Matérias Mais Lidas

David Gilmour: surpreendendo ao revelar sua música favorita de todos os temposDavid Gilmour
Surpreendendo ao revelar sua música favorita de todos os tempos

Metallica: com foto usando calça a vácuo, Lars parabeniza Jason por aniversárioMetallica
Com foto usando calça "a vácuo", Lars parabeniza Jason por aniversário

Myles Kennedy: um dos guitarristas favoritos dele é brasileiroMyles Kennedy
Um dos guitarristas favoritos dele é brasileiro

8 ou 80: cinco subgêneros do metal que ou você ama ou você detesta8 ou 80
Cinco subgêneros do metal que ou você ama ou você detesta

Alexi Laiho: causa da morte é revelada e envolve álcool e remédiosAlexi Laiho
Causa da morte é revelada e envolve álcool e remédios

Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloideMamonas Assassinas
A história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide

Mötley Crüe: a ousada tattoo de modelo paulista em tributo à bandaMötley Crüe
A ousada tattoo de modelo paulista em tributo à banda

Chorão: quando o vocalista do Charlie Brown Jr tretou com Hermes e RenatoChorão
Quando o vocalista do Charlie Brown Jr tretou com Hermes e Renato

David Gilmour: Bis terá programação especial neste sábado, 75° aniversário deleDavid Gilmour
Bis terá programação especial neste sábado, 75° aniversário dele

Baterista: quem é o mais injustiçado entre Ringo Starr e Peter Criss?Baterista
Quem é o mais injustiçado entre Ringo Starr e Peter Criss?

Women In Metal: de Lita Ford até Tarja, 10 clássicos do metal cantados por mulheresWomen In Metal
De Lita Ford até Tarja, 10 clássicos do metal cantados por mulheres

Aquiles Priester: em 1992, dispensado de gravação por não conseguir tocar com clickAquiles Priester
Em 1992, dispensado de gravação por não conseguir tocar com click

Iron Maiden: como soaria se Enter Sandman, do Metallica, fosse deles? VejaIron Maiden
Como soaria se "Enter Sandman", do Metallica, fosse deles? Veja

Cannibal Corpse: baterista escolhe o disco da banda com a capa mais repugnanteCannibal Corpse
Baterista escolhe o disco da banda com a capa mais repugnante

Raphael Mendes: e se Bruce Dickinson cantasse Welcome To The Jungle, do Guns N' RosesRaphael Mendes
E se Bruce Dickinson cantasse "Welcome To The Jungle", do Guns N' Roses


Flavio Maranhao

Classic Rock: As 100 maiores músicas do século... até agora!

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Vagner Mastropaulo
Enviar Correções  

Ao longo de cinqüenta e uma páginas, precisamente da 29 à 80, descontada uma com anúncio, a edição 277 da Classic Rock (exemplar de verão/20) traz "The 100 Greatest Songs Of The Century... So Far!", com critérios de escolha praticamente idênticos aos da série de matérias similares da revista focando em álbuns dos anos 90, 70, 80 e 60 (nesta seqüência resumidas aqui no Whiplash.Net), feitas as adequações necessárias por agora se tratar de um ranking de músicas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Foto: Markus Spiske @ www.unsplash.com
Foto: Markus Spiske @ www.unsplash.com

a) apenas uma canção por banda/artista: "Sim, sabemos que há um punhado de gente que escreveu mais de uma grande música nos últimos vinte anos, mas queremos dar uma chance a todos. Por favor, leve em conta que se um membro de uma banda brotar numa outra, tudo bem. Ou se ele aparecer como um projeto solo, beleza também"; b) tem que ser rock: "Provavelmente não precisa ser dito, mas apesar disso, diremos. Estamos olhando para canções que chacoalharam o século até agora, não importando se são clássicos não reconhecidos ou mega hits nas paradas, então espere o inesperado e o esperado"; c) justificativas bem elaboradas por conta de: Malcolm Dome, Paul Elliott, Dave Everley, Polly Glass, Dom Lawson, Fraser Lewry, Dave Ling, Siân Llewellyn, Luke Morton, Paul Rees, Johnny Sparks, David Stubbs, Philip Wilding e Henry Yates, em ordem alfabética de sobrenome.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A maior diferença, porém, reside no fato de a seleção final ter sido "convocada" através de votação dos próprios (e)leitores da publicação inglesa. Evidentemente, o tema é polêmico logo de partida, afinal de contas, passaram-se somente vinte e um anos de 2000 para cá, daí a ressalva no título, e não há como prever se em 2100 elas permanecerão no Top 100 (este escriba espera estar vivo para poder conferir, aos cento e vinte e três anos de idade!). A própria introdução geral afirma que "Alguns são ícones do rock clássico em retorno, enquanto outros são trabalhos de novos rostos. Vários dos artistas nesta lista ainda estão fortes, mas alguns não mais".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Antes de prosseguirmos, desfaçamos uma polêmica: tecnicamente o século começa em 2001, mas o preciosismo limaria "Hate To Say I Told You So" (The Hives), "It’s My Life" (Bon Jovi), "Crawling" (Linkin Park) e "Blood Brothers" (Iron Maiden), respectivamente de Veni Vidi Vicious, Crush, Hybrid Theory e Brave New World, todos do ano anterior. E o que há a se destacar? Talvez o maior mérito da reportagem é seu escopo ser bem abrangente e alguns nomes não serem amplamente conhecidos, como: The Urban Voodoo Machine, Von Hertzen Brothers, The Temperance Movement e Massive Wagons, todos da 100ª posição à 81ª, abrindo um universo repleto de descobertas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Por outro lado, a "velha guarda" se garante entre digníssimos representantes: Alice Cooper, The Rolling Stones, Whitesnake, Deep Purple, Uriah Heep, Bruce Springsteen, Steve Perry, David Bowie, Motörhead, Rush, AC/DC e Robert Plant, em parceria com Alison Krauss. Menos jurássicos e não menos importantes: Prince, Bon Jovi, Marillion, Def Leppard, Europe e U2. E simbolizando o metal: Mastodon, Dream Theater, Tool, Metallica, Ghost, Rammstein, Black Sabbath e Iron Maiden.

