Classic Rock: Os reais 100 maiores álbuns dos anos 60
Por Vagner Mastropaulo
Postado em 08 de janeiro de 2021
Estamos quase lá! Percorridos os anos 90, 70 e 80, por cronologia de postagem aqui no site, e sempre resumindo listagens da Classic Rock sobre o que de melhor foi produzido nas quatro últimas décadas do século passado, chegou a vez do período 1960-69. Reportagem de capa da edição 259 (março/19) da revista inglesa e chamada "The real 100 greatest albums of the 60s", a classificação foi elaborada ao longo de 53 páginas, precisamente da 21 à 79, exceto seis com propagandas.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Mantendo a coerência, os critérios permanecem iguais: a) somente um álbum por banda ou artista – "Sim, nos damos conta que há vários conjuntos que fizeram múltiplos LPs excelentes nos anos 60, mas queremos dar uma examinada em mais pessoas. Senão poderíamos estar olhando apenas para muitas palavras sobre The Beatles e The Beach Boys..."; b) não pegar o disco mais famoso – "Incluímos algumas pérolas escondidas e omitimos grandes trabalhos nesta lista, então espere o inesperado assim como os rostos mais familiares"; c) justificativas plausíveis assinadas por Max Bell, Bill DeMain, Dave Everley, Hugh Fielder, Ian Fortnam, Polly Glass, Paul Henderson, Rob Hughes, Jo Kendall, Kris Needs, Chris Roberts e Henry Yates, em ordem alfabética de sobrenome.
De diferente, cada entrada separa uma "killer track", mas saiba que as "faixas matadoras" das posições 97 e 91 não são meras "xarás" e sim sensacionais versões distintas de "Wade In The Water" que merecem sua audição. O que não mudou, agora também para as canções, foi o uso de títulos hilários, alguns certamente tentando disfarçar o que se queria dizer de fato. Como não rir ao descobrir que o sensacional blues extraído de The Sect, de Downliners Sect, é "I Wanna Put A Tiger In Your Tank"? E que tal The 5000 Spirits Or The Layers Of The Onion como full length? Quanto aos grupos, o batismo mais engraçado segue sendo The Flying Burrito Brothers – presente no ranking 1970-79 – e, constatada que a faixa de The Gilded Palace Of Sin é "Hot Burrito #2" (após "Hot Burrito #1"), ao ouvi-la, você se dá conta que é um tremendo som sério que não tem nada de brincadeira! E para nós, brasileiros, é divertido encontrar Cristo Redentor, de Harvey Mandel, no material.
Ainda sobre a novidade, por vezes ela fecha associações nem sempre imediatas. Por exemplo, ao ver Trashmen na 78ª colocação, pode ser que você não estabeleça relação alguma, até sacar que o play é Surfin’ Bird, como a "killer track", e a sinapse se completar: sim, é o original do icônico cover mundialmente famoso em releitura ramoniana. E há surpresas: como ver Iron Butterfly no 90º posto e a opção por Heavy (68) e não In-A-Gadda-Da-Vida, seis meses mais novo e que leva o nome de outra reinterpretação, esta feita pelo Slayer no segundo CD do box Soundtrack To The Apocalypse (03).
Fenômeno padronizado foi a alta incidência de conjuntos auto-intitulando seus débuts: Chicago Transit Authority (depois simplificado para Chicago); The United States Of America (registro único); The Electric Prunes; Tim Buckley; The Seeds; Yes; Mott The Hoople; Santana; Blind Faith (filho único do supergrupo com Eric Clapton nas seis cordas, na seleção ainda com The Yardbirds e Cream); Nazz; The Paul Butterfield Blues Band; The Crazy World Of Arthur Brown; The Pretty Things; Crosby, Stills & Nash; The Stooges; The Doors e Led Zeppelin.
Isso tudo sem contar: The Fugs e David Bowie, que adotaram a tática nos segundos álbuns (embora o primeiro do Camaleão do Rock também seja somente David Bowie e seu sucessor mais tarde tenha sido rebatizado Space Oddity); The Beatles, guardando o recurso para o nono disco, o White Album; e, forçando a barra, o Spooky Tooth, claramente lançando mão de um trocadilho em Spooky Two, trabalho número dois, conforme sugerido. E quase adotando o expediente, Scott Walker veio com Scott 4 (ironicamente, seu quinto full length) e o Buffalo Springfield produziu Buffalo Springfield Again.
