818: novo disco faz reflexão sobre isolamento social da Covid-19
Por Marcelo Augusto D'Amico
Postado em 12 de maio de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Em tempos de pandemia provocada pela Covid-19, o isolamento social nos trouxe severas mudanças. Aceitar ou não essas novas condições é um outro debate, mas o fato é que estes últimos meses colocam muitas reflexões.

Foi neste cenário que Marcelo D'Amico, músico e compositor, criou seu mais recente trabalho intitulado como 818. São músicas que oferecem uma reflexão sobre a época na qual estamos inseridos e nos adaptando diariamente.
'Facing The Devil' é a primeira faixa e já traz uma novidade: o uso da viola caipira para uma música com letra em inglês, falando sobre encarar seus próprios demônios. Resgatando o sentido usado pelos gregos antigos, a palavra daimónion (demônio) não tinha a conotação negativa que tem hoje. Segundo o poeta grego Hesíodo (séc. VIII a.c.), demônios eram como espíritos de pessoas falecidas e que tinham por missão cuidar, guiar e inculcar conhecimentos aos vivos.
'Facing The Devil II' é uma versão instrumental utilizando violões, slide, baixo e percussão com um ambiente de blues acústico, trazendo na introdução os sons de uma metrópole movimentada. Algo a que estávamos acostumados até pouco tempo atrás, antes das mudanças impostas pela Covid-19 no mundo.
'While' é a terceira e última música deste trabalho que traz em sua poesia uma reflexão um tanto quanto amarga e atual, sobre as incertezas que rondam os pensamentos das pessoas a respeito do Corona Vírus e da sociedade. Uma canção forte e marcada por violões folk também deixa no ar uma bela melodia, dessas que seguimos cantando o dia todo.
O nome 818
O título do single (disco com três músicas) surgiu ao acaso. "Havia escolhido vários nomes mas nenhum me contentava por completo", explica o artista. Assim decide utilizar a duração total da obra, 8 min e 18 seg, como inspiração. E a partir disso alguns 'acasos' definiram essa escolha como a mais acertada.
Foi em 08/18 (agosto de 1918) que surgem as primeiras notícias da gripe espanhola na então capital do Brasil: Rio de Janeiro, uma epidemia rememorada atualmente. Para quem acredita em numerologia e anjos cabalísticos, uma pesquisa nos traz significados relacionados com mudança, o fim de uma fase, em processo de cura, e início de algo novo. Alguns autores atrelam o número 818 ao Karma, como uma lei do universo que diz: você recebe aquilo que merece.
Estes significados e outros foram destilados numa conversa entre Leandro Ferra e o compositor Marcelo D'Amico. "Foi este diálogo que tornou definitiva a escolha do nome, uma série de coincidências que, factuais ou não, tinham muito a agregar ao contexto do disco", explica Marcelo.
A capa
A imagem da capa traz uma estrada vazia, numa fotografia em tons de cinza, refletindo este atual momento. No chão está estampado o número 818 de acordo com a antiga escrita da civilização Maia, um outro assunto rememorado recentemente com a antiga previsão sobre o apocalipse do ano de 2012 dos Maias. Um trabalho gráfico que nos permite questionar: onde estamos e para onde estamos indo?
Onde encontrar
Este lançamento e outros trabalhos musicais de Marcelo D'Amico foram lançados em 45 plataformas de streaming em mais de 200 países pelo mundo.
Ouvir:
http://ffm.to/7rqzwaj.ois
Facebook:
facebook.com/MarceloDamicoPro/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As músicas que Steve Harris, do Iron Maiden, se recusava a ouvir no carro
O disco do Black Sabbath que todas as faixas são "mágicas", segundo Rob Halford
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
Por que o Iron Maiden deixou as feras mitológicas de lado, segundo Janick Gers
Os acertos e os erros que o Iron Maiden levou a Curitiba na turnê de 50 anos
A banda que Keith Richards achava vazia e Paul Stanley põe no topo do rock
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
O cantor de banda de metal que só passou a gostar de Guns quando se abriu para outros sons
O momento em que Tony Iommi percebeu que Ozzy Osbourne tinha que sair do Black Sabbath
Nicko McBrain expõe o clima do Iron Maiden no show de adeus de Bruce Dickinson
A melhor música do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
Scott Ian considera AC/DC com Bon Scott "a melhor banda de todos os tempos"
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
O músico que resumia os Estados Unidos para Charlie Watts, dos Rolling Stones
Kerry King revela o motivo pelo qual Tom Araya quis aposentar o Slayer tão cedo
A canção da era Paul Di'Anno que Bruce Dickinson não quer cantar nunca mais
A opinião de Eddie Van Halen sobre Kurt Cobain como músico em 1995

Iron Maiden cai no riso em show nos EUA de 2008
Chris Cornell: cantor usou aparelho de escalada para tirar a vida
Lemmy: "Radiohead e Coldplay são bandas sub-emo"
Quanto vale o Metallica? Quanto cada um deles tem de dinheiro?
Humberto Gessinger diz que Marcelo Nova era "velho" e "chupava as músicas de todo mundo"
Rob Halford: "Ninguém escolhe ser Gay"