As curiosidades? É notório o quanto a pandemia afetou a indústria musical em 2020, assim como todas as formas de entretenimento e cultura, na verdade, e não deu tempo de acontecer muita coisa ao vivo. Mesmo assim, houve esmero coletivo para que registros de estúdio continuassem a ser produzidos e assim rolou a inserção de "Dangerous Ground", do H.E.A.T. e de H.e.a.t. II, de 21/02. Já o Anathema, por exemplo, emplacou "Untouchable, Part I" e "Untouchable, Part II"... embora ficasse meio sem sentido dissociá-las, não era uma só por grupo? Mas a maior coincidência foi o Stereophonics ocupar exatamente o mesmo 87º posto da lista de plays dos anos 90! E o fenômeno quase se repetiu com o Tool, 42º aqui e 43º outrora!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quanto às dobradinhas, Steven Wilson surge tanto em sua empreitada solo quanto no Porcupine Tree, bem como: Joe Bonamassa (solo e Black Country Communion); Chad Smith (Chickenfoot e Red Hot Chili Peppers); e Dave Grohl (Foo Fighters e Queens Of The Stone Age, em Songs For The Deaf quase inteiro). Slash toca no Velvet Revolver e em seu lançamento de 2010, que tem mais três músicos a se repetir: Andrew Stockdale (Wolfmother), canta "By The Sword"; o baixista Chris Chaney estreou no Jane’s Addiction em Strays; e Josh Freese é o baterista em Chinese Democracy.

Se souber de mais duplas, comente! Já certeza é a trinca de Chris Cornell: solo, Soundgarden e Audioslave. E há uma quadra em "ascensão", com a palavra "Rising" em: "Judas Rising" (Judas Priest), "New Day Rising" (Von Hertzen Brothers) e "The Rising" (Bruce Springsteen) – as duas últimas batizando trabalhos – como o único EP incluído, aliás, Black Smoke Rising (Greta Van Fleet). E o combo quádruplo não é único, pois "day/days" também é recorrente e presente: no mesmo "New Day Rising"; em "Bad Day" (R.E.M.); e em "Wonder Days" (Thunder – a nomear o full length) – fora o Green Day.

Por fim, a "Lista Negra": Blackberry Smoke, The Black Keys, Black Star Riders, Black Stone Cherry, além dos citados Black Sabbath e Black Country Communion – sem contar The Darkness, na polêmica medalha de ouro, soltando um tremendo spoiler, até para dividir a revolta com quem lê! Forçando a barra: "Supermassive Black Hole" (Muse), de Black Holes And Revelations; "Blackbird", no homônimo do Alter Bridge; "The Dark Eternal Night" (Dream Theater); Blackstar (David Bowie); Black Gives Way To Blue (Alice In Chains); Black Ice (AC/DC) e, de novo, Black Smoke Rising (Greta Van Fleet). A título de curiosidade, nas casas brancas deste tabuleiro de xadrez musical, apenas Whitesnake e The White Stripes e, já que o assunto é cores, não nos esqueçamos dos já mencionados Green Day, Red Hot Chili Peppers e Deep Purple!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Preto no branco, em classificação invertida, é hora dos afortunados, no formato "faixa – álbum (ano) – grupo/artista":

100) Goodbye To Another Year – Goodbye To Another Year (10) – The Urban Voodoo Machine [o single saiu primeiro, mas a faixa integra In Black ‘N’ Red (11) – e olhe as cores aí novamente]

