Foo Fighters: som da banda mudou pois não dá para repetir The Pretender, diz Grohl
Por Igor Miranda
Postado em 16 de novembro de 2020
Não é de hoje que o Foo Fighters vem mudando sua sonoridade. Entretanto, muitos fãs estranharam o direcionamento da música "Shame Shame", liberada como o primeiro single do próximo álbum, "Medicine at Midnight" - e o frontman Dave Grohl tem uma boa explicação para isso.
Em entrevista à rádio WMMR, com transcrição do Ultimate Guitar, Grohl reforçou que a sonoridade de "Medicine at Midnight" será dançante e contou por que o Foo Fighters tem mudado sua pegada ao longo dos últimos anos. O músico destacou que não tem interesse em repetir os hits do passado, como "The Pretender", "Best of You" e "Learn to Fly".
"Em vez de apenas fazer o mesmo disco repetidamente... ao longo dos anos, meio que nos aprofundamos no estilo mais acústico e suave, mas também fomos para o punk rock insano e barulhento, além de termos feito músicas chiclete de três ou quatro minutos", comentou, inicialmente.
Na sequência, Dave Grohl disse que os álbuns mais dançantes de David Bowie e Rolling Stones inspiraram a criação de "Medicine at Midnight". "Todos crescemos amando David Bowie e os Stones. Amo funk e disco music. Como baterista, adoro um bom groove. É o tipo de coisa que eu realmente curto. Nunca entramos nesse território, mas em vez de fazer um álbum funk rock estranho, fizemos um trabalho de rock com o qual as pessoas podem dançar dentro de um estádio", afirmou.
O ímpeto em fazer algo diferente foi o que deu o direcionamento mais dançante de "Medicine at Midnight", que já se reflete em "Shame Shame" - ainda que nem todo o álbum tenha a mesma sonoridade. "Nunca fizemos isso, então, ao fazer esse disco, a primeira música que gravamos foi 'Making a Fire', que tem uma pegada Sly & The Family Stone, exceto pelas guitarras e refrães gigantes. Vi que estávamos seguindo para isso, gravamos mais músicas que soavam como Foo Fighters e depois saiu 'Shame Shame'", disse.
Assista ao videoclipe de "Shame Shame" a seguir.
O primeiro single do novo álbum foi, justamente, a música mais diferente de todo o disco, na visão de Dave Grohl. "Gravamos em um dia e eu achei que não havíamos feito nada parecido no passado. Nunca cantei uma música com aquele tipo de falsete, nunca fizemos nada com esse groove. Isso nos levou à direção do álbum, então é uma música de destaque ali. O restante do disco não soa todo assim, mas indica algum tipo de crescimento da banda. Não podemos simplesmente fazer 'The Pretender', 'Best of You' e 'Learn to Fly' de novo e de novo", concluiu.
Foo Fighters e "Medicine at Midnight"
"Medicine at Midnight" será lançado no próximo dia 5 de fevereiro. Ao que tudo indica, o álbum seria divulgado ainda em 2020, mas a pandemia do novo coronavírus atrapalhou os planos do Foo Fighters. Uma turnê que celebraria os 25 anos da banda, chamada "The Van Tour", também foi cancelada devido ao problema sanitário mundial.
Veja, abaixo, a capa e a tracklist de "Medicine at Midnight".
01. Making A Fire
02. Shame Shame
03. Cloudspotter
04. Waiting On A War
05. Medicine At Midnight
06. No Son Of Mine
07. Holding Poison
08. Chasing Birds
09. Love Dies Young
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps