Por que o Iron Maiden quase não toca "Stranger in a Strange Land" nos shows?
Por Igor Miranda
Fonte: Eonmusic
Postado em 19 de agosto de 2020
A música "Stranger in a Strange Land" é um daqueles "clássicos obscuros" na trajetória do Iron Maiden. A música, presente no álbum "Somewhere in Time" (1986), é adorada por vários fãs, mas não é tão tocada nos shows quanto muitos esperam.
De acordo com o site Setlist.fm, "Stranger in a Strange Land" foi tocada 156 vezes pelo Iron Maiden até hoje - quase todas entre 1986 e 1987, na turnê que divulgava "Somewhere in Time". Depois disso, a canção foi lembrada em apenas cinco oportunidades, em apresentações no ano de 1999. E nunca mais.
Essa informação é curiosa não só pelo apreço que muitos fãs têm pela música em questão, como, também, pelo próprio Maiden tê-la divulgado na época como um dos carros-chefe de "Somewhere in Time". Além de estar presente em diversos shows daquela época, a faixa foi lançada como single no fim de 1986 e ganhou um videoclipe.
Por que o Maiden deixou de tocar a canção nos shows? Em entrevista ao Eonmusic, o guitarrista Adrian Smith, que foi o compositor da faixa, tentou buscar uma explicação para isso. Ele também revelou como surgiu a ideia de criá-la.
O entrevistador cita, inicialmente, que "Stranger in a Strange Land" traz um dos solos mais icônicos de Adrian Smith. A música é discutida com detalhes no novo livro do guitarrista, "Monsters of River & Rock", que será lançado no exterior em setembro.
"Costumávamos ensaiar em Channel Island, Nova Jersey, e eu estava indo fazer um tratamento de canal. Estava a caminho e meu rosto doía muito. Chovia muito. Eu olhei para o mar na janela do táxi e o riff da música simplesmente apareceu. Eu mal podia esperar até voltar ao hotel", afirmou, de início, sobre como a ideia para a canção surgiu.
Smith ficou satisfeito com o resultado final da música, pois foi a primeira em que ele conseguiu fazer algo em especial. "Gosto de sentir as coisas e ter espaço para tocar em uma melodia. Essa foi provavelmente a primeira canção do Maiden que eu pude fazer isso, pois várias outras até então eram bem rápidas, agressivas e pesadas, mas essa me deu espaço para ser mais melódico", disse.
O músico revelou que gostaria de voltar a tocar "Stranger in a Strange Land" ao vivo, mas explicou por que a música não é priorizada nos shows. "É difícil tocá-la ao vivo a menos que a gente a toque bem rápido, ou a gente faça bem devagar, de forma dramática. [...] O ritmo é crucial nessa música. Aceleramos muitas de nossas músicas e na maior parte das vezes, fica até mais empolgante, mas com essa música, essa energia... às vezes não dá para tocar nos shows, sabe?", comentou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
Adrian Smith fala sobre teste que fez para entrar no Def Leppard
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
Unto Others anuncia primeiro show no Brasil para 2026
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"
Iron Maiden: Conheça todos os detalhes da capa de Somewhere In Time
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
As 10 turnês de rock mais lucrativas de 2025
Como Jimi Hendrix levou o Iron Maiden a sonhar em ter seu próprio avião
Adrian Smith se diz triste pela aposentadoria de David Coverdale, mas reconhece que era o momento
Classic Rock divulga lista das 50 maiores bandas de Rock de todos os tempos
A canção clássica do Iron Maiden que alguns fãs consideram "fraca" mas está sempre presente


