TCC da Universidade Federal Fluminense analisa a imagem do Iron Maiden
Por Mateus Almeida Marinho
Fonte: Mateus Almeida Marinho
Postado em 18 de abril de 2020
O que o Iron Maiden e a publicidade têm em comum? Para o comunicólogo Alvaro Tamarindo, da Universidade Federal Fluminense (UFF), muita coisa. Ele analisou a Comunicação Visual da banda britânica em seu trabalho de Conclusão de Curso "A Face da besta: Um estudo sobre a Comunicação Visual do Iron Maiden". Na monografia são analisadas mais de 70 capas do Maiden, além da iconografia de outras bandas do Rock e do Heavy Metal.
"Primeiro busquei traçar a relação entre o Heavy Metal e a comunicação visual através da história, analisando pôsters, símbolos e, principalmente, capas de álbuns. A partir de então o desafio foi analisar como o Iron Maiden se encaixa nesse cenário, o que a banda tem em comum com outras grandes do Metal e quais são suas características únicas" explicou Alvaro Tamarindo.
Um dos personagens principais do trabalho é a mascote Eddie, que aparece em várias páginas e recebe um sub-capítulo especialmente para a sua análise. "Eddie é importantíssimo nessa trajetória. A mascote está presente em quase todas as capas, e cria profundos laços entre a banda e os fãs" complementa Alvaro.
Com quase 5 décadas e 16 álbuns de estúdio, o Iron Maiden é uma das bandas mais influentes da história não só do Heavy Metal, como de toda a música. Outro pesquisador que teve a donzela de ferro como temática de seus estudos foi Lauro Meller, escritor de "Iron Maiden: uma jornada através da História". O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte de 44 anos chegou a apresentar seu trabalho na Modern Heavy Metal Conference, em Helsinque, Finlândia.
E para quem se interessou, o trabalho "A Face da besta: Um estudo sobre a Comunicação Visual do Iron Maiden", com mais de 80 páginas sobre a banda, está disponível gratuitamente neste link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps