Steve Harris, fundador do Iron Maiden, revela por que escolheu tocar baixo
Por Igor Miranda
Fonte: Loudwire
Postado em 14 de janeiro de 2020
O baixista Steve Harris, do Iron Maiden, se recordou de suas origens ao ser entrevistado pelo Loudwire. Durante o bate-papo, ele revelou por que escolheu o baixo como seu instrumento, especialmente considerando que ele sempre se mostrou mais fã das melodias do que dos grooves.
Inicialmente, Harris comentou como ele se interessou por música. "Eu ia à casa de um amigo meu da escola para jogar xadrez. Ele colocava todas aquelas músicas para rolar de fundo. Tenho certeza que ele fazia aquilo tentando me desconcentrar do xadrez", afirmou.
E, realmente, a música deixava Steve Harris sem foco no jogo. "Aquilo me tirava do jogo de xadrez porque eu tentava ouvir, pensando 'oh, isso é interessante'", disse.
No fim das contas, o músico pediu emprestado alguns dos discos que estavam rolando, de bandas como Black Sabbath, Wishbone Ash e Jethro Tull. "Foi aquilo que mudou a minha vida completamente", disse Harris, que já gostava de Beatles e Simon and Garfunkel por influência de seus pais.
Já a escolha pelo baixo não foi prioritária. De início, Steve Harris tentou ser baterista, mas não deu certo. Em vez disso, ele buscou trabalhar no outro instrumento da parte de ritmo. "Eu pensava: se não consigo tocar bateria, devo tocar junto com a bateria, em termos rítmicos. Queria fazer algo onde o baixo fosse além de apenas conectar todo o restante", afirmou.
Antes de aprender o baixo, Steve Harris foi instruído a aprender como tocar violão, para se familiarizar com o uso da palheta. Porém, ele preferiu tocar com os dedos diretamente nas cordas, pois achou mais fácil. Foi aí que sua técnica peculiar de staccato no baixo começou a ser desenvolvida.
Confira, abaixo, a entrevista na íntegra ao Loudwire:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
A opinião de Rafael Bittencourt sobre bandas que ficam se apoiando no "Angraverso"
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
O veterano que contraiu tuberculose na Malásia e gerou clássico do Iron Maiden
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Opeth anuncia show no icônico Anfiteatro da Pompeia para 2026
A música que encerrou todos os shows que o AC/DC fez no Brasil
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A clássica do rock que Sammy Hagar chamou de "uma das piores gravações de todos os tempos"
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai


O importante encontro do Iron Maiden com a MTV que quase ninguém cita
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
O ícone do heavy metal que iniciou a carreira solo por acidente
Steve Harris revela por que prefere os baixos Fender Precision
Quando Sílvio Santos fez piada com a montagem onde aparece como Steve Harris


