Liam Gallagher: Por que o MTV Unplugged dele está fazendo tanto sucesso?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fabiano Fusaro
Enviar Correções  

E quando ninguém mais esperava muita coisa do cara, Liam Gallagher, ex vocalista do OASIS, emplacou uma marca histórica no mês de junho.

Metalhead: as mulheres mais sexys do Heavy Metal

Maridos traídos: Portnoy, Hagar, Osbourne, Waters e Di'Anno

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O seu mais novo álbum, o "Liam Gallagher - MTV Unplugged", estreou no topo das paradas britânicas, o que não chega a ser uma novidade pro cara, seus dois últimos álbuns solos, o "As You Were (2017)" e "Why Me? Why Not (2019)", fizeram o mesmo, mas o diferente, nesse caso, é que é a primeira vez que um show Unplugged consegue isso desde o álbum do NIRVANA em 1994. Uma marca de 26 anos!

Além disso o álbum vendeu 10 mil cópias em vinil na semana de estreia, o que também é um novo recorde.

O show foi gravado no ano passado no Hull City Hall, na cidade de Yorkshire e contou com um público devoto – ou como o próprio Liam classificou: "plateia bíblica" - o repertório foi uma mescla de poucas músicas do OASIS, com destaque pra "Stand By Me" e "Champagne Supernova" e outras dos dois álbuns solos do cantor, com destaque pra excelente "Once" do seu último álbum de estúdio.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O curioso é que o novo trabalho tem apenas dez músicas lançadas até agora – o que não é comum se tratando de uma gravação ao vivo (mas também.... o que é comum para Liam Gallagher?!?!)

A gravação ainda teve a participação do guitarrista dos tempos de OASIS Paul ‘Bonehead’ Arthurs e de uma orquestra. Além disso, o show é visualmente impecável – o teatro é lindo, clássico, a fotografia é espetacular e até a iluminação é digna de destaque.

Mas não é um disco com um apelo de músicas antigas do OASIS com alguns novos sucessos de carreira solo - e Liam parece querer deixar isso bem claro ao pincelar poucos – dos inúmeros – sucessos de sua antiga banda. Basicamente, não parece um trabalho para angariar público e sim para agradar aos fãs existentes.

Um detalhe que me incomodou um pouco foi a falta de uma bateria no show. Até entendo que era uma proposta diferente, arranjos elaborados, uma belíssima orquestra, mas não consigo aceitar a falta de uma bateria, definitivamente.

Mas essa não foi a primeira experiência do Liam com o formato Unplugged – ou foi?

O OASIS gravou o seu próprio acústico MTV em 1996 – no auge do sucesso da banda - mas o Liam não participou, segundo ele por conta de uma "dor de garganta". Pra contextualizar... o "MTV Unplugged" em 1996 podia ser considerado uma espécie de troféu "você chegou no auge". Naquele 23 de agosto de 1996 – no momento em que a banda entrou no palco no pequeno teatro com capacidade para pouco mais de três mil pessoas e recebeu o aplauso da plateia é que se descobriu que Liam não estaria com o resto da banda naquele show. Sendo assim... Noel Gallagher anunciou que o vocalista estava com dor de garganta e assumiu os vocais no show.

Só que a câmera da MTV, algumas vezes, flagrou Liam sentado ao lado de sua esposa, tranquilamente fumando e tomando cerveja e com a tradicional cara de debochado acompanhando e 'interagindo' como resto da banda no palco.... o que deixava a tese de "dor de garganta" ainda mais questionável.... até porque, horas antes, ele chegou a passar o som com o resto da banda, mas, segundo relatos da época, a aparência era clássica de ressaca e o vocalista não tinha a menor condição de aparecer na TV.

Dessa vez, Liam teve um comportamento bem diferente. Em uma declaração oficial, ele disse que se sentia "honrado por poder participar do lendário formato que é o MTV Unplugged".

Confira o video completo.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metalhead: as mulheres mais sexys do Heavy MetalMetalhead
As mulheres mais sexys do Heavy Metal

Maridos traídos: Portnoy, Hagar, Osbourne, Waters e Di'AnnoMaridos traídos
Portnoy, Hagar, Osbourne, Waters e Di'Anno


Sobre Fabiano Fusaro

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Cli336x280 CliIL Cli336x280 CliInline WhipDin