Nervosa: o detalhe que fez a banda decolar no início, na visão de Marcello Pompeu
Por Igor Miranda
Fonte: Colisão Podcast
Postado em 22 de junho de 2021
Marcello Pompeu, vocalista do Korzus e produtor musical, refletiu sobre os primeiros passos da Nervosa em entrevista ao Colisão Podcast. O músico produziu a primeira demo da banda, "2012" (2012), além do álbum de estreia, "Victim of Yourself" (2014).
Antes de se consolidar com a guitarrista Prika Amaral, a vocalista e baixista Fernanda Lira e a baterista Fernanda Terra, a Nervosa teve uma série de integrantes e formatos. No início, de acordo com Pompeu, a banda chegou a atuar como quarteto, tendo uma segunda guitarrista - Karen Ramos, hoje integrante do Volkana.
O frontman do Korzus disse que conheceu a Nervosa antes mesmo da chegada de Fernanda Lira - a banda foi fundada em 2010 e a frontwoman entrou em 2011. Ele chegou a ser convidado para produzir as primeiras músicas do grupo, mas sugeriu que elas ainda não investissem em estúdio.
"A Fernanda (Lira) foi quem me apresentou a banda, mas tive contato antes com a Fernanda Terra e com a Prika, quando ainda era outra baixista e outra cantora. Do papo que elas me contaram, falei: 'não vamos gravar agora, não gasta dinheiro agora com estúdio'. A vocalista, cada vez que ia ensaiar, cantava a mesma música com uma voz diferente", disse.
Algum tempo depois, Marcello Pompeu voltou a ter contato com a Nervosa - agora, por intermédio de Fernanda Lira. "Fui ver a Nervosa de novo quando a Fernanda Lira estava na banda. Ela me entrevistou para o Whiplash e me mostrou um vídeo delas na Expomusic", declarou.
Embora o vídeo apresentado não trouxesse a banda nas melhores condições, o produtor disse ter enxergado potencial no projeto. "Estava tudo zoado, era um quarteto, uma confusão, o som do vídeo não estava bom... mas eu bati o olho e aí vem o produtor: senti a levada e as vi com outras roupas, coisas diferentes. Olhei e perguntei se elas já tinham produtor. Ela respondeu: 'Pompssss...' Falei que achava que aquela banda já havia vindo aqui, a Fernanda Terra e a Prika, então sugeri que desse um toque para elas, pois agora me interessava. Na outra semana, me procuraram", contou.
Pompeu trabalhou junto da banda na pré-produção de suas primeiras músicas, mas orientou que a formação tivesse apenas uma guitarrista. Para ele, foi a redução na formação, apostando em uma guitarra só, que fez a banda decolar.
"Elas escolheram as músicas que iriam gravar, fizemos uma pré-produção onde mexemos em todas as músicas - tiramos as coisas que eram demais, que não se executava bem. Limamos a segunda guitarrista - eu que basicamente limei. Não quero comentar esse caso. Mas foi por isso que elas resolveram ficar em trio", declarou.
Por fim, ele concluiu: "Hoje, elas não são mais trio, pois viraram duas bandas, tudo quarteto, mas agora tem um porquê. É uma banda estabilizada, com história, montou um estilo. A Fernanda com a Crypta também tem todo o cartaz artístico que ela fez com o Nervosa, o que dá possibilidade de buscar voos maiores. Hoje, beleza, mas naquela época, com certeza, se tivesse a outra menina na banda e fosse forçado a trabalhar com ela, não iria dar o impacto. Era uma âncora que a banda não iria sair do lugar. Falei para elas tirarem a menina, porque iria puxar a âncora, aí o barco vai".
O trecho da entrevista em que Marcello Pompeu fala sobre a Nervosa pode ser assistido a seguir.
A entrevista completa está disponível abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angra celebra trajetória do Sepultura e seu legado no metal
Geezer Butler permaneceu junto de Ronnie James Dio nos últimos dias de vida do vocalista
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
Ricardo Confessori revê seu papel no Angra: "Muito cacique para pouco índio"
Opeth estreia em Curitiba com death metal, "stand-up" e piada sobre o Sepultura
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
A música que fez Dave Grohl machucar a mão tentando tocar; "Como é que esses caras conseguem?"
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Fabio Lione levou para a cidade de Goiânia sua Epic Tales Tour Part II
O músico que tinha a maior banda da história abrindo seus shows, e trocou de lugar com eles
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
O "álbum menor" do Deep Purple que conquistou Vivian Campbell por sua mistura inusitada
Namorada de Vince Neil é presa sob acusação de agressão ao vocalista do Mötley Crüe
Ex-AC/DC diz que Pink Floyd não teria chegado a lugar nenhum sem famoso integrante


Matanza Ritual anuncia festival na Audio, em São Paulo, no dia 1º de maio de 2027
Shows da Nervosa são cancelados por conta da saúde de Prika Amaral
A lembrança do Facebook de 2011 sobre Nervosa que surgiu para Fernanda Lira e emocionou
Resenha de Show: Nervosa, Bloodskin e Leprosy em Goiânia
Por que a Crypta nunca fez cover da Nervosa, segundo Luana Dametto
Quinze bandas brasileiras de Rock e Metal com mulheres na formação que merecem sua atenção
Prika Amaral comenta desafios de cantar na Nervosa e revela que recebeu ajuda de cantora


