Behemoth: Nergal publica foto contra antifa, gera polêmica e se explica
Por Igor Miranda
Fonte: Louder
Postado em 09 de outubro de 2019
O frontman do Behemoth, Adam "Nergal" Darski, causou polêmica ao publicar, em suas redes sociais, fotos usando uma camiseta com dizeres contrários ao movimento antifa - movimento político antifascismo.
A peça de roupa trazia a frase "black metal against antifa" (ou "black metal contra antifa", em tradução livre) junto ao desenho de um homem apontando uma arma para outro, que está ajoelhado. A vestimenta também apresenta os dizeres: "kill them, show no mercy, f*ck antifa!" (ou "mate-os, não mostre misericórdia, f*dam-se os antifa!", em tradução livre).
Como era de se esperar, a camiseta gerou controvérsia nas redes sociais. Diante disso, Nergal resolveu se manifestar e disse que as pessoas não entenderam o contexto.
"Algumas pessoas ficaram confusas. Quando faço comentários contra o governo, não significa que sou antipolonês. Na verdade, significa que amo a Polônia, pois me preocupo com isso", diz, inicialmente.
O músico completa: "Quando posto alguém usando uma camiseta anti-antifa, não me transforma em apoiador de nazistas. Estou preocupado com os danos que eles trazem à cena. Os ideais são ok, mas a execução deles é incompetente. Aí vem o paradoxo: a organização antifascista sendo fascista. Você concorda ou...?".
Não é a primeira vez que Nergal se envolve em polêmica relacionada ao fascismo/nazismo. Em 2016, ele foi criticado quando uma foto dele interpretando um oficial nazista no filme "AmbaSSada" viralizou nas redes. Já no ano passado, ele questionou a verdadeira bondade humana dizendo: "Isso soará controverso, mas aposto que há um Adolf Hitler dentro de cada um de vocês, talvez em uma pequena porcentagem. Somos tudo".
O Behemoth se apresentará, em show único, no Brasil neste ano. A performance acontece no dia 8 de dezembro, um domingo, no Tropical Butantã.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps