John Finberg: Angra, Nightwish e outras bandas rompem com agente acusado de assédio
Por Igor Miranda
Postado em 29 de setembro de 2020
O agente de shows e turnês John Finberg, dono da empresa americana First Row Talent, foi acusado de assédio e abuso sexual, racismo e bullying, entre outros, por fontes ouvidas pelo site MetalSucks. Após as alegações serem publicadas, bandas como Nightwish, Angra, Delain, Amorphis e mais anunciaram que romperam com o booker de apresentações, que também já trabalhou com Overkill, Sonata Arctica, The Agonist, Epica e Suffocation, entre outros.
Em um longo artigo, diversas pessoas, algumas delas identificadas, fazem acusações contra John Finberg. Ele ainda não se manifestou sobre as alegações.
Uma cantora de identidade preservada (nome fictício "Rachel") revelou que foi assediada pelo agente quando o conheceu nos bastidores de um show e pediu ajuda para alavancar sua banda.
"Ele começou a colocar as mãos nas minhas calças e eu falei 'não'. Ele disse que eu devia esse favor a ele e que eu estava pedindo por isso desde que cheguei no lugar", disse ela, que revelou ter se esquivado de um beijo e fugido do local. Em contato posterior, pela internet, o agente teria dito que colocaria a banda dela em uma "lista negra", garantindo que nunca mais faria turnês nos Estados Unidos.
Shawn Carrano, empresário que já trabalhou com Polyphia e Whitechapel, afirmou que se recusa a trabalhar com bandas ligadas a John Finberg. "Trabalhei com ele no passado. Se não fizesse as coisas do jeito dele, ele surtava e gritava, falava todo tipo de bobagem. Dizia que viajaria até minha cidade e me mataria", declarou.
Steph Mellul, da Continental Touring, alega ter sido alvo de ofensas racistas por parte de Finberg. Já Danny Marino, guitarrista do The Agonist, diz que o comportamento profissional do agente envolvia afrontas pessoais. "Se a gente não aceitava o que ele sugeria, éramos ingratos. Ele fazia alguma rota insana, onde iríamos dirigir mil quilômetros entre vários shows, de van, no inverno, pelas Rocky Mountains. Se havia alguma pergunta sobre nossa segurança, ele dizia: 'vá se f*der, vou dar turnês para outras bandas, que tal nunca mais marcar um show seu de novo?'", comentou.
Marino contou que a ameaça de incluir sua banda em uma "lista negra" de turnês dos Estados Unidos também foi feita a ele. "Ele mandou e-mails a todos da Century Media (gravadora) dizendo que se continuassem a trabalhar com o The Agonist, não marcaria shows para nenhuma banda da gravadora. Steve John era nosso A&R na época e ele era tranquilo. Apenas disse: 'não ligue para o Finberg, a Century Media não vai te demitir... infelizmente, você conheceu o lado ruim dele'", afirmou.
O MetalSucks também teve acesso a capturas de tela de e-mail que mostram John Finberg praticando bullying contra Nature Ganganbaigal, frontman da banda de folk metal Tengger Cavalry. O músico sofria de depressão e doenças mentais e cometeu suicídio em 2019.
Meses antes, em julho de 2018, Finberg enviou uma mensagem o chamando de idiota por encaminhar um e-mail errado a ele. Ganganbaigal rebateu as ofensas, mandando John "cair fora", e leu, em resposta: "Só vou embora se você prometer se matar".
Diversas outras acusações podem ser conferidas na reportagem do MetalSucks, em inglês.
Diante disso, algumas bandas já se pronunciaram para anunciar que cortaram relações com John Finberg e sua empresa. O Nightwish, por exemplo, publicou: "O Nightwish parou de empregar o sr. Finberg e encerrou contato com ele e sua empresa".
O Angra, por sua vez, comunicou: "O Angra não aceita nenhuma forma de assédio, bullying, racismo ou sexismo. Diante das recentes alegações contra John Finberg da First Row Talent e baseado em nossa experiência própria trabalhando com ele no passado, encerramos todos os contatos com o sr. Finberg. First Row Talent não representa o Angra nos Estados Unidos ou qualquer outro território".
Já o Sonata Arctica condenou "todas as formas de assédio, bullying e abuso" e afirmou que não trabalha mais com John Finberg desde janeiro de 2020.
O Amorphis também condenou "todo tipo de bullying, abuso e racismo" e anunciou: "John Finberg não representa o Amorphis nos Estados Unidos, Canadá ou qualquer outro território".
Em mensagem de tom semelhante, o Delain afirmou que não trabalha com John Finberg desde a turnê mais recente nos Estados Unidos, em 2019.
O Amaranthe declarou que tinha uma turnê marcada com Finberg e a First Row Talent, mas que será realizada sob outra empresa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
A pior faixa de "Reign in Blood", do Slayer, segundo a Metal Hammer
A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
A música dos Stones dos 60s que Mick Jagger considera uma fórmula perfeita de sucesso pop
As melhores músicas de rock e metal para Ronnie James Dio
A banda "ridícula" que Rick Rubin achou que jamais faria sucesso, mas ele estava errado
Rob Halford encontrou a fé depois que parou de beber e usar drogas
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
5 clássicos do thrash metal cujas letras envelheceram muito mal
O hit de Cazuza que letra do refrão original era "forte demais" e ele concordou em alterar
A famosa canção que marcou o começo do fim dos Beatles
Escritor publica foto da mulher que inspirou "Whole Lotta Rosie", clássico do AC/DC


A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
A opinião de Luis Mariutti sobre a turnê de despedida do Sepultura
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
A condição de Rafael Bittencourt para que Edu Falaschi seja convidado no Amplifica
Cinco países com muita tradição no mundo do heavy metal



