John Petrucci: ouça o álbum "Terminal Velocity", que tem reencontro com Mike Portnoy
Por Igor Miranda
Postado em 28 de agosto de 2020
O guitarrista John Petrucci liberou, nesta sexta-feira (28), seu novo álbum solo. O trabalho é intitulado "Terminal Velocity" e já está disponível nas plataformas de streaming - as edições físicas em CD e vinil serão lançadas em 30 de outubro.
John Petrucci - Mais Novidades
Ouça a seguir, via Spotify:
"Terminal Velocity" gerou expectativa nos fãs desde seu anúncio. O motivo é que o álbum traz o primeiro trabalho em estúdio do guitarrista junto de Mike Portnoy, baterista que tocou junto dele no Dream Theater até 2010.
Trata-se, ainda, do primeiro álbum solo de John Petrucci em 15 anos. O antecessor, "Suspended Animation", foi lançado originalmente em 2005.
Além de Portnoy, a formação traz Dave LaRue (Dixie Dregs, Flying Colors) no baixo. A capa é assinada por Sean Mosher-Smith, do Echo Designlab.
Como Mike Portnoy voltou a tocar com John Petrucci
Em recente bate-papo em vídeo com o fã-clube oficial do Dream Theater, John Petrucci disse que foi "incrível" ter Mike Portnoy no álbum. A declaração foi transcrita pelo site Blabbermouth.
"Dave LaRue tocou em meu primeiro disco solo, 'Suspended Animation' (2005), e excursionei com ele muitas vezes no G3, assim como Mike Portnoy no passado: trabalhamos juntos no G3, desde o meu primeiro, por volta de 2001. Ter Mike na bateria foi legal, uma grande experiência", afirmou.
O músico revelou, ainda, como nasceu a ideia de ter o ex-colega de Dream Theater, que não faz mais parte da banda desde 2010, na bateria do novo álbum solo. "Estávamos conversando muito e ele plantou a semente no meu ouvido. Eu contei para ele sobre os planos do novo álbum e ele falou que se eu precisasse de alguém, estaria disponível. Na minha cabeça, eu pensava: 'vou te levar nessa'", disse.
O material de "Terminal Velocity" já estava todo composto, inclusive com bateria eletrônica programada. "Também toquei baixo junto do engenheiro de som e tínhamos algumas músicas completas. Mike veio, aprendeu tudo, colocou o toque dele e fez um trabalho espetacular. Foi muito divertido me reunir musicalmente com ele e fazer isso juntos. Fizemos tudo em 6 dias. Novamente, ele fez um grande trabalho e a bateria soa incrível", contou John Petrucci.
A participação de Dave LaRue foi realizada de forma remota. A mixagem ficou a cargo de Andy Sneap, produtor bastante renomado no heavy metal que também excursionou como guitarrista do Judas Priest, substituindo Glenn Tipton, diagnosticado com Parkinson. "Andy é um produtor incrível, com um grande currículo. Ele mixou 'Firepower' (2018), o álbum mais recente do Judas Priest, e muitas outras coisas, como do Killswitch Engage, Arch Enemy e Machine Head. Ele é incrível. O álbum soa ótimo", disse o guitarrista.
E por que o álbum, apesar de ter demorado 15 anos para sair, está sendo lançado em meio à pandemia? "Originalmente, antes da pandemia, eu já planejava o álbum. O Dream Theater teria turnês adiante, mas teríamos momentos de meses livres no ano. E eu pensei: se não começar agora, não farei nunca. Daí, tudo fechou e os shows foram adiados. Acabei ficando com tempo. Logo depois que terminei a turnê mais recente do Dream Theater, comecei a trabalhar no álbum - dois meses direto, cinco dias por semana. Concluí em três meses", respondeu.
Mike Portnoy deixou o Dream Theater em 2010 após desentendimentos com os demais colegas. Com sua vaga ocupada por Mike Mangini, ele passou a integrar diversos projetos, como The Winery Dogs, Avenged Sevenfold (temporariamente), Twisted Sister (em breve tributo a AJ Pero), Sons of Apollo, Flying Colors, Transatlantic, entre outros.
Veja, a seguir, a capa e a tracklist de "Terminal Velocity":
01. Terminal Velocity
02. The Oddfather
03. Happy Song
04. Gemini
05. Out Of The Blue
06. Glassy-Eyed Zombies
07. The Way Things Fall
08. Snake In My Boot
09. Temple Of Circadia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
O músico que fez o lendário Carlos Santana se sentir musicalmente analfabeto
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire


Queensryche foi muito importante para o Dream Theater, segundo John Petrucci
Os discos de Ozzy Osbourne que fizeram a cabeça do jovem John Petrucci
Yngwie Malmsteen deixou o jovem John Petrucci impressionado
A opinião de John Petrucci, do Dream Theater, sobre Steve Vai e Joe Satriani
John Petrucci desperdiçou um dia criando música que ele já havia escrito


