Por que o Iron Maiden quase não toca "Stranger in a Strange Land" nos shows?
Por Igor Miranda
Fonte: Eonmusic
Postado em 19 de agosto de 2020
A música "Stranger in a Strange Land" é um daqueles "clássicos obscuros" na trajetória do Iron Maiden. A música, presente no álbum "Somewhere in Time" (1986), é adorada por vários fãs, mas não é tão tocada nos shows quanto muitos esperam.
De acordo com o site Setlist.fm, "Stranger in a Strange Land" foi tocada 156 vezes pelo Iron Maiden até hoje - quase todas entre 1986 e 1987, na turnê que divulgava "Somewhere in Time". Depois disso, a canção foi lembrada em apenas cinco oportunidades, em apresentações no ano de 1999. E nunca mais.
Essa informação é curiosa não só pelo apreço que muitos fãs têm pela música em questão, como, também, pelo próprio Maiden tê-la divulgado na época como um dos carros-chefe de "Somewhere in Time". Além de estar presente em diversos shows daquela época, a faixa foi lançada como single no fim de 1986 e ganhou um videoclipe.
Por que o Maiden deixou de tocar a canção nos shows? Em entrevista ao Eonmusic, o guitarrista Adrian Smith, que foi o compositor da faixa, tentou buscar uma explicação para isso. Ele também revelou como surgiu a ideia de criá-la.
O entrevistador cita, inicialmente, que "Stranger in a Strange Land" traz um dos solos mais icônicos de Adrian Smith. A música é discutida com detalhes no novo livro do guitarrista, "Monsters of River & Rock", que será lançado no exterior em setembro.
"Costumávamos ensaiar em Channel Island, Nova Jersey, e eu estava indo fazer um tratamento de canal. Estava a caminho e meu rosto doía muito. Chovia muito. Eu olhei para o mar na janela do táxi e o riff da música simplesmente apareceu. Eu mal podia esperar até voltar ao hotel", afirmou, de início, sobre como a ideia para a canção surgiu.
Smith ficou satisfeito com o resultado final da música, pois foi a primeira em que ele conseguiu fazer algo em especial. "Gosto de sentir as coisas e ter espaço para tocar em uma melodia. Essa foi provavelmente a primeira canção do Maiden que eu pude fazer isso, pois várias outras até então eram bem rápidas, agressivas e pesadas, mas essa me deu espaço para ser mais melódico", disse.
O músico revelou que gostaria de voltar a tocar "Stranger in a Strange Land" ao vivo, mas explicou por que a música não é priorizada nos shows. "É difícil tocá-la ao vivo a menos que a gente a toque bem rápido, ou a gente faça bem devagar, de forma dramática. [...] O ritmo é crucial nessa música. Aceleramos muitas de nossas músicas e na maior parte das vezes, fica até mais empolgante, mas com essa música, essa energia... às vezes não dá para tocar nos shows, sabe?", comentou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"

Iron Maiden: Conheça todos os detalhes da capa de Somewhere In Time
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith
Adrian Smith destaca passagens curiosas do livro "Infinite Dreams", do Iron Maiden
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
O pior álbum da carreira solo de Bruce Dickinson, segundo a Metal Hammer
Documentário "Di'Anno: Iron Maiden's Lost Singer" ganha distribuição oficial
Playlist - 100 hinos do heavy metal lançados na década de 1980
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson não curte: "Parece um saco de bosta"
O ícone do Metal que foi rejeitado no início e montou uma das maiores bandas da história


