Classic Rock: As 100 maiores músicas do século... até agora!
Por Vagner Mastropaulo
Postado em 16 de janeiro de 2021
Ao longo de cinqüenta e uma páginas, precisamente da 29 à 80, descontada uma com anúncio, a edição 277 da Classic Rock (exemplar de verão/20) traz "The 100 Greatest Songs Of The Century... So Far!", com critérios de escolha praticamente idênticos aos da série de matérias similares da revista focando em álbuns dos anos 90, 70, 80 e 60 (nesta seqüência resumidas aqui no Whiplash.Net), feitas as adequações necessárias por agora se tratar de um ranking de músicas.
a) apenas uma canção por banda/artista: "Sim, sabemos que há um punhado de gente que escreveu mais de uma grande música nos últimos vinte anos, mas queremos dar uma chance a todos. Por favor, leve em conta que se um membro de uma banda brotar numa outra, tudo bem. Ou se ele aparecer como um projeto solo, beleza também"; b) tem que ser rock: "Provavelmente não precisa ser dito, mas apesar disso, diremos. Estamos olhando para canções que chacoalharam o século até agora, não importando se são clássicos não reconhecidos ou mega hits nas paradas, então espere o inesperado e o esperado"; c) justificativas bem elaboradas por conta de: Malcolm Dome, Paul Elliott, Dave Everley, Polly Glass, Dom Lawson, Fraser Lewry, Dave Ling, Siân Llewellyn, Luke Morton, Paul Rees, Johnny Sparks, David Stubbs, Philip Wilding e Henry Yates, em ordem alfabética de sobrenome.
A maior diferença, porém, reside no fato de a seleção final ter sido "convocada" através de votação dos próprios (e)leitores da publicação inglesa. Evidentemente, o tema é polêmico logo de partida, afinal de contas, passaram-se somente vinte e um anos de 2000 para cá, daí a ressalva no título, e não há como prever se em 2100 elas permanecerão no Top 100 (este escriba espera estar vivo para poder conferir, aos cento e vinte e três anos de idade!). A própria introdução geral afirma que "Alguns são ícones do rock clássico em retorno, enquanto outros são trabalhos de novos rostos. Vários dos artistas nesta lista ainda estão fortes, mas alguns não mais".
Antes de prosseguirmos, desfaçamos uma polêmica: tecnicamente o século começa em 2001, mas o preciosismo limaria "Hate To Say I Told You So" (The Hives), "It’s My Life" (Bon Jovi), "Crawling" (Linkin Park) e "Blood Brothers" (Iron Maiden), respectivamente de Veni Vidi Vicious, Crush, Hybrid Theory e Brave New World, todos do ano anterior. E o que há a se destacar? Talvez o maior mérito da reportagem é seu escopo ser bem abrangente e alguns nomes não serem amplamente conhecidos, como: The Urban Voodoo Machine, Von Hertzen Brothers, The Temperance Movement e Massive Wagons, todos da 100ª posição à 81ª, abrindo um universo repleto de descobertas.
Por outro lado, a "velha guarda" se garante entre digníssimos representantes: Alice Cooper, The Rolling Stones, Whitesnake, Deep Purple, Uriah Heep, Bruce Springsteen, Steve Perry, David Bowie, Motörhead, Rush, AC/DC e Robert Plant, em parceria com Alison Krauss. Menos jurássicos e não menos importantes: Prince, Bon Jovi, Marillion, Def Leppard, Europe e U2. E simbolizando o metal: Mastodon, Dream Theater, Tool, Metallica, Ghost, Rammstein, Black Sabbath e Iron Maiden.
As curiosidades? É notório o quanto a pandemia afetou a indústria musical em 2020, assim como todas as formas de entretenimento e cultura, na verdade, e não deu tempo de acontecer muita coisa ao vivo. Mesmo assim, houve esmero coletivo para que registros de estúdio continuassem a ser produzidos e assim rolou a inserção de "Dangerous Ground", do H.E.A.T. e de H.e.a.t. II, de 21/02. Já o Anathema, por exemplo, emplacou "Untouchable, Part I" e "Untouchable, Part II"... embora ficasse meio sem sentido dissociá-las, não era uma só por grupo? Mas a maior coincidência foi o Stereophonics ocupar exatamente o mesmo 87º posto da lista de plays dos anos 90! E o fenômeno quase se repetiu com o Tool, 42º aqui e 43º outrora!