99) Live ‘Til You Die – Escape From The Shadow Garden (14) – Magnum

98) Mr. Brightside – Hot Fuss (04) – The Killers

97) Soak Up The Sun – C’mon, C’mon (02) – Sheryl Crow

publicidade

96) Bad Day – In Time: The Best Of R.E.M. 1988-2003 (03) – R.E.M. [coletânea, mas com duas inéditas – a outra é "Animal"]

95) New Day Rising – New Day Rising (15) – Von Hertzen Brothers

94) The Raven That Refused To Sing – The Raven That Refused To Sing (And Other Stories) (13) – Steven Wilson

93) Curl Of The Burl – The Hunter (11) – Mastodon

92) Time – 555% (12) – Ginger Wildheart

91) When The World Was Round – Shrunken Heads (07) – Ian Hunter

90) Untouchable, Part I / Untouchable, Part II – Weather Systems (12) – Anathema

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

89) What Do You Want From Me? – The Eyes Of Alice Cooper (03) – Alice Cooper

88) When I Was A Boy – Alone In The Universe (15) – Jeff Lynne’s ELO

87) Dakota – Language. Sex. Violence. Other? (05) – Stereophonics

86) Only Friend – The Temperance Movement (13) – The Temperance Movement

85) Soap On A Rope – Chickenfoot (09) – Chickenfoot

84) New York City Cops – Is This It (01) – The Strokes

83) Just Because – Strays (03) – Jane’s Addiction

82) Please Read The Letter – Raising Sand (07) – Robert Plant | Alison Krauss

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

81) Tokyo – Full Nelson (18) – Massive Wagons

80) (It’s Not War) Just The End Of Love – Postcards From A Young Man (10) – Manic Street Preachers

79) Nowhere Freeway (Feat. Lynne Jackaman) – Revival (11) – The Answer

78) Doom And Gloom – GRRR! (12) – The Rolling Stones [coletânea, mas com duas inéditas – a outra é "One More Shot"]

77) Hate To Say I Told You So – Veni Vidi Vicious (00) – The Hives

76) Guitar – Planet Earth (07) – Prince

75) Fear Of A Blank Planet – Fear Of A Blank Planet (07) – Porcupine Tree

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

74) The Last DJ – The Last DJ (02) – Tom Petty And The Heartbreakers

73) The Dark Eternal Night – Systematic Chaos (07) – Dream Theater

72) Steal Your Heart Away – Forevermore (11) – Whitesnake

71) Buck Rogers – Buck Rogers (01) – Feeder [o single saiu primeiro, mas a faixa integra Echo Park (01)]

70) Stacy’s Mom – Welcome Interstate Managers (03) – Fountains Of Wayne

69) It’s My Life – Crush (00) – Bon Jovi

68) Vincent Price – Now What?! (13) – Deep Purple

67) Ain’t Much Left Of Me – The Whippoorwill (14) – Blackberry Smoke [nos EUA saiu em 2012]

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

66) Overload – Wake The Sleeper (08) – Uriah Heep

65) Living In FEAR – F.E.A.R. (Fuck Everyone And Run) (16) – Marillion

64) Crazy Bitch – 15 (06) – Buckcherry [no Japão saiu em 2005]

63) Tennessee Mojo – The Cadillac Three (12) – The Cadillac Three

62) The Rising – The Rising (02) – Bruce Springsteen

61) Bang Bang Bang – King Of Conflict (13) – The Virginmarys

60) One Last Soul – Black Country Communion (10) – Black Country Communion

59) Fat Lip – All Killer No Filler (01) – Sum 41

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

58) Been Away Too Long – King Animal (12) – Soundgarden

57) The Hand That Feeds – With Teeth (05) – Nine Inch Nails

56) Lonely Boy – El Camino (11) – The Black Keys

55) Lionheart – Lionheart (04) – Saxon

54) No Erasin’ – Traces (18) – Steve Perry

53) Wonder Days – Wonder Days (15) – Thunder

52) Finest Hour – The Killer Instinct (15) – Black Star Riders

51) War Of Kings – War Of Kings (15) – Europe

50) Dangerous Ground – H.e.a.t. II (20) – H.E.A.T.

