John Petrucci: ouça o álbum "Terminal Velocity", que tem reencontro com Mike Portnoy

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda
Enviar Correções  

O guitarrista John Petrucci liberou, nesta sexta-feira (28), seu novo álbum solo. O trabalho é intitulado "Terminal Velocity" e já está disponível nas plataformas de streaming - as edições físicas em CD e vinil serão lançadas em 30 de outubro.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ouça a seguir, via Spotify:

"Terminal Velocity" gerou expectativa nos fãs desde seu anúncio. O motivo é que o álbum traz o primeiro trabalho em estúdio do guitarrista junto de Mike Portnoy, baterista que tocou junto dele no Dream Theater até 2010.

Trata-se, ainda, do primeiro álbum solo de John Petrucci em 15 anos. O antecessor, "Suspended Animation", foi lançado originalmente em 2005.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Além de Portnoy, a formação traz Dave LaRue (Dixie Dregs, Flying Colors) no baixo. A capa é assinada por Sean Mosher-Smith, do Echo Designlab.

Como Mike Portnoy voltou a tocar com John Petrucci

Em recente bate-papo em vídeo com o fã-clube oficial do Dream Theater, John Petrucci disse que foi "incrível" ter Mike Portnoy no álbum. A declaração foi transcrita pelo site Blabbermouth.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Dave LaRue tocou em meu primeiro disco solo, 'Suspended Animation' (2005), e excursionei com ele muitas vezes no G3, assim como Mike Portnoy no passado: trabalhamos juntos no G3, desde o meu primeiro, por volta de 2001. Ter Mike na bateria foi legal, uma grande experiência", afirmou.

O músico revelou, ainda, como nasceu a ideia de ter o ex-colega de Dream Theater, que não faz mais parte da banda desde 2010, na bateria do novo álbum solo. "Estávamos conversando muito e ele plantou a semente no meu ouvido. Eu contei para ele sobre os planos do novo álbum e ele falou que se eu precisasse de alguém, estaria disponível. Na minha cabeça, eu pensava: 'vou te levar nessa'", disse.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O material de "Terminal Velocity" já estava todo composto, inclusive com bateria eletrônica programada. "Também toquei baixo junto do engenheiro de som e tínhamos algumas músicas completas. Mike veio, aprendeu tudo, colocou o toque dele e fez um trabalho espetacular. Foi muito divertido me reunir musicalmente com ele e fazer isso juntos. Fizemos tudo em 6 dias. Novamente, ele fez um grande trabalho e a bateria soa incrível", contou John Petrucci.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A participação de Dave LaRue foi realizada de forma remota. A mixagem ficou a cargo de Andy Sneap, produtor bastante renomado no heavy metal que também excursionou como guitarrista do Judas Priest, substituindo Glenn Tipton, diagnosticado com Parkinson. "Andy é um produtor incrível, com um grande currículo. Ele mixou 'Firepower' (2018), o álbum mais recente do Judas Priest, e muitas outras coisas, como do Killswitch Engage, Arch Enemy e Machine Head. Ele é incrível. O álbum soa ótimo", disse o guitarrista.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E por que o álbum, apesar de ter demorado 15 anos para sair, está sendo lançado em meio à pandemia? "Originalmente, antes da pandemia, eu já planejava o álbum. O Dream Theater teria turnês adiante, mas teríamos momentos de meses livres no ano. E eu pensei: se não começar agora, não farei nunca. Daí, tudo fechou e os shows foram adiados. Acabei ficando com tempo. Logo depois que terminei a turnê mais recente do Dream Theater, comecei a trabalhar no álbum - dois meses direto, cinco dias por semana. Concluí em três meses", respondeu.

Mike Portnoy deixou o Dream Theater em 2010 após desentendimentos com os demais colegas. Com sua vaga ocupada por Mike Mangini, ele passou a integrar diversos projetos, como The Winery Dogs, Avenged Sevenfold (temporariamente), Twisted Sister (em breve tributo a AJ Pero), Sons of Apollo, Flying Colors, Transatlantic, entre outros.

Veja, a seguir, a capa e a tracklist de "Terminal Velocity":

01. Terminal Velocity
02. The Oddfather
03. Happy Song
04. Gemini
05. Out Of The Blue
06. Glassy-Eyed Zombies
07. The Way Things Fall
08. Snake In My Boot
09. Temple Of Circadia

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Heavy Metal: 5 músicos que não são metaleiros mas amam o estiloHeavy Metal
5 músicos que não são metaleiros mas amam o estilo

Tatuagens: Homenagens à banda Iron Maiden na pele dos fãsTatuagens
Homenagens à banda Iron Maiden na pele dos fãs


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

WhiFin GooAdHor Goo336 Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 Goo336