Marcam presença autênticos pilares influentes do rock, que seguia se desenvolvendo: Miles Davis, Chuck Berry, Muddy Waters e Robert Johnson, bem como fenômenos super representativos nos anos 60 e/ou a década por vir: Simon & Garfunkel, Grateful Dead, The Mamas & The Papas, The Beach Boys, The Animals, Frank Zappa, The Kinks, The Velvet Underground, The Stooges e MC5. E se a proposta era "esperar o inesperado", não estranhe a irônica ausência de Elvis Presley, o "Rei do Rock", na eleição da Classic Rock, pois, focando na carreira cinematográfica, com catorze filmes entre Blue Hawaii (61) a Speedway (68), só Girl Happy (65) traz "You’ll Be Gone", creditada como bônus track e em co-autoria. Em suma, nenhum dos seis lançamentos da carreira solo entre Something For Somebody (61) e From Memphis To Vegas / From Vegas To Memphis (69) parece ter comovido o pleito.
Algumas projeções obrigatórias estão lá, hoje vistos como os maiores expoentes da época: Janis Joplin, Creedence Clearwater Revival, The Doors, Led Zeppelin, The Rolling Stones, The Beatles e Jimi Hendrix. Entre eles, aliás, alguns heroicamente ainda na ativa, assim como: Carlos Santana; Neil Young; Bob Dylan; Jethro Tull (que para cá voltaria em 27/06, mas adiou a data para 13/11/21 pela pandemia); Deep Purple (capa da Roadie Crew e da Classic Rock em agosto/20 – números 255 e 278); King Crimson (no país pela primeira vez em outubro/19); Pink Floyd (seus músicos vivos não se aposentaram); Alice Cooper; e The Who – os dois últimos no Brasil em 2017. E o Black Sabbath? Estreou em 70.
Se comparada às demais listas, a ocorrência de gravações ao vivo aqui foi mais alta: Live/Dead (Grateful Dead); Undead (Ten Years After); Mose Alive! (Mose Allison); At Newport 1960 (Muddy Waters); Live At Kelvin Hall (The Kinks); Five Live Yardbirds (The Yardbirds); e Kick Out The Jams (MC5). Além destas, há dois duplos híbridos, com um LP em estúdio e outro ao vivo: Wheels Of Fire (Cream), cuja segunda parte é "Live At The Fillmore"; e Ummagumma (Pink Floyd), com a ordem trocada. Compilações? Apenas King Of The Delta Blues Singers, de Robert Johnson.
E das cem "faixas matadoras", nove são sons puramente instrumentais, marcados com um asterisco na classificação – sim, ouvimos um a um. Duas "clássicas desconhecidas" você certamente já ouviu e talvez o nome não te diga nada a princípio: "Be My Baby" (The Ronettes) e "Somebody To Love" (Jefferson Airplane), fora "Satisfaction", interpretada por Otis Redding, num cover bem interessante dos Stones. E a mais longa no geral é "Yoo Doo Right" (Can), a ocupar todo o lado B de Monster Movie, com 20’27" de um som beeeeemmm esquisito!
Por fim, se Eric Clapton, como dito, aparece três vezes, temos pelo menos duas dobradinhas: Frank Zappa, em seu Hot Rats e em We’re Only In It For The Money (Mothers Of Invention); e Van Morrison, no solo Astral Weeks e em The Angry Young Them (Them). Se notar outras, comente! Hora de irmos ao resumão do texto no formato: LP (ano) – banda – "killer track" – duração:
100) Ptooff! (67) – The Deviants – "Garbage" – 5’36"
99) Chicago Transit Authority (69) – Chicago Transit Authority – "Introduction" – 6’35"
98) Take A Ride............ (66) – Mitch Ryder And The Detroit Wheels – "Jenny Take A Ride" – 3’25"
97) The Sound Of ‘65 (65) – The Graham Bond Organ-ization – "Wade In The Water" – 2’39" *
96) The United States Of America (68) – The United States Of America – "The Garden Of Earthly Delights" – 2’39"
95) Gorilla (67) – The Bonzo Dog Doo-Dah Band – "Jazz (Delicious Hot, Disgusting Cold)" – 3’11" *
94) Look Inside The Asylum Choir (68) – Asylum Choir – "Welcome To Hollywood" – 2’35"
93) Dirty Water (66) – The Standells – "Dirty Water" – 2’48"
92) Take A Heart (65) – The Sorrows – "Take A Heart" – 3’19"
91) Cristo Redentor (68) – Harvey Mandel – "Wade In The Water" – 7’48" *
90) Heavy (68) – Iron Butterfly – "Possession" – 2’45"
