08 de junho de 2020: Primeiro Dia Estadual do Heavy Metal no Paraná
Por André Molina
Postado em 05 de junho de 2020
Na próxima segunda-feira (08 de junho de 2020) completa-se o primeiro ano de morte do cantor, compositor e maestro brasileiro André Matos. Há um ano, o falecimento deste expoente do heavy metal mundial, que contribuiu de maneira significativa com a fundação de grupos brasileiros como Angra, Shaman e Viper, comoveu os fãs e admiradores do estilo.
Tal foi a comoção que inúmeros fãs assinaram um documento via internet pedindo que fosse criado o "Dia do Heavy Metal", a ser comemorado no dia 08 de junho, data da morte do cantor.
O que poderia ter sido só uma ideia ou homenagem se tornou realidade. Ao reconhecer o papel de André Matos não só no heavy metal brasileiro como também mundial, alguns estados apresentaram projetos de Lei para criar a data comemorativa. Nunca é demais recordar que a música do maestro chegou em países europeus, Estados Unidos, Japão, da América do Sul e outros.
No Paraná, por exemplo, o projeto já se tornou Lei. De autoria do deputado estadual Douglas Fabrício (CIDADANIA), a proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná e sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, já com o número 20175 e publicada no Diário Oficial no dia 08 de abril.
Com a Lei, o "Dia Estadual do Heavy Metal" poderá ser comemorado no Paraná pela primeira vez. Na justificativa do projeto, o estado reconhece a carreira vitoriosa de André Matos não só no Brasil como no exterior, levando a cultura nacional para os quatro cantos do mundo.
É oportuno que a tal data seja comemorada no Paraná por ser um estado com muitos adeptos do estilo. Além de abrigar inúmeras bandas e músicos do gênero, o estado é rota dos maiores shows de heavy metal e de rock do mundo. A Pedreira Paulo Leminski, localizada em Curitiba, já emprestou seu palco para shows históricos como AC/DC, Ramones e Sepultura, Iron Maiden, Kiss, Black Sabbath, Motorhead, Judas Priest, Scorpions, Whitesnake, Europe, Bon Jovi, Guns 'n' Roses, Alice In Chains, Pearl Jam e outras.
Algumas bandas internacionais já chegaram a gravar álbuns ao vivo na capital paranaense, como é o caso do Iron Maiden que registrou em 2008 a canção "The Clairvoyant" na Pedreira Paulo Leminski para o DVD "Flight 666" e o Nazareth, que gravou um show inteiro ao vivo para o DVD e CD, "Live In Brazil".
Vale ainda dizer que a cena não é composta somente de grandes shows em grandes espaços. A capital do Paraná apresenta inúmeros bares e espaços culturais em que as pessoas podem prestigiar um bom heavy metal e um bom hard rock. Casas como Crossroads, Hard Rock Cafe Curitiba, Blood, Claymore Highway, Sebas, Sheridans Pub, Tork 'n' Roll, Hangar Bar, Bom Scotch Bar e outras recebem diversas bandas e realizam festivais durante todo o ano.
Assim como o "Dia Internacional do Rock N Roll" que é comemorado em Curitiba no dia 13 de julho por diversos bares e casas noturnas, mobilizando os setores de gastronomia e turismo com inúmeros shows e eventos, o "Dia Estadual do Heavy Metal" também poderá ser mais uma importante data no calendário cultural do estado.
Apoios
Vale mencionar que para o "Dia Estadual do Heavy Metal" se tornar lei no Paraná foram necessários apoios e mobilização de fãs e admiradores do estilo. Após apresentar o projeto na Assembleia Legislativa em 2019, o deputado Douglas Fabrício participou das comemorações do "Dia Mundial do Rock" no Angra Friends, realizado no no dia 13 de julho de 2019 em São Paulo, a convite do então empresário Paulo Baron, do Angra e Shaman (ex-bandas do André Matos), onde conheceu o guitarrista Rafael Bittencourt (líder do Angra).
Na ocasião, o parlamentar recebeu apoio dos músicos e do empresário, que destacou a importância da iniciativa para valorização do rock e da cultura brasileira. Ao saber da iniciativa, o empresário Paulo Baron se tornou um importante aliado na divulgação e participação do projeto de Lei. Ele entende que é uma data de grande importância para comemorar o heavy metal no Brasil e na América do Sul.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026
A profecia da lendária sambista Clementina de Jesus sobre os Titãs
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"


All Metal Stars BR: Priester, Ardanuy e Bianchi anunciam turnê em homenagem a Andre Matos
Bruce Dickinson aponta a característica que havia em comum entre Andre Matos e Chris Cornell
Fabio Lione diz que convidou Andre Matos para shows com o Angra: "Ele deu uma condição"
Como ofensas sobre Andre Matos fizeram Hugo Mariutti pensar em encerrar carreira
O guitarrista brasileiro cuja morte abalou Rafael Bittencourt tanto quanto a de Andre Matos
Vegetarianismo: Nomes do Rock e do Metal que não comem carne
Viper: "'tiramos' o Bruce Dickinson (Andre) e colocamos o Paul Di'Anno (Pit)"


