Por que o Iron Maiden quase não toca "Stranger in a Strange Land" nos shows?
Por Igor Miranda
Fonte: Eonmusic
Postado em 19 de agosto de 2020
A música "Stranger in a Strange Land" é um daqueles "clássicos obscuros" na trajetória do Iron Maiden. A música, presente no álbum "Somewhere in Time" (1986), é adorada por vários fãs, mas não é tão tocada nos shows quanto muitos esperam.
De acordo com o site Setlist.fm, "Stranger in a Strange Land" foi tocada 156 vezes pelo Iron Maiden até hoje - quase todas entre 1986 e 1987, na turnê que divulgava "Somewhere in Time". Depois disso, a canção foi lembrada em apenas cinco oportunidades, em apresentações no ano de 1999. E nunca mais.
Essa informação é curiosa não só pelo apreço que muitos fãs têm pela música em questão, como, também, pelo próprio Maiden tê-la divulgado na época como um dos carros-chefe de "Somewhere in Time". Além de estar presente em diversos shows daquela época, a faixa foi lançada como single no fim de 1986 e ganhou um videoclipe.
Por que o Maiden deixou de tocar a canção nos shows? Em entrevista ao Eonmusic, o guitarrista Adrian Smith, que foi o compositor da faixa, tentou buscar uma explicação para isso. Ele também revelou como surgiu a ideia de criá-la.
O entrevistador cita, inicialmente, que "Stranger in a Strange Land" traz um dos solos mais icônicos de Adrian Smith. A música é discutida com detalhes no novo livro do guitarrista, "Monsters of River & Rock", que será lançado no exterior em setembro.
"Costumávamos ensaiar em Channel Island, Nova Jersey, e eu estava indo fazer um tratamento de canal. Estava a caminho e meu rosto doía muito. Chovia muito. Eu olhei para o mar na janela do táxi e o riff da música simplesmente apareceu. Eu mal podia esperar até voltar ao hotel", afirmou, de início, sobre como a ideia para a canção surgiu.
Smith ficou satisfeito com o resultado final da música, pois foi a primeira em que ele conseguiu fazer algo em especial. "Gosto de sentir as coisas e ter espaço para tocar em uma melodia. Essa foi provavelmente a primeira canção do Maiden que eu pude fazer isso, pois várias outras até então eram bem rápidas, agressivas e pesadas, mas essa me deu espaço para ser mais melódico", disse.
O músico revelou que gostaria de voltar a tocar "Stranger in a Strange Land" ao vivo, mas explicou por que a música não é priorizada nos shows. "É difícil tocá-la ao vivo a menos que a gente a toque bem rápido, ou a gente faça bem devagar, de forma dramática. [...] O ritmo é crucial nessa música. Aceleramos muitas de nossas músicas e na maior parte das vezes, fica até mais empolgante, mas com essa música, essa energia... às vezes não dá para tocar nos shows, sabe?", comentou.
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
Por que Lemmy Kilmister não gostava de "Ace of Spades", música mais famosa do Motörhead
O álbum dos anos setenta que Slash disse ter marcado "o fim do rock como nós conhecíamos"
Seis anos após último show com o Aerosmith, baterista Joey Kramer reaparece
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Silenoz diz que ex-membros "pegaram carona" no nome do Dimmu Borgir
Os 10 melhores discos de heavy metal dos anos 2000, em lista da Louder
Bruce Dickinson lamenta ter perdido "metade da vida" dos filhos
O "absurdo" que atribuem ao Led Zeppelin, na opinião de Paul Stanley
Roberta Medina fala sobre cobrança por mais rock no Rock in Rio
Jorn Lande aparece cantando na CazéTV e narrador brinca: "É o Ovelha norueguês!"

Iron Maiden: Conheça todos os detalhes da capa de Somewhere In Time
Iron Maiden confirma que irá filmar show do Edd Fest, em Londres
O disco do Metallica que perdeu para o Iron Maiden em votação de melhor álbum de metal
A pior música de "Powerslave", do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
Qual seria a melhor música de cada álbum do Iron Maiden?
A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
O cantor de prog metal que foi cotado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden em 1993
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
O show em que o Iron Maiden tocou Van Halen, de acordo com Adrian Smith
Iron Maiden e a decisão de Vladimir Putin que arruinou o título de uma canção clássica
Bruce Dickinson: quinze álbuns fodões que todo mundo tem que ouvir


