O Hipertrópico: lançado EP e clipe "Mediterrânea"
Por Hipertrópico
Postado em 27 de maio de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O início do Hipertrópico remete a 2017, quando Fernando Cacciolari se mudou para a Itália com sua família para fazer sua cidadania, e ali compôs estas primeiras canções lançadas no EP homônimo, como forma de matar a saudade de sua terra natal e contar um pouco de suas vivências além-atlântico.
Após a perda de seu irmão mais novo, Artur Caccciolari, artista circense, Fernando retorna ao Brasil em 2018 e mostra estas músicas a Vinícius Carneiro (Vulgar Gods, Reggae Viking), amigo de longa data e guitarrista, que se interessa pelas músicas, ajudando-o a seguir com elas. Assim, os dois começam a brincar com as melodias e decidem gravá-las.
As gravações ocorreram em 2019, de forma independente na casa de Marvin Portello, quem gravou, mixou e masterizou o EP. As sessões de gravação também ocorreram no espaço cultural Espaçonave para a gravação do baixo, no estúdio Caverna com a gravação da bateria, e o saxofone gravado no estúdio Cão Diamante com a direção de Hermano Pellegrini.

Grande parte dos instrumentos foram gravados de forma acústica, com captação direta, não escondendo as texturas, toques de cada musicista e até pequenas falhas de cada instrumento, o que gerou essa atmosfera intimista, de música de câmara, que acrescentou muito no sentimentalismo das composições.
Como dito por Rafaela Girotto em seu depoimento: "Hipertrópico faz música, mas o sentido que representa ele é o toque. A delicadeza com que tocam e escolhem cada sílaba, cada palavra, nos faz tatear cada uma delas no céu da boca."
Fernando Cacciolari gravou as vozes e violões, Vinícius Carneiro (Vulgar Gods, Reggae Viking) gravou violões, guitarras e backing vocals. O baixo acústico é de Mariana Franco Estigarribia (Vulgar Gods, Família Estranha e Caburé Canela) e a bateria é de Daniel Mancebo (Maracajá). Há também a participação de Sofia Pelegrini (Cascata Duo) tocando saxofone na faixa Tesouros, além do pianista Alessandro Campagna na faixa Mediterrânea, de Turim, Itália.
FORMAÇÃO
Atualmente, a formação da banda conta com Pedro Lot na bateria, Rafael Felix nos sopros (ambos membros da banda Cabeça de Satélite, a qual Fernando também faz parte como guitarrista e vocalista) e Roberto Moreira no baixo.
Diferente da atmosfera intimista do EP, ao vivo a banda promete entregar um show enérgico, com músicas dançantes, presença de palco, interação com a platéia, entrega e muita emoção, que é a marca principal de suas músicas.
Nevilton, músico renomado no cenário nacional, ao ouvir a banda, disse que o seu som "deu vontade de ir dançar em volta da fogueira e curtir a vida com gente assim!".
TRABALHOS
Recentemente o grupo lançou também o videoclipe de Mediterrânea, gravado na costa Amalfitana, no sul da Itália, de onde Fernando tirou a inspiração para a música. Assista:
Dada a situação pandêmica, a banda começa seus shows se apresentando em festivais online, com a estréia na terceira edição do festival Pedrada at Home, dia 6 de Junho as 19 horas, junto de outros nomes da cena musical do sul do país.
A banda também esá divulgando a venda de suas camisetas através de uma ação filantrópica da página Rolê Errado Londrina, como uma forma de ajudar os artistas neste momento tão sensível em que a cultura está passando.
https://www.facebook.com/RoleErradoLondrina/
Há um trabalho em desenvolvimento para um álbum futuro, com músicas compostas tanto por Fernando Cacciolari, quanto por Vinícius e Rafael.
A banda espera traçar seu caminho no cenário musical brasileiro com inspiração em artistas nacionais e internacionais, com uma sonoridade brasileira relacionada tanto a MPB, a nova MPB, quanto do rock e do folk. A ideia de guitarras não lineares, de um baixo mais livre e de baterias mais latinas também permeiam a sonoridade da banda. No fundo, o Hipertrópico é uma tentativa de extravasar sentimentos, buscando encontrar empatia e novas ideias, como em uma viagem a um local desconhecido.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
O rockstar que puxou uma faca para Malcolm Young nos anos setenta
O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
Richie Sambora faz show com seu substituto no Bon Jovi, Phil X
5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Ex-membros de Primal Fear e Gamma Ray formam nova banda, Fearless V
Canhão do palco cai do lado e assusta Brian Johnson durante show do AC/DC em Las Vegas
Todos os discos do Judas Priest, do pior ao melhor, em lista do Loudwire
O grande problema do lendário Paul Simon com o beatle John Lennon
O triste motivo pelo qual o Pink Floyd não podia fazer contato com Syd Barrett
Aerosmith e Guns N' Roses: O acordo sobre drogas em 1988



U2 disponibiliza novo single e videoclipe, "Street of Dreams"
Rob Zombie lança clipe para "Tarantula", faixa do álbum "The Great Satan"
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Behemoth lança novo single e clipe "I, Scvlptor"
Falaschi lembra perrengue ao gravar clipe do Angra; "Quase morri afogado, foi péssimo"