49) The ’59 Sound – The ’59 Sound (08) – The Gaslight Anthem

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

48) Wish I Had An Angel – Once (04) – Nightwish

47) Dangerous – Def Leppard (15) – Def Leppard

46) Figure It Out – Royal Blood (14) – Royal Blood

45) Sound Of Madness – The Sound Of Madness (08) – Shinedown

44) Are You Gonna Be My Girl – Get Born (03) – Jet

43) World Wide Suicide – Pearl Jam (06) – Pearl Jam

42) Lateralus – Lateralus (01) – Tool

41) Motherfucker – Sol Invictus (15) – Faith No More

40) Atlas, Rise! – Hardwired… To Self-Destruct (16) – Metallica

39) Dance Macabre – Prequelle (18) – Ghost

38) Sonne – Mutter (01) – Rammstein

37) Ballad Of The Lower East Side – Horns And Halos (13) – Michael Monroe

36) Runnin’ Wild – Runnin’ Wild (07) – Airbourne

35) Soulcreek – Folklore And Superstition (08) – Black Stone Cherry

34) You Know My Name [Casino Royale Theme] – Carry On (07) – Chris Cornell

33) Lazarus – Blackstar (16) – David Bowie

32) Crawling – Hybrid Theory (00) – Linkin Park

31) Judas Rising – Angel Of Retribution (05) – Judas Priest [creditada com inversão de música e conjunto na página 51]

30) Party Hard – I Get Wet (01) – Andrew W.K.

29) Vertigo – Hot To Dismantle An Atomic Bomb (04) – U2

28) Better – Chinese Democracy (08) – Guns ‘N’ Roses

27) Check My Brain – Black Gives Way To Blue (09) – Alice In Chains [álbum estranhamente cravado como Check My Brain, sua segunda faixa e primeiro single]

26) God Is Dead? – 13 (13) – Black Sabbath

25) Joker & The Thief – Wolfmother (05) – Wolfmother

24) The Ballad Of John Henry – The Ballad Of John Henry (09) – Joe Bonamassa

23) Highway Tune – Black Smoke Rising (EP) (17) – Greta Van Fleet

22) How You Remind Me – Silver Side Up (01) – Nickelback

21) Love Bites (So Do I) – The Strange Case Of… (12) – Halestorm

20) Supermassive Black Hole – Black Holes And Revelations (06) – Muse

19) By The Way – By The Way (02) – Red Hot Chili Peppers

18) Keep On Swinging – Head Down (12) – Rival Sons

17) Kiss This – Everybody Wants (14) – The Struts

16) Life’s A Bitch – Inferno (04) – Motörhead

15) American Idiot – American Idiot (04) – Green Day

14) By The Sword (Feat. Andrew Stockdale) – Slash (10) – Slash

13) Diagnosis – Renaissance Men (19) – The Wildhearts

12) Electric Worry – From Beale Street To Oblivion (07) – Clutch

11) I Gotsta Get Paid – La Futura (12) – ZZ Top

10) No One Knows – Songs For The Deaf (02) – Queens Of The Stone Age

9) Blood Brothers – Brave New World (00) – Iron Maiden

8) Cochise – Audioslave (02) – Audioslave

7) Slither – Contraband (04) – Velvet Revolver

6) Caravan – Clockwork Angels (12) – Rush

5) Seven Nation Army – Elephant (03) – The White Stripes

4) Best Of You – In Your Honor (05) – Foo Fighters

3) Blackbird – Blackbird (07) – Alter Bridge

2) Rock ‘N’ Roll Train – Black Ice (08) – AC/DC

1) I Believe In A Thing Called Love – Permission To Land (03) – The Darkness

Não muda nada, mas ficamos curiosos em saber a distribuição por anos e 2007 e 2012 aparecem nove vezes. No extremo oposto, 2017, 2019 e 2020 só trouxeram um lançamento, o que até faz um certo sentido por serem mais recentes e não haver tido tempo suficiente para que fãs e composições desenvolvessem relação afetiva. No mais: sete de 2001, 2003, 2004 e 2015; seis em 2002, 2008 e 2013; cinco para 2005; quatro de 2000, 2010, 2011 e 2014; e três de 2006, 2009, 2016 e 2018. Por décadas: cinqüenta e sete para a primeira metade, de 2000 a 2009; e quarenta e três para a segunda, de 2010 a 2020, com um ano a mais de lambuja! Na realidade, não há valor científico algum em nada disso, mas vale para quem curte números e quiser jogar no bicho ou na Mega Sena.

Infelizmente o conteúdo integral não está disponível online, mas um teaser da Classic Rock 277 pode ser visto clicando aqui.

Fonte: Revista Classic Rock 277 (exemplar de verão/20)
https://www.loudersound.com/news/the-100-greatest-songs-of-t...


Stamp
publicidade
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp


Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Depressão: 10 músicas que devem ser evitadasDepressão
10 músicas que devem ser evitadas

Slash: uso excessivo de drogas chocou David BowieSlash
Uso excessivo de drogas chocou David Bowie


Sobre Vagner Mastropaulo

Bacharel em inglês/português formado pela USP em 2003; pós-graduado em Jornalismo pela Cásper Líbero em 2013; professor de inglês desde 1997; eventualmente atua como tradutor, embora não seja seu forte. Fã de música desde 1989 e contando... começou a colaborar com o site como as melhores coisas que acontecem na vida: sem planejamento algum! :)

Mais matérias de Vagner Mastropaulo no Whiplash.Net.