Eloy Casagrande: "Andre Matos foi o primeiro a me dar chance de virar profissional"
Por Igor Miranda
Fonte: Blabbermouth
Postado em 09 de maio de 2020
O baterista Eloy Casagrande, do Sepultura, relembrou o saudoso vocalista Andre Matos (Angra, Shaman, Viper), falecido em 2019, durante uma sessão de perguntas e respostas no canal de sua banda no YouTube. A declaração foi transcrita pelo site Blabbermouth.
Eloy tocou na banda solo que Andre formou após sua saída do Shaman entre 2007 e 2011. No ano em que deixou o projeto de Matos, o baterista integrou o Gloria, tocando com o grupo em um show no Rock in Rio 2011. Depois, passou a fazer parte do Sepultura.
Embora tenha gravado um álbum com a banda Iahweh ("Neblim", de 2008) e participado de concursos e programas de TV antes de se juntar à banda solo de Andre Matos, Eloy Casagrande ressaltou que o vocalista foi o primeiro a dar uma oportunidade para ele se tornar um músico, de fato, profissional.
"Em 2006, eu tinha apenas 15 anos. Tocava em alguns programas de TV, como no Faustão. Se você é brasileiro, sabe quem é o Faustão. É uma das pessoas mais únicas do mundo. Fiz um solo de bateria, não lembro a razão, mas fui. Roy Z, produtor, estava trabalhando em um álbum de Andre Matos e falou para Andre: 'cara, você precisa fazer um teste com Eloy, vi esse garoto tocando bateria'", contou, inicialmente.
No dia seguinte, o empresário de Andre Matos seguiu a dica de Roy Z e ligou para Eloy, o convidando para uma audição. "Fui com meus pais, tinha uns 14 ou 15 anos, e toquei com a banda. Depois do teste, me deram o ok, eu estava dentro. Fui falar com Andre e perguntei se ele tinha certeza de que queria ter um garoto de 15 anos na banda, pois eu não sabia se conseguiria ligar com aquilo, pela idade, por nunca ter viajado em turnê", disse.
Andre estava bastante decidido e não voltou atrás. "Ele falou: 'eu acredito em você'. Foi o primeiro cara a me dar oportunidade de ser um músico profissional, tocar em uma banda propriamente dita, sem tocar covers, viver a música e a arte. Era um grande ser humano, um grande cara. Agora, ele é uma lenda", afirmou.
Assista à sessão de perguntas e respostas (em inglês, sem legendas):
Com Andre Matos, Eloy Casagrande gravou o álbum "Mentalize", de 2009. Já com o Gloria, ele tocou no disco "(Re)Nascido", lançado em 2012.
No já mencionado Iahweh, além de "Neblim", Eloy gravou o álbum "Deserto", em 2014. Com o Sepultura, já foram três trabalhos de estúdio: "The Mediator Between Head and Hands Must Be the Heart" (2013), "Machine Messiah" (2017) e "Quadra" (2020).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
O show do Guns N' Roses que foi rejeitado por Slash; "Eu me recuso a ver"
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
O integrante mais importante do Led Zeppelin, segundo Pete Townshend
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
5 músicas que todo(a) metaleiro(a) apaixonado(a) já enviou para a(o) cremosa(o)
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
Kiko Loureiro comenta a ocasião em que Andre Matos queria tirá-lo do Angra


