Can Say", de Danny Clinch
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 02 de maio de 2019
Hoje em dia, é comum documentar o nosso dia a dia com a maior facilidade - graças aos iPhones e outros dispositivos convenientes. Além disso, os programas de reality show são regularmente exibidos em toda TV (e também no YouTube, Facebook, Twitter e Instagram), mas de 1990 a 1995, os iPhones ainda estavam muito distantes e os reality shows não eram tão predominantes.
Portanto, temos que dar crédito ao falecido e grande vocalista do BLIND MELON, Shannon Hoon, por documentar os últimos 05 anos de sua vida através de uma câmera de vídeo volumosa e portátil - agora apresentada no documentário "All I Can Say".
Shannon fez questão de filmar a sua vida durante esse período e no processo, capturou não apenas a rápida ascensão do BLIND MELON e sua triste morte, mas também uma cápsula do tempo do início da década de 90, que culturalmente mudava constantemente de sociedade para sociedade.
Nos últimos anos, o amigo de Shannon (e um dos maiores fotógrafos de rock do mundo), Danny Clinch, trabalhou com os co-diretores, Taryn Gould e Colleen Hennessy, numa edição de 200 horas de filmagem. Das imagens cruas do vocalista exprimidas em 01 hora e 42 minutos de duração, este documentário foi estreado em 26 de abril de 2019 no Tribeca Film Festival em New York, com toda a formação do BLIND MELON presente - bem como membros da família, incluindo a filha de Shannon, Nico.
Em vez de montar um filme com a narração moderna inserida, "All I Can Say" (cujo título é de uma letra do maior sucesso da banda, a música "No Rain") é composto exclusivamente por material filmado por Shannon e videoclipes da época. Enquanto ele salta um pouco no tempo, há um fio cronológico correndo por toda parte e além disso, Shannon registrou cada filmagem com a data e ano no canto inferior da tela, para que você saiba exatamente o período em que cada cena foi filmada.
Duas cenas em movimento abrem e fecham o documentário: Shannon cantando o início a capella da clássica canção "I Wonder", do BLIND MELON, sentado no chão com luzes psicodélicas piscando e em seguida, imagens de Shannon em seu quarto de hotel ao telefone, poucas horas antes de morrer de uma overdose de cocaína.
O que está no meio é um tesouro de imagens para os fãs de Shannon e da banda, com o vocalista gravando os vocais para a música "No Rain" e trabalhando em uma demo da canção "Soup" - entre outras cenas memoráveis.
Existem alguns momentos bem humorados, como os membros da banda jogando pingue-pongue e cenas de quarto dos hotéis. Outro destaque inclui Shannon entrando em uma área de bastidores e deixando a sua câmera ligada num balcão, enquanto os outros membros da banda não sabem que ainda está gravando - mostrando a decepção entre os membros do grupo, quando souberam que a revista Rolling Stone queria apenas a foto de Shannon na capa - em última análise, a banda conseguiu o seu desejo e todos os 05 membros foram apresentados na capa da edição de 11 de novembro de 1993.
Mas, como esperado, nem tudo de "All I Can Say" é divertido, como exemplificado por Shannon lutando para ficar sóbrio e mostrando uma mensagem de voz do guitarrista do PEARL JAM, Mike McCready, que também estava no processo de ficar limpo das drogas. Mostra também cenas de Shannon brincando com a sua jovem sobrinha e seu breve relacionamento com a sua filha, Nico (incluindo plantando uma árvore para ela no quintal de sua casa), que tinha apenas 03 meses de idade quando Shannon faleceu.
O documentário também retrata de forma honesta a experiência em vivenciar os anos 90, através de fatos marcantes da época como o grande tumulto ocorrido em Los Angeles no ano de 1992, a posse do presidente Bill Clinton, o caso OJ Simpson, a realização do Woodstock Festival em 1994 e as mortes de John Candy (ator), Kurt Cobain (frontman do NIRVANA) e Jerry Garcia (frontman do GRATEFUL DEAD).
Uma coisa que os fãs obstinados podem encontrar-se desejando mais, é a metragem de performance completa da banda, mas no final das contas, faz sentido que clipes mais curtos de músicas sejam incorporados, para manter o filme em movimento e deixar a história de Shannon se desdobrar naturalmente. E quem sabe, talvez desempenhos completos sejam incluídos quando "All I Can Say" receber aquele tratamento em DVD - especialmente as ótimas filmagens nunca antes vistas, onde no final do documentário, mostra a banda tocando na turnê final do seu subestimado e último álbum, "Soup".
Graças a Clinch, Gould e Hennessy, temos agora um vislumbre fascinante da vida tragicamente curta de um dos vocalistas e artistas do rock mais cativantes da sua época, Shannon Hoon.
BLIND MELON continua em atividade com o vocalista Travis Warren.
A banda lançou o seu 1º álbum de estúdio em 1992, "Blind Melon", e que fez o grupo ficar conhecido no mundo inteiro. Eles lançaram o 2º disco em 1995, "Soup", quando o vocalista sofreu uma overdose no ônibus da banda em plena turnê.
Em 1996 foi lançado o 3º álbum, "Nico", que apresenta demos e músicas que ficaram de fora dos 02 primeiros discos. O nome desse álbum se deve em homenagem a filha de Hoon.
O grupo tentou achar um vocalista substituto, mas encerraram as atividades e voltaram somente em 2006 com o vocalista atual. Lançaram o seu 4º álbum de estúdio, "For My Friends" (2008), iniciando uma turnê pelos EUA e Europa.
Depois disso, BLIND MELON leva a carreira com shows esporádicos, longas pausas e acompanhando outras bandas em turnê... Em 2012 eles passaram aqui pela América do Sul.
O site rockinthehead havia publicado 03 matérias para sabermos mais histórias sobre este grande grupo. É só clicar nos títulos abaixo:
Confira o videoclipe da música citada nesta matéria, "I Wonder", lançada em seu disco homônimo de estreia.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
PETA pede que Robert Plant mude de nome para promover causa animal
Os dois maiores discos do rock nacional, de acordo com Sérgio Britto, do Titãs
Guns N' Roses explica por que Axl Rose deu chilique em show na Argentina
O indicativo de que Foo Fighters e Queens of the Stone Age podem vir ao próximo Rock in Rio
Iron Maiden anuncia turnê norte-americana com Megadeth e Anthrax
Novo disco do Soulfly tem música dedicada a falecido ícone do metal extremo
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acabou detestando por causa do Roger Waters
All Metal Stars BR: Priester, Ardanuy e Bianchi anunciam turnê em homenagem a Andre Matos
The Cult anuncia pausa na carreira por tempo indeterminado
Baterista Mikkey Dee (Scorpions, Motörhead) fará turnê tocando Kiss com orquestra
O choque de Geezer Butler ao ver Ozzy nos ensaios; "não sabia o quanto ele estava doente"

Cinco bandas que lançaram um hit e nunca mais repetiram o sucesso com outras músicas
Dez nomes do rock e do heavy metal que foram levados pelas drogas - Parte II


