Rede Rock Brasil: Uma rádio independente em construção
Por João Carlos Santana
Postado em 06 de agosto de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Já está no ar na internet a rádio Rede Rock Brasil com a proposta de tocar o melhor do rock nacional. A curadoria é do jornalista João Carlos Santana (Johhny) que sempre atuou com música desde os anos 1980.
"Tudo começou quando fazia uma pesquisa para divulgar uma das entrevistas que faço para o programa Rede Rock, no ar desde dezembro 2019. Então, como são mais de 30 anos de conhecimento acumulados, senti que uma rádio com programação formatada para resgatar o trabalho das bandas do passado e do presente, incluindo os novos grupos e lançamentos ao mesmo tempo que seria algo novo no sentido de oferecer aos fãs do rock nacional momentos para relaxar ou mesmo para servir de trilha sonora em temos de home office".
Mas qual é o rock que estou me referindo?
Bom, na verdade é uma mescla de rocks radiofônicos, bandas novas de diversos estilos do rock nacional com pitadas de brasilidade.
Ainda não temos programas segmentados de punk rock ou metal, por exemplo, mas isso só uma questão de tempo para entrar na programação.
O projeto Rede Rock Brasil também tem mais dois públicos que podem ser atingidos com a iniciativa.
Um deles, é o segmento que chamo de ‘apoiadores do rock nacional’ formado por pequenos empreendedores, donos de bares ou lojas que de alguma maneira são incentivadores, abrem espaço e promovem a música em sua região. Esse braço da proposta ainda está muito no início, mas já pode ser conferido no portal.
E, finalmente, além dos fãs e apoiadores, acredito que o músico tenha interesse em divulgar seu trabalho por meio de um veículo exclusivo. É claro que o projeto também é uma homenagem aos músicos
Os desafios para um trabalho como este são enormes. Acho que o principal é o fato do brasileiro não ter o hábito de ouvir web radio e rock nacional com frequência, já que uma grande parte da população há tempos, perdeu a sintonia com as novidades e lançamentos com o foco da mídia em outros segmentos mais populares. Alem disso, existem os que ouvem só um estilo e se auto limitam em ter acesso a outros estilos.
Por isso, não temos foco ‘apenas’ na música. Abrimos campanhas em sintonia com o nosso século. Violência contra a mulher, meio ambiente, incentivo à agricultura familiar, respeito à diversidade, acessibilidade de deficientes e inclusão social são alguns exemplos de conteúdos que estamos trabalhando. Informações sobre tecnologia, séries, games e investimentos também estão entrando em nossa grade.
Por enquanto, os destaques da programação é o programa Rede Rock que apresenta entrevistas exclusivas, lançamentos e especiais como a série " Top 20 dos discos mais importantes do rock nacional" (sáb e dom, 19h), "Energia Rede Rock" meia hora com as músicas mais pesadas da programação (todos os dias, 12h, 15h, 18h e 21h), Clássicos 60,70,80 e 90 espalhados na programação, Festa Rock (sáb e dom, 23h) e vem muito mais por aí.
Finalmente, na programação você ainda pode ouvir depoimentos exclusivos de músicos como Gabriel Thomaz (Autoramas), Lee Marcucci (Rádio Táxi, Tutti-Frutti), Guto Goffi (Barão Vermelho), João Barone (Paralamas), Júlia Barth (Replicantes, Cine Baltimore), Érika Martins (ex-Penélope), Vinny e muitos outros.
Acredito que a diversidade do rock nacional reunida em nossa playlist pode ajudar a diminuir preconceitos, assim todos podem ganhar e colher os frutos de uma união que ainda não existe quando o assunto é o rock produzido no Brasil.
Outra característica da personalidade da rádio é a presença feminina e não poderia ser diferente já que existem muitas bandas formadas por mulheres pelo país.
Se vc quiser conferir a programação da rádio Rede Rock Brasil é só acessar rederockbrasil.net.
Todos estão convidados, aproveitem sem moderação e não deixem de ajudar a divulgar e opinar para melhorar cada vez mais a nossa proposta [email protected].
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
Megadeth divulga "Puppet Parade", mais uma faixa de seu novo (e último) disco
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt


LGBT: confira alguns músicos que não são heterossexuais
A banda brasileira que "mudou o jogo para sempre", segundo Dave Grohl do Foo Fighters
The Simpsons: 10 melhores aparições de roqueiros no desenho
A opinião de Renato Russo sobre o fato de o Sepultura cantar em inglês
Iron Maiden: o equipamento de palco da World Slavery Tour
Noisecreep: os 10 clipes mais assustadores do heavy metal