89) The Fugs (66) – The Fugs – "Kill For Peace" – 2’07"
88) The Sect (64) – Downliners Sect – "I Wanna Put A Tiger In Your Tank" – 3’33"
[an error occurred while processing this directive]87) Presenting The Fabulous Ronettes Featuring Veronica (64) – The Ronettes – "Be My Baby" – 2’40"
86) Bookends (68) – Simon & Garfunkel – "Old Friends" – 2’36"
85) In A Silent Way (69) – Miles Davis – "In A Silent Way" – 4’11" *
84) The Electric Prunes (67) – The Electric Prunes – "I Had Too Much To Dream (Last Night)" – 2’55"
83) Gloria (66) – The Shadows Of Knight – "I Just Want To Make Love To You" – 3’49"
82) Tim Buckley (66) – Tim Buckley – "Aren’t You The Girl?" – 2’01"
81) The Seeds (66) – The Seeds – "Evil Hoodoo" – 5’19"
80) Yes (69) – Yes – "Survival" – 6’18"
79) Mott The Hoople (69) – Mott The Hoople – "Half Moon Bay" – 10’38"
78) Surfin’ Bird (63) – Trashmen – "Surfin’ Bird" – 2’20"
77) Live/Dead (69) – Grateful Dead – "Turn On Your Love Light" – 15’05"
76) Incense And Peppermints (67) – The Strawberry Alarm Clock – "Incense And Peppermints" – 2’47"
75) The Gilded Palace Of Sin (69) – The Flying Burrito Brothers – "Hot Burrito #2" – 3’19"
74) If You Can Believe Your Eyes And Ears (66) – The Mamas & The Papas – "California Dreamin’" – 2’42"
73) Leader Of The Pack (65) – The Sangri-Las – "Remember (Walking In The Sand)" – 2’18"
72) Undead (68) – Ten Years After – "Woodchopper’s Ball" – 7’38" *
71) The 5000 Spirits Or The Layers Of The Onion (67) – The Incredible String Band – "The Hedgehog’s Song" – 3’30"
[an error occurred while processing this directive]70) The Thoughts Of Emerlist Davjack (68) – The Nice – "Rondo" – 8’22" *
69) Rockin’ At The Hops (60) – Chuck Berry – "Worried Life Blues" – 2’07"
68) Family Entertainment (69) – Family – "The Weaver’s Answer" – 4’57"
67) Monster Movie (69) – Can – "Yoo Doo Right" – 20’27"
66) Santana (69) – Santana – "Soul Sacrifice" – 6’37" *
65) Summer Days (And Summer Nights!!) (65) – The Beach Boys – "California Girls" – 2’46"
64) Mose Alive! (66) – Mose Allison – "Seventh Son" – 2’30"
63) The Five Faces Of Manfred Mann (64) – Manfred Mann – "I’m Your Kingpin" – 2’38"
62) Spooky Two (69) – Spooky Tooth – "Feelin’ Bad" – 3’17"
61) The Progressive Blues Experiment (68) – Johnny Winter – "Rollin’ And Tumblin’" – 3’09"
60) Barabajagal (69) – Donovan – "Barabajagal" – 3’20"
59) I Got Dem Ol’ Kozmic Blues Again Mama! (69) – Janis Joplin – "Little Girl Blue" – 3’51"
58) Evolution (67) – The Hollies – "Then The Heartaches Begin" – 2’48"
57) Blind Faith (69) – Blind Faith – "Had To Cry Today" – 8’48"
56) Da Capo (66) – Love – "The Castle" – 3’00"
55) Scott 4 (69) – Scott Walker – "The Old Man’s Back Again" – 3’43"
54) Jack Orion (66) – Bert Jansch – "Blackwaterside" – 3’49"
53) Animal Tracks (65) – The Animals – "I Believe To My Soul" – 3’28"
52) The Book Of Taliesyn (68) – Deep Purple – "Kentucky Woman" – 4’44" [a revista cita 69 e não 68]
51) At Newport 1960 (60) – Muddy Waters – "(I’m Your) Hoochie Coochie Man" – 2’50"
50) Buffalo Springfield Again (67) – Buffalo Springfield – "Expecting To Fly" – 3’39
49) We’re Only In It For The Money (68) – Mothers Of Invention – "Who Needs The Peace Corps?" – 2’34"
48) Liege & Lief (69) – Fairport Convention – "Matty Groves" – 8’08"
47) Here Are The Sonics (65) – The Sonics – "The Witch" – 2’41"
46) Safe As Milk (67) – Captain Beefheart & His Magic Band – "Electricity" – 3’07"
45) Nazz (68) – Nazz – "Open My Eyes" – 2’48" [na publicação estão ano e capa do registro sucessor]
44) Sailor (68) – Steve Miller Band – "Dear Mary" – 3’35"
43) The Paul Butterfield Blues Band (65) – The Paul Butterfield Blues Band – "Born In Chicago" – 2’55"
42) In The Court Of The Crimson King (69) – King Crimson – "21st Century Schizoid Man" – 7’24"
41) The Angry Young Them (65) – Them – "Gloria" – 2’38"
40) Boogie With Canned Heat (68) – Canned Heat – "On The Road Again" – 5’01"
