John Finberg: Angra, Nightwish e outras bandas rompem com agente acusado de assédio
Por Igor Miranda
Postado em 29 de setembro de 2020
O agente de shows e turnês John Finberg, dono da empresa americana First Row Talent, foi acusado de assédio e abuso sexual, racismo e bullying, entre outros, por fontes ouvidas pelo site MetalSucks. Após as alegações serem publicadas, bandas como Nightwish, Angra, Delain, Amorphis e mais anunciaram que romperam com o booker de apresentações, que também já trabalhou com Overkill, Sonata Arctica, The Agonist, Epica e Suffocation, entre outros.
Em um longo artigo, diversas pessoas, algumas delas identificadas, fazem acusações contra John Finberg. Ele ainda não se manifestou sobre as alegações.
Uma cantora de identidade preservada (nome fictício "Rachel") revelou que foi assediada pelo agente quando o conheceu nos bastidores de um show e pediu ajuda para alavancar sua banda.
"Ele começou a colocar as mãos nas minhas calças e eu falei 'não'. Ele disse que eu devia esse favor a ele e que eu estava pedindo por isso desde que cheguei no lugar", disse ela, que revelou ter se esquivado de um beijo e fugido do local. Em contato posterior, pela internet, o agente teria dito que colocaria a banda dela em uma "lista negra", garantindo que nunca mais faria turnês nos Estados Unidos.
Shawn Carrano, empresário que já trabalhou com Polyphia e Whitechapel, afirmou que se recusa a trabalhar com bandas ligadas a John Finberg. "Trabalhei com ele no passado. Se não fizesse as coisas do jeito dele, ele surtava e gritava, falava todo tipo de bobagem. Dizia que viajaria até minha cidade e me mataria", declarou.
Steph Mellul, da Continental Touring, alega ter sido alvo de ofensas racistas por parte de Finberg. Já Danny Marino, guitarrista do The Agonist, diz que o comportamento profissional do agente envolvia afrontas pessoais. "Se a gente não aceitava o que ele sugeria, éramos ingratos. Ele fazia alguma rota insana, onde iríamos dirigir mil quilômetros entre vários shows, de van, no inverno, pelas Rocky Mountains. Se havia alguma pergunta sobre nossa segurança, ele dizia: 'vá se f*der, vou dar turnês para outras bandas, que tal nunca mais marcar um show seu de novo?'", comentou.
Marino contou que a ameaça de incluir sua banda em uma "lista negra" de turnês dos Estados Unidos também foi feita a ele. "Ele mandou e-mails a todos da Century Media (gravadora) dizendo que se continuassem a trabalhar com o The Agonist, não marcaria shows para nenhuma banda da gravadora. Steve John era nosso A&R na época e ele era tranquilo. Apenas disse: 'não ligue para o Finberg, a Century Media não vai te demitir... infelizmente, você conheceu o lado ruim dele'", afirmou.
O MetalSucks também teve acesso a capturas de tela de e-mail que mostram John Finberg praticando bullying contra Nature Ganganbaigal, frontman da banda de folk metal Tengger Cavalry. O músico sofria de depressão e doenças mentais e cometeu suicídio em 2019.
Meses antes, em julho de 2018, Finberg enviou uma mensagem o chamando de idiota por encaminhar um e-mail errado a ele. Ganganbaigal rebateu as ofensas, mandando John "cair fora", e leu, em resposta: "Só vou embora se você prometer se matar".
Diversas outras acusações podem ser conferidas na reportagem do MetalSucks, em inglês.
Diante disso, algumas bandas já se pronunciaram para anunciar que cortaram relações com John Finberg e sua empresa. O Nightwish, por exemplo, publicou: "O Nightwish parou de empregar o sr. Finberg e encerrou contato com ele e sua empresa".
O Angra, por sua vez, comunicou: "O Angra não aceita nenhuma forma de assédio, bullying, racismo ou sexismo. Diante das recentes alegações contra John Finberg da First Row Talent e baseado em nossa experiência própria trabalhando com ele no passado, encerramos todos os contatos com o sr. Finberg. First Row Talent não representa o Angra nos Estados Unidos ou qualquer outro território".
Já o Sonata Arctica condenou "todas as formas de assédio, bullying e abuso" e afirmou que não trabalha mais com John Finberg desde janeiro de 2020.
O Amorphis também condenou "todo tipo de bullying, abuso e racismo" e anunciou: "John Finberg não representa o Amorphis nos Estados Unidos, Canadá ou qualquer outro território".
Em mensagem de tom semelhante, o Delain afirmou que não trabalha com John Finberg desde a turnê mais recente nos Estados Unidos, em 2019.
O Amaranthe declarou que tinha uma turnê marcada com Finberg e a First Row Talent, mas que será realizada sob outra empresa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Sepultura anuncia título do último EP da carreira
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A melhor música de cada disco do Megadeth, de acordo com o Loudwire
Por que "Mob Rules" é melhor do que "Heaven and Hell", segundo Jessica Falchi
Dave Mustaine explica por que não se interessa por bandas atuais de heavy metal
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor


Luis Mariutti anuncia seu próprio podcast e Rafael Bittencourt é o primeiro convidado
Principal reclamação de Fabio Lione sobre Angra faz sentido? Especialista em Angraverso opina
O hit do Angra cujo título é confundido por falantes de inglês com couve de Bruxelas
Fabio Lione não gosta do Wacken Open Air; "O lugar é frio, é feio"
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
A ligação profunda de Aquiles Priester com "Somewhere in Time", do Iron Maiden
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
O impagável apelido que Andre Matos deu a Luis Mariutti por sua pontualidade
Kiko Loureiro diz que foi idiota tocar no Rock in Rio com Angra e quase perder filha nascer


