Steve Harris, fundador do Iron Maiden, revela por que escolheu tocar baixo
Por Igor Miranda
Fonte: Loudwire
Postado em 14 de janeiro de 2020
O baixista Steve Harris, do Iron Maiden, se recordou de suas origens ao ser entrevistado pelo Loudwire. Durante o bate-papo, ele revelou por que escolheu o baixo como seu instrumento, especialmente considerando que ele sempre se mostrou mais fã das melodias do que dos grooves.
Inicialmente, Harris comentou como ele se interessou por música. "Eu ia à casa de um amigo meu da escola para jogar xadrez. Ele colocava todas aquelas músicas para rolar de fundo. Tenho certeza que ele fazia aquilo tentando me desconcentrar do xadrez", afirmou.
E, realmente, a música deixava Steve Harris sem foco no jogo. "Aquilo me tirava do jogo de xadrez porque eu tentava ouvir, pensando 'oh, isso é interessante'", disse.
No fim das contas, o músico pediu emprestado alguns dos discos que estavam rolando, de bandas como Black Sabbath, Wishbone Ash e Jethro Tull. "Foi aquilo que mudou a minha vida completamente", disse Harris, que já gostava de Beatles e Simon and Garfunkel por influência de seus pais.
Já a escolha pelo baixo não foi prioritária. De início, Steve Harris tentou ser baterista, mas não deu certo. Em vez disso, ele buscou trabalhar no outro instrumento da parte de ritmo. "Eu pensava: se não consigo tocar bateria, devo tocar junto com a bateria, em termos rítmicos. Queria fazer algo onde o baixo fosse além de apenas conectar todo o restante", afirmou.
Antes de aprender o baixo, Steve Harris foi instruído a aprender como tocar violão, para se familiarizar com o uso da palheta. Porém, ele preferiu tocar com os dedos diretamente nas cordas, pois achou mais fácil. Foi aí que sua técnica peculiar de staccato no baixo começou a ser desenvolvida.
Confira, abaixo, a entrevista na íntegra ao Loudwire:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
O hino clássico do Metallica que fala abertamente sobre vício em drogas
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
Os guitarristas que para Angus Young fazem os melhores solos do rock com menos de três notas
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
Geezer Butler exalta "o melhor jogo da Copa do Mundo" até agora
O pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock (e não é "Virtual XI")
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer


Bruce Dickinson compara Iron Maiden com serviço militar
Bruce Dickinson lamenta ter perdido "metade da vida" dos filhos
Iron Maiden confirma que irá filmar show do Edd Fest, em Londres
O disco do Metallica que perdeu para o Iron Maiden em votação de melhor álbum de metal
A pior música de "Powerslave", do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
Qual seria a melhor música de cada álbum do Iron Maiden?
A melhor música de heavy metal lançada a cada ano desde 1970, em lista do Loudwire