Quanto às dobradinhas, Steven Wilson surge tanto em sua empreitada solo quanto no Porcupine Tree, bem como: Joe Bonamassa (solo e Black Country Communion); Chad Smith (Chickenfoot e Red Hot Chili Peppers); e Dave Grohl (Foo Fighters e Queens Of The Stone Age, em Songs For The Deaf quase inteiro). Slash toca no Velvet Revolver e em seu lançamento de 2010, que tem mais três músicos a se repetir: Andrew Stockdale (Wolfmother), canta "By The Sword"; o baixista Chris Chaney estreou no Jane’s Addiction em Strays; e Josh Freese é o baterista em Chinese Democracy.
Se souber de mais duplas, comente! Já certeza é a trinca de Chris Cornell: solo, Soundgarden e Audioslave. E há uma quadra em "ascensão", com a palavra "Rising" em: "Judas Rising" (Judas Priest), "New Day Rising" (Von Hertzen Brothers) e "The Rising" (Bruce Springsteen) – as duas últimas batizando trabalhos – como o único EP incluído, aliás, Black Smoke Rising (Greta Van Fleet). E o combo quádruplo não é único, pois "day/days" também é recorrente e presente: no mesmo "New Day Rising"; em "Bad Day" (R.E.M.); e em "Wonder Days" (Thunder – a nomear o full length) – fora o Green Day.
Por fim, a "Lista Negra": Blackberry Smoke, The Black Keys, Black Star Riders, Black Stone Cherry, além dos citados Black Sabbath e Black Country Communion – sem contar The Darkness, na polêmica medalha de ouro, soltando um tremendo spoiler, até para dividir a revolta com quem lê! Forçando a barra: "Supermassive Black Hole" (Muse), de Black Holes And Revelations; "Blackbird", no homônimo do Alter Bridge; "The Dark Eternal Night" (Dream Theater); Blackstar (David Bowie); Black Gives Way To Blue (Alice In Chains); Black Ice (AC/DC) e, de novo, Black Smoke Rising (Greta Van Fleet). A título de curiosidade, nas casas brancas deste tabuleiro de xadrez musical, apenas Whitesnake e The White Stripes e, já que o assunto é cores, não nos esqueçamos dos já mencionados Green Day, Red Hot Chili Peppers e Deep Purple!
Preto no branco, em classificação invertida, é hora dos afortunados, no formato "faixa – álbum (ano) – grupo/artista":
100) Goodbye To Another Year – Goodbye To Another Year (10) – The Urban Voodoo Machine [o single saiu primeiro, mas a faixa integra In Black ‘N’ Red (11) – e olhe as cores aí novamente]
99) Live ‘Til You Die – Escape From The Shadow Garden (14) – Magnum
98) Mr. Brightside – Hot Fuss (04) – The Killers
97) Soak Up The Sun – C’mon, C’mon (02) – Sheryl Crow
96) Bad Day – In Time: The Best Of R.E.M. 1988-2003 (03) – R.E.M. [coletânea, mas com duas inéditas – a outra é "Animal"]
95) New Day Rising – New Day Rising (15) – Von Hertzen Brothers
94) The Raven That Refused To Sing – The Raven That Refused To Sing (And Other Stories) (13) – Steven Wilson
93) Curl Of The Burl – The Hunter (11) – Mastodon
92) Time – 555% (12) – Ginger Wildheart
91) When The World Was Round – Shrunken Heads (07) – Ian Hunter
90) Untouchable, Part I / Untouchable, Part II – Weather Systems (12) – Anathema
89) What Do You Want From Me? – The Eyes Of Alice Cooper (03) – Alice Cooper
88) When I Was A Boy – Alone In The Universe (15) – Jeff Lynne’s ELO
87) Dakota – Language. Sex. Violence. Other? (05) – Stereophonics
86) Only Friend – The Temperance Movement (13) – The Temperance Movement
85) Soap On A Rope – Chickenfoot (09) – Chickenfoot
84) New York City Cops – Is This It (01) – The Strokes
