Thin Lizzy: você sabe pronunciar o nome de Phil Lynott?
Por Willba Dissidente
Postado em 21 de janeiro de 2021
Estreou em 26 de dezembro de 2020 nos cinemas irlandeses um novo documentário sobre o THIN LIZZY e mais especificamente sobre Phil Lynott, o líder do grupo. Intitulado "Songs for While I'm Away" esse filme mostra uma abordagem diferente de outras produções realizadas no passado pela BBC, pelo VH1 etc. A diretora Emer Reynolds, cujos trabalhos anteriores incluem "Farthest" (sobre o programa espacial Voyager) e "Here Was Cuba" (sobre a crise dos misseis em Cuba durante a Guerra Fria), é irlandesa e ama tanto o Phil Lynott quanto o THIN LIZZY desde que era adolescente nos anos 1970. Porém, ao começar a produzir seu filme, ela percebeu o quão erradas eram as concepções que os fãs e ela mesmo tinham de Phil Lynott.
O site Rock Dissidente publicou a tradução de uma longa entrevista com a cineasta, conduzida por Patrick Feynes do jornal Irish Times, na qual ela argumenta que muito dos que as pessoas sabem, ou acham que sabem, sobre Phil Lynott está terrivelmente equivocado.
"Eu não sabia o quão atrapalhado ele era, quão vulnerável e não sabia do seu medo de rejeição. Eu não percebia que ele havia criado essa imagem rocker, essa persona Rock 'n' Roll, essa super-imagem como uma forma de disfarçar a si mesmo, como uma forma de interagir com o mundo", afirma Reynolds, que admite na adolescência não questionava a imagem pública do ídolo. Segunda a diretora, que esteve no último show da banda na Irlanda em 1983, seu filme também mostra outros aspectos da persona de Phil Lynott, incluindo pela primeira vez depoimentos da filhas do musicista. Para Reynolds o vício em heroína foi exageradamente abordado no passado.
Para provar que pouco se conhece do frontman do THIN LIZZY, ela mostra que as pessoas não sabem nem pronunciar o nome de Lynott. "Eu e todo mundo em Dublin temos chamamos ele de Phil Linnet desde sempre. Lynott (lie-not) é a pronuncia correta do nome (lai-noty em português). Phil sempre corrigia as pessoas". "Sua vó dizia que ele era um homem problemático até com o próprio nome", admite a diretora às gargalhadas.
"Songs for While I'm Away", título homônimo ao primeiro livro de poemas de PHIL LYNOTT estreou nos cinemas irlandeses dia 26 de dezembro de 2020 e não há qualquer previsão de qualquer forma de lançamento no Brasil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Dorsal Atlântica termina gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras

A música que impediu o Thin Lizzy de desaparecer de vez; "a gente não fazia a menor ideia"


