TCC da Universidade Federal Fluminense analisa a imagem do Iron Maiden
Por Mateus Almeida Marinho
Fonte: Mateus Almeida Marinho
Postado em 18 de abril de 2020
O que o Iron Maiden e a publicidade têm em comum? Para o comunicólogo Alvaro Tamarindo, da Universidade Federal Fluminense (UFF), muita coisa. Ele analisou a Comunicação Visual da banda britânica em seu trabalho de Conclusão de Curso "A Face da besta: Um estudo sobre a Comunicação Visual do Iron Maiden". Na monografia são analisadas mais de 70 capas do Maiden, além da iconografia de outras bandas do Rock e do Heavy Metal.
"Primeiro busquei traçar a relação entre o Heavy Metal e a comunicação visual através da história, analisando pôsters, símbolos e, principalmente, capas de álbuns. A partir de então o desafio foi analisar como o Iron Maiden se encaixa nesse cenário, o que a banda tem em comum com outras grandes do Metal e quais são suas características únicas" explicou Alvaro Tamarindo.
Um dos personagens principais do trabalho é a mascote Eddie, que aparece em várias páginas e recebe um sub-capítulo especialmente para a sua análise. "Eddie é importantíssimo nessa trajetória. A mascote está presente em quase todas as capas, e cria profundos laços entre a banda e os fãs" complementa Alvaro.
Com quase 5 décadas e 16 álbuns de estúdio, o Iron Maiden é uma das bandas mais influentes da história não só do Heavy Metal, como de toda a música. Outro pesquisador que teve a donzela de ferro como temática de seus estudos foi Lauro Meller, escritor de "Iron Maiden: uma jornada através da História". O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte de 44 anos chegou a apresentar seu trabalho na Modern Heavy Metal Conference, em Helsinque, Finlândia.
E para quem se interessou, o trabalho "A Face da besta: Um estudo sobre a Comunicação Visual do Iron Maiden", com mais de 80 páginas sobre a banda, está disponível gratuitamente neste link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
Manager de Tony Iommi considerou letras de Jorn Lande "muito sombrias"
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Fabio Lione publica desabafo irônico que supostamente mira sua ex-banda, o Angra
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
Pearl Jam segue à procura de novo baterista, revela Jeff Ament
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
O que pode ter arruinado passagem de Dio pelo Black Sabbath, segundo Geezer Butler
Por que o Iron Maiden é tão venerado pelos seus fãs?
Chuck Billy, do Testament, corta os cabelos compridos e mostra novo visual
O guitarrista que Neil Young considera praticamente infalível; "Ele é muito bom"

Por que Derek Riggs não fez a capa de "Fear of the Dark", segundo o Iron Maiden
As músicas que Steve Harris, do Iron Maiden, se recusava a ouvir no carro
Nicko McBrain expõe o clima do Iron Maiden no show de adeus de Bruce Dickinson
A compreensível reação de Bruce Dickinson ao saber que Blaze seria vocal do Iron Maiden
Dez álbuns que mudaram a história do heavy metal, em lista do canal Ruthless Metal


