Van Halen: reunião com David Lee Roth teve início graças a Wolfgang, diz fotógrafo
Por Igor Miranda
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 06 de maio de 2020
O fotógrafo e filmmaker Andrew Bennett, que lançou recentemente o photobook "Eruption in the Canyon", falou em entrevista ao site Ultimate Classic Rock sobre um dos períodos em que acompanhou o Van Halen, em 2006. Parte disso é retratado no livro - ao todo, Bennett passou mais de 200 dias com a banda.
Durante a entrevista, Andrew Bennett revelou como foi chamado para trabalhar com o Van Halen naquele ano. "Eddie (Van Halen, guitarrista) me chamou e falou: 'chutei Michael Anthony (baixista) da banda e o substituí com meu filho, quero que você venha e filme isso'. Era para ser um dia, mas viraram três dias, depois um mês, aí meses. Eu registrei o primeiro ensaio com Wolfgang", afirmou.
O profissional contou que a primeira música tocada por Eddie, Wolfgang e o baterista Alex Van Halen juntos foi "Panama", do álbum "1984". "A expressão de Ed não tem preço. Ele está ali tocando com o irmão e o filho. Geralmente, Ed fica parado nos ensaios, mas em alguns dias ele estava tão empolgado com Wolf que fazia até alguns movimentos típicos de shows", disse.
Wolfgang Van Halen parecia muito preparado, segundo Andrew Bennett. "Vez ou outra, Ed dava algum conselho, mas eram bem poucos. A melhor parte foi poder ver que um garoto de 15 anos, que não conseguia nem dirigir um carro, havia acabado de aprender o catálogo do Van Halen e tocava, sem brincadeira, como se estivesse entediado. Não me entenda mal, ele estava feliz de estar ali, mas era como uma criança de férias... exceto que as férias dele eram: 'você se juntará ao Van Halen'", afirmou.
Eddie, por sua vez, não aliviou para Wolfgang só por ser o filho dele. "Eddie estava consciente de que Wolfgang precisava fazer tudo certo. Em alguns dias, ele pressionava Wolf, pedindo por mais músicas nos ensaios. Eddie tocava 'Eruption' e Wolfgang perguntava: 'preciso mesmo ficar aqui?'. E precisava, pois tinha que ficar na lateral, tocando apenas uma corda do baixo. Era incrível ter aquele garoto de 15 anos entediado enquanto o pai fazia um dos solos mais infames da história", disse.
O vocalista David Lee Roth ainda não estava na jogada. O cantor só retornou em 2007 - e Wolfgang teve influência nisso.
"Um dia, no fim de um ensaio, Wolfgang disse: 'pai, deveríamos ligar para Roth, perguntar se ele quer voltar e fazer uma turnê'. Eddie falou: 'claro, ligue para ele'. Wolfgang ficou nervoso, escreveu em uma folha de papel o que iria falar para Roth e deixou uma mensagem na secretária eletrônica: 'oi Dave, meu nome é Wolfgang Van Halen, sou o novo baixista do Van Halen e estamos tocando há algum tempo, queria saber se você quer vir aqui tocar conosco e talvez fazer uma turnê'", afirmou.
O resto é história. O Van Halen fez uma turnê de reunião em 2007 e seguiu com essa formação nos anos seguintes, gravando até mesmo um álbum de estúdio - "A Different Kind of Truth" (2012), o primeiro desde o criticado "Van Halen III" (1998).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps