Iron Maiden: como nasceu "Gangland", música que "uniu" Cozy Powell e Gary Moore
Por Igor Miranda
Postado em 10 de dezembro de 2020
A música "Gangland" está entre uma das pérolas menos reconhecidas do Iron Maiden. Composição do guitarrista Adrian Smith e do baterista Clive Burr, a faixa foi lançada no famoso álbum "The Number of the Beast", de 1982, mas foi tocada poucas vezes em shows e não é tão lembrada pelos fãs.
Ainda assim, é uma grande música e a história de sua criação foi contada por Adrian Smith em um vídeo divulgado no canal de YouTube do Iron Maiden. O músico relembrou que "Gangland" nasceu durante uma sessão de estúdio em que ele e o saudoso Clive Burr, falecido em 2013, chegaram mais cedo.
"Estávamos compondo músicas naquela época. Clive e eu chegamos no ensaio mais cedo e ele falou: 'vamos criar uma música com esse ritmo'. Ele começou a tocar aquela linha de bateria que virou 'Gangland' e eu apenas peguei minha guitarra. Eu estava com essa guitarra aqui, uma Les Paul Goldtop que tenho desde os 18 anos e uso até hoje", afirmou, conforme transcrito pelo Ultimate Guitar.
Adrian destacou que acabou trazendo influências de Gary Moore, um de seus heróis na guitarra. Clive Burr, por sua vez, fez claras referências a Cozy Powell e Ian Paice, dois de seus bateristas favoritos, durante o processo de composição.
"Não sei de onde veio, acho que Clive estava ouvindo bastante Cozy Powell na época e ele amava Ian Paice. Acho que essa foi a inspiração. Eu tomei minha inspiração de algo que talvez Gary Moore teria feito sobre aquela linha de bateria", disse.
O vídeo em que Adrian Smith fala sobre "Gangland" pode ser conferido na íntegra, em inglês e sem legendas, no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps