O Hipertrópico: lançado EP e clipe "Mediterrânea"
Por Hipertrópico
Postado em 27 de maio de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O início do Hipertrópico remete a 2017, quando Fernando Cacciolari se mudou para a Itália com sua família para fazer sua cidadania, e ali compôs estas primeiras canções lançadas no EP homônimo, como forma de matar a saudade de sua terra natal e contar um pouco de suas vivências além-atlântico.
Após a perda de seu irmão mais novo, Artur Caccciolari, artista circense, Fernando retorna ao Brasil em 2018 e mostra estas músicas a Vinícius Carneiro (Vulgar Gods, Reggae Viking), amigo de longa data e guitarrista, que se interessa pelas músicas, ajudando-o a seguir com elas. Assim, os dois começam a brincar com as melodias e decidem gravá-las.
As gravações ocorreram em 2019, de forma independente na casa de Marvin Portello, quem gravou, mixou e masterizou o EP. As sessões de gravação também ocorreram no espaço cultural Espaçonave para a gravação do baixo, no estúdio Caverna com a gravação da bateria, e o saxofone gravado no estúdio Cão Diamante com a direção de Hermano Pellegrini.
Grande parte dos instrumentos foram gravados de forma acústica, com captação direta, não escondendo as texturas, toques de cada musicista e até pequenas falhas de cada instrumento, o que gerou essa atmosfera intimista, de música de câmara, que acrescentou muito no sentimentalismo das composições.
Como dito por Rafaela Girotto em seu depoimento: "Hipertrópico faz música, mas o sentido que representa ele é o toque. A delicadeza com que tocam e escolhem cada sílaba, cada palavra, nos faz tatear cada uma delas no céu da boca."
Fernando Cacciolari gravou as vozes e violões, Vinícius Carneiro (Vulgar Gods, Reggae Viking) gravou violões, guitarras e backing vocals. O baixo acústico é de Mariana Franco Estigarribia (Vulgar Gods, Família Estranha e Caburé Canela) e a bateria é de Daniel Mancebo (Maracajá). Há também a participação de Sofia Pelegrini (Cascata Duo) tocando saxofone na faixa Tesouros, além do pianista Alessandro Campagna na faixa Mediterrânea, de Turim, Itália.
FORMAÇÃO
Atualmente, a formação da banda conta com Pedro Lot na bateria, Rafael Felix nos sopros (ambos membros da banda Cabeça de Satélite, a qual Fernando também faz parte como guitarrista e vocalista) e Roberto Moreira no baixo.
Diferente da atmosfera intimista do EP, ao vivo a banda promete entregar um show enérgico, com músicas dançantes, presença de palco, interação com a platéia, entrega e muita emoção, que é a marca principal de suas músicas.
Nevilton, músico renomado no cenário nacional, ao ouvir a banda, disse que o seu som "deu vontade de ir dançar em volta da fogueira e curtir a vida com gente assim!".
TRABALHOS
Recentemente o grupo lançou também o videoclipe de Mediterrânea, gravado na costa Amalfitana, no sul da Itália, de onde Fernando tirou a inspiração para a música. Assista:
Dada a situação pandêmica, a banda começa seus shows se apresentando em festivais online, com a estréia na terceira edição do festival Pedrada at Home, dia 6 de Junho as 19 horas, junto de outros nomes da cena musical do sul do país.
A banda também esá divulgando a venda de suas camisetas através de uma ação filantrópica da página Rolê Errado Londrina, como uma forma de ajudar os artistas neste momento tão sensível em que a cultura está passando.
https://www.facebook.com/RoleErradoLondrina/
Há um trabalho em desenvolvimento para um álbum futuro, com músicas compostas tanto por Fernando Cacciolari, quanto por Vinícius e Rafael.
A banda espera traçar seu caminho no cenário musical brasileiro com inspiração em artistas nacionais e internacionais, com uma sonoridade brasileira relacionada tanto a MPB, a nova MPB, quanto do rock e do folk. A ideia de guitarras não lineares, de um baixo mais livre e de baterias mais latinas também permeiam a sonoridade da banda. No fundo, o Hipertrópico é uma tentativa de extravasar sentimentos, buscando encontrar empatia e novas ideias, como em uma viagem a um local desconhecido.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Moyses Kolesne, do Krisiun, celebra permanência do Internacional na primeira divisão
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista


Supla satiriza exageros estéticos e IA em videoclipe "Queixo Novo"
Death Angel lança clipe de sua nova música, "Cult of the Used"
Torture Squad lança videoclipe de "Magnum Chaos"
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
João Gordo e Asteroides Trio em clipe encapetado
O melhor e mais fácil clipe que o Within Temptation já fez, segundo Sharon den Adel
O clipe de clássico do thrash metal que foi gravado em meio à Guerra do Golfo