83) Just Because – Strays (03) – Jane’s Addiction
82) Please Read The Letter – Raising Sand (07) – Robert Plant | Alison Krauss
81) Tokyo – Full Nelson (18) – Massive Wagons
80) (It’s Not War) Just The End Of Love – Postcards From A Young Man (10) – Manic Street Preachers
79) Nowhere Freeway (Feat. Lynne Jackaman) – Revival (11) – The Answer
78) Doom And Gloom – GRRR! (12) – The Rolling Stones [coletânea, mas com duas inéditas – a outra é "One More Shot"]
77) Hate To Say I Told You So – Veni Vidi Vicious (00) – The Hives
76) Guitar – Planet Earth (07) – Prince
75) Fear Of A Blank Planet – Fear Of A Blank Planet (07) – Porcupine Tree
74) The Last DJ – The Last DJ (02) – Tom Petty And The Heartbreakers
73) The Dark Eternal Night – Systematic Chaos (07) – Dream Theater
72) Steal Your Heart Away – Forevermore (11) – Whitesnake
71) Buck Rogers – Buck Rogers (01) – Feeder [o single saiu primeiro, mas a faixa integra Echo Park (01)]
70) Stacy’s Mom – Welcome Interstate Managers (03) – Fountains Of Wayne
69) It’s My Life – Crush (00) – Bon Jovi
68) Vincent Price – Now What?! (13) – Deep Purple
67) Ain’t Much Left Of Me – The Whippoorwill (14) – Blackberry Smoke [nos EUA saiu em 2012]
66) Overload – Wake The Sleeper (08) – Uriah Heep
65) Living In FEAR – F.E.A.R. (Fuck Everyone And Run) (16) – Marillion
[an error occurred while processing this directive]64) Crazy Bitch – 15 (06) – Buckcherry [no Japão saiu em 2005]
63) Tennessee Mojo – The Cadillac Three (12) – The Cadillac Three
62) The Rising – The Rising (02) – Bruce Springsteen
61) Bang Bang Bang – King Of Conflict (13) – The Virginmarys
60) One Last Soul – Black Country Communion (10) – Black Country Communion
59) Fat Lip – All Killer No Filler (01) – Sum 41
58) Been Away Too Long – King Animal (12) – Soundgarden
57) The Hand That Feeds – With Teeth (05) – Nine Inch Nails
56) Lonely Boy – El Camino (11) – The Black Keys
55) Lionheart – Lionheart (04) – Saxon
54) No Erasin’ – Traces (18) – Steve Perry
53) Wonder Days – Wonder Days (15) – Thunder
52) Finest Hour – The Killer Instinct (15) – Black Star Riders
51) War Of Kings – War Of Kings (15) – Europe
50) Dangerous Ground – H.e.a.t. II (20) – H.E.A.T.
49) The ’59 Sound – The ’59 Sound (08) – The Gaslight Anthem
48) Wish I Had An Angel – Once (04) – Nightwish
47) Dangerous – Def Leppard (15) – Def Leppard
46) Figure It Out – Royal Blood (14) – Royal Blood
45) Sound Of Madness – The Sound Of Madness (08) – Shinedown
44) Are You Gonna Be My Girl – Get Born (03) – Jet
43) World Wide Suicide – Pearl Jam (06) – Pearl Jam
42) Lateralus – Lateralus (01) – Tool
41) Motherfucker – Sol Invictus (15) – Faith No More
40) Atlas, Rise! – Hardwired… To Self-Destruct (16) – Metallica
39) Dance Macabre – Prequelle (18) – Ghost
[an error occurred while processing this directive]38) Sonne – Mutter (01) – Rammstein
37) Ballad Of The Lower East Side – Horns And Halos (13) – Michael Monroe
36) Runnin’ Wild – Runnin’ Wild (07) – Airbourne
35) Soulcreek – Folklore And Superstition (08) – Black Stone Cherry
34) You Know My Name [Casino Royale Theme] – Carry On (07) – Chris Cornell
33) Lazarus – Blackstar (16) – David Bowie
32) Crawling – Hybrid Theory (00) – Linkin Park
31) Judas Rising – Angel Of Retribution (05) – Judas Priest [creditada com inversão de música e conjunto na página 51]
30) Party Hard – I Get Wet (01) – Andrew W.K.