39) Hot Rats (69) – Frank Zappa – "Peaches En Regalia" – 3’38" *
38) Everybody Knows This Is Nowhere (69) – Neil Young With Crazy Horse – "Down By The River" – 9’13"
37) The Crazy World Of Arthur Brown (68) – The Crazy World Of Arthur Brown – "Fire" – 2’54"
36) Mr. Fantasy (67) – Traffic – "Dear Mr. Fantasy" – 5’44"
35) The Second Album (66) – The Spencer Davis Group – "Keep On Running" – 2’51"
34) King Of The Delta Blues Singers (61) – Robert Johnson – "Cross Road Blues" – 2’28"
33) On The Threshold Of A Dream (69) – The Moody Blues – "Lovely To See You" – 2’35"
32) Younger Than Yesterday (67) – The Byrds – "So You Want To Be A Rock ‘N’ Roll Star" – 2’05"
31) Live At Kelvin Hall (67) – The Kinks – "You Really Got Me" – 2’13"
30) Odessey And Oracle (68) – The Zombies – "Time Of The Season" – 3’34"
29) Gris-Gris (68) – Dr. John, The Night Tripper – "I Walk On Guilded Splinters" – 7’37"
28) Five Live Yardbirds (64) – The Yardbirds – "Too Much Monkey Business" – 3’51"
27) Otis Blue / Otis Redding Sings Soul (65) – Otis Redding – "Satisfaction" – 2’45"
26) The Pretty Things (65) – The Pretty Things – "Honey, I Need" – 2’00"
25) White Light / White Heat (68) – The Velvet Underground – "White Light / White Heat" – 2’47"
24) Wheels Of Fire (68) – Cream – "Crossroads" – 4’13"
23) Crosby, Stills & Nash (69) – Crosby, Stills & Nash – "Long Time Gone" – 4’17"
22) Pretties For You (69) – Alice Cooper – "Reflected" – 3’17"
21) Bayou Country (69) – Creedence Clearwater Revival – "Born On The Bayou" – 5’16"
20) A Hard Road (67) – John Mayall And The Bluesbreakers – "The Supernatural" – 2’57" *
19) John Wesley Harding (67) – Bob Dylan – "All Along The Watchtower" – 2’31"
18) There Are But Four Small Faces (68) – Small Faces – "Itchycoo Park" – 2’44" [mencionado como de 67, ano de lançamento do single, na verdade]
17) Vincebus Eruptum (68) – Blue Cheer – "Summertime Blues" – 3’47"
16) The Stooges (69) – The Stooges – "I Wanna Be Your Dog" – 3’09"
15) Stand Up (69) – Jethro Tull – "Nothing Is Easy" – 4’25"
14) Kick Out The Jams (69) – MC5 – "Kick Out The Jams" – 2’52"
13) Tommy (69) – The Who – "Pinball Wizard" – 3’01"
12) Astral Weeks (68) – Van Morrison – "Astral Weeks" – 7’06"
11) Surrealistic Pillow (67) – Jefferson Airplane – "Somebody To Love" – 3’00"
10) The Doors (67) – The Doors – "Light My Fire" – 6 50’"
9) Ummagumma (69) – Pink Floyd – "Careful With That Axe, Eugene" – 8’49"
8) David Bowie (69) – David Bowie – "Cygnet Committee" – 9’35"
7) Then Play On (69) – Fleetwood Mac – "Closing My Eyes" – 4’50" [grafada "Close My Eyes" na revista]
6) Truth (68) – Jeff Beck – "Morning Dew" – 4’40"
5) Tons Of Sobs (69) – Free – "Walk In My Shadow" – 3’29"
4) Led Zeppelin (69) – Led Zeppelin – "Dazed And Confused" – 6’28" [citado como de 68]
3) Let It Bleed (69) – The Rolling Stones – "Gimme Shelter" – 4’31"
2) The Beatles (68) – The Beatles – "Yer Blues" – 4’01"
1) Axis: Bold As Love (67) – The Jimi Hendrix Experience – "Little Wing" – 2’24"
Seria muita pretensão deste escriba tentar opinar sobre uma era anterior ao próprio nascimento, além do que já feito. Assim, esperamos seus comentários! No mais, a distribuição anual dos trabalhos ficou da seguinte forma: 32 de 69; 23 em 68 (fechando em 55 plays a "covardia" para o biênio final da década!); 16 para 67; 11 em 66; 10 de 65; 4 em 64; 2 de 60; 1 para 61 e 63; e nenhum em 62. E dividindo em dois quinquênios, o "placar" se torna um impressionante 92x8 a favor do segundo!
Clique aqui caso queira dar uma olhada no teaser da Classic Rock 259, de onde nos inspiramos para fazer esta matéria. E se você é daqueles que curtem uma terceira opinião, acesse a análise de parte do conteúdo feita por Annie Kapur na página da Beat.
Fonte: Revista Classic Rock 259 (março/19)
https://www.loudersound.com/news/the-real-100-greatest-albums-of-the-1960s-only-in-classic-rock-on-sale-now
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