Foo Fighters: som da banda mudou pois não dá para repetir The Pretender, diz Grohl
Por Igor Miranda
Postado em 16 de novembro de 2020
Não é de hoje que o Foo Fighters vem mudando sua sonoridade. Entretanto, muitos fãs estranharam o direcionamento da música "Shame Shame", liberada como o primeiro single do próximo álbum, "Medicine at Midnight" - e o frontman Dave Grohl tem uma boa explicação para isso.
Em entrevista à rádio WMMR, com transcrição do Ultimate Guitar, Grohl reforçou que a sonoridade de "Medicine at Midnight" será dançante e contou por que o Foo Fighters tem mudado sua pegada ao longo dos últimos anos. O músico destacou que não tem interesse em repetir os hits do passado, como "The Pretender", "Best of You" e "Learn to Fly".
"Em vez de apenas fazer o mesmo disco repetidamente... ao longo dos anos, meio que nos aprofundamos no estilo mais acústico e suave, mas também fomos para o punk rock insano e barulhento, além de termos feito músicas chiclete de três ou quatro minutos", comentou, inicialmente.
Na sequência, Dave Grohl disse que os álbuns mais dançantes de David Bowie e Rolling Stones inspiraram a criação de "Medicine at Midnight". "Todos crescemos amando David Bowie e os Stones. Amo funk e disco music. Como baterista, adoro um bom groove. É o tipo de coisa que eu realmente curto. Nunca entramos nesse território, mas em vez de fazer um álbum funk rock estranho, fizemos um trabalho de rock com o qual as pessoas podem dançar dentro de um estádio", afirmou.
O ímpeto em fazer algo diferente foi o que deu o direcionamento mais dançante de "Medicine at Midnight", que já se reflete em "Shame Shame" - ainda que nem todo o álbum tenha a mesma sonoridade. "Nunca fizemos isso, então, ao fazer esse disco, a primeira música que gravamos foi 'Making a Fire', que tem uma pegada Sly & The Family Stone, exceto pelas guitarras e refrães gigantes. Vi que estávamos seguindo para isso, gravamos mais músicas que soavam como Foo Fighters e depois saiu 'Shame Shame'", disse.
Assista ao videoclipe de "Shame Shame" a seguir.
O primeiro single do novo álbum foi, justamente, a música mais diferente de todo o disco, na visão de Dave Grohl. "Gravamos em um dia e eu achei que não havíamos feito nada parecido no passado. Nunca cantei uma música com aquele tipo de falsete, nunca fizemos nada com esse groove. Isso nos levou à direção do álbum, então é uma música de destaque ali. O restante do disco não soa todo assim, mas indica algum tipo de crescimento da banda. Não podemos simplesmente fazer 'The Pretender', 'Best of You' e 'Learn to Fly' de novo e de novo", concluiu.
Foo Fighters e "Medicine at Midnight"
"Medicine at Midnight" será lançado no próximo dia 5 de fevereiro. Ao que tudo indica, o álbum seria divulgado ainda em 2020, mas a pandemia do novo coronavírus atrapalhou os planos do Foo Fighters. Uma turnê que celebraria os 25 anos da banda, chamada "The Van Tour", também foi cancelada devido ao problema sanitário mundial.
Veja, abaixo, a capa e a tracklist de "Medicine at Midnight".
01. Making A Fire
02. Shame Shame
03. Cloudspotter
04. Waiting On A War
05. Medicine At Midnight
06. No Son Of Mine
07. Holding Poison
08. Chasing Birds
09. Love Dies Young
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
Richie Faulkner não vê sentido em manter o Judas Priest sem os membros clássicos
O clássico do Sepultura que guitarrista do Limp Bizkit gostaria de ter gravado
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Steve Harris não queria que o Iron Maiden tirasse "férias" em 2027
O lendário compositor que Ritchie Blackmore só começou a apreciar agora aos 80 anos
Como a falta de comunicação atrapalhou os rumos do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Cranberries relembra música que aborda o desastre de Chernobyl, ocorrido há 40 anos
Megadeth inicia turnê sul-americana, que passará por São Paulo; confira setlist
O curioso local em que Iron Maiden fez "Piece of Mind", "Powerslave" e "Somewhere in Time",
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
Derrick Green anuncia estar formando nova banda para o pós-Sepultura
Foo Fighters: ouça a nova música da banda, "Shame Shame", e veja detalhes de álbum
Foo Fighters lança "Your Favorite Toy", seu novo disco de estúdio
A vergonha que Dave Grohl sentiu por ter dito besteira para David Bowie
Dave Grohl reconhece que novo baterista precisou se adaptar ao Foo Fighters
Os 11 rockstars com a melhor reputação de todos os tempos, segundo a Loudwire
A melhor banda que Dave Grohl já viu: "Vontade de beber cem cervejas e quebrar janelas"
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
Voz: 10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas de suas bandas (Parte I)
Dave Grohl revela quem é, na sua opinião, o maior frontman de todos os tempos