29) Vertigo – Hot To Dismantle An Atomic Bomb (04) – U2
28) Better – Chinese Democracy (08) – Guns ‘N’ Roses
27) Check My Brain – Black Gives Way To Blue (09) – Alice In Chains [álbum estranhamente cravado como Check My Brain, sua segunda faixa e primeiro single]
26) God Is Dead? – 13 (13) – Black Sabbath
25) Joker & The Thief – Wolfmother (05) – Wolfmother
24) The Ballad Of John Henry – The Ballad Of John Henry (09) – Joe Bonamassa
23) Highway Tune – Black Smoke Rising (EP) (17) – Greta Van Fleet
22) How You Remind Me – Silver Side Up (01) – Nickelback
21) Love Bites (So Do I) – The Strange Case Of… (12) – Halestorm
20) Supermassive Black Hole – Black Holes And Revelations (06) – Muse
19) By The Way – By The Way (02) – Red Hot Chili Peppers
18) Keep On Swinging – Head Down (12) – Rival Sons
17) Kiss This – Everybody Wants (14) – The Struts
16) Life’s A Bitch – Inferno (04) – Motörhead
15) American Idiot – American Idiot (04) – Green Day
14) By The Sword (Feat. Andrew Stockdale) – Slash (10) – Slash
13) Diagnosis – Renaissance Men (19) – The Wildhearts
12) Electric Worry – From Beale Street To Oblivion (07) – Clutch
11) I Gotsta Get Paid – La Futura (12) – ZZ Top
10) No One Knows – Songs For The Deaf (02) – Queens Of The Stone Age
9) Blood Brothers – Brave New World (00) – Iron Maiden
8) Cochise – Audioslave (02) – Audioslave
7) Slither – Contraband (04) – Velvet Revolver
6) Caravan – Clockwork Angels (12) – Rush
5) Seven Nation Army – Elephant (03) – The White Stripes
4) Best Of You – In Your Honor (05) – Foo Fighters
3) Blackbird – Blackbird (07) – Alter Bridge
2) Rock ‘N’ Roll Train – Black Ice (08) – AC/DC
1) I Believe In A Thing Called Love – Permission To Land (03) – The Darkness
Não muda nada, mas ficamos curiosos em saber a distribuição por anos e 2007 e 2012 aparecem nove vezes. No extremo oposto, 2017, 2019 e 2020 só trouxeram um lançamento, o que até faz um certo sentido por serem mais recentes e não haver tido tempo suficiente para que fãs e composições desenvolvessem relação afetiva. No mais: sete de 2001, 2003, 2004 e 2015; seis em 2002, 2008 e 2013; cinco para 2005; quatro de 2000, 2010, 2011 e 2014; e três de 2006, 2009, 2016 e 2018. Por décadas: cinqüenta e sete para a primeira metade, de 2000 a 2009; e quarenta e três para a segunda, de 2010 a 2020, com um ano a mais de lambuja! Na realidade, não há valor científico algum em nada disso, mas vale para quem curte números e quiser jogar no bicho ou na Mega Sena.
Infelizmente o conteúdo integral não está disponível online, mas um teaser da Classic Rock 277 pode ser visto clicando aqui.
Fonte: Revista Classic Rock 277 (exemplar de verão/20)
https://www.loudersound.com/news/the-100-greatest-songs-of-the-century-so-far-only-in-the-new-classic-rock
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps