Bon Jovi: Richie Sambora quis tirar referência a Frank Sinatra em "It's My Life"
Por Igor Miranda
Postado em 17 de fevereiro de 2021
O refrão de "It's My Life", hit lançado pelo Bon Jovi no ano 2000, traz uma referência ao lendário cantor Frank Sinatra, que, assim como a banda, veio de Nova Jersey. Porém, o guitarrista Richie Sambora não curtiu a menção ao artista, a partir do verso "My heart is like an open highway; Like Frankie said, I did it my way" ("Meu coração é como uma rodovia aberta; Como Frankie disse, eu fiz do meu jeito").
A situação já foi comentada em outras ocasiões pelo vocalista Jon Bon Jovi, que criou a música ao lado de Sambora, guitarrista da banda até o ano de 2013, e do compositor profissional Max Martin. Agora, em entrevista a Ari Melber, com transcrição via Ultimate Guitar, o cantor relembrou o caso e disse que Richie queria tirar essa referência.
Inicialmente, Jon destacou que costuma ser maleável em seu processo de composição. "Se eu estivesse falando sobre monstros roxos que comem pessoas e um parceiro na música falasse que não curtiu, sem problemas. Se você tem um bom argumento, vou usar a borracha para apagar", afirmou.
Nesta situação, porém, o vocalista acreditava na referência a Frank Sinatra - que acabou se tornando célebre entre os fãs. Por isso, ele não abriu mão.
"No caso de 'It's My Life' e o verso sobre Frankie, quando meu querido amigo e parceiro (Richie Sambora) perguntou o que eu queria dizer, eu respondi: 'Sinatra era um modelo a ser seguido. Sinatra fez filmes e discos ao mesmo tempo, é o que estou fazendo. Sinatra esteve envolvido em causas sociais com política. É o que eu faço", disse.
Jon Bon Jovi, então, revelou como convenceu Richie Sambora de que a menção deveria ser preservada. "Eu sentia aquela letra. Daí, meu argumento final foi: 'sou eu quem vou cantar'. A discussão acabou e ele disse: 'ok, eu entendo'", afirmou.
No fim das contas, o cantor descobriu que essa referência poderia ser compreendida de outras formas. "O público reagiu entendendo que Frankie era apenas um amigo, um irmão, um parceiro de vida. Não só Sinatra. É a beleza de uma música: quando ela transcende a barreira do tempo ou mesmo linguagem ou fronteiras. No meu caso, pudemos tocar essa música por todo o mundo", concluiu.
A entrevista pode ser conferida na íntegra, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
"Ninguém liga para Frank Sinatra
Ao site The Rock Radio, em 2005, Jon Bon Jovi disse que Richie Sambora chegou a dizer que "ninguém ligava para Frank Sinatra", por isso a referência deveria ter sido tirada.
"Eu havia gravado o filme 'U-571' e falei que Sinatra fez 16 filmes e turnês até os 80 anos de idade. Era meu modelo. Ele (Richie) falou: 'você não pode fazer essa letra, ninguém além de você liga para Frank Sinatra'. Mantive mesmo assim", destacou, na ocasião.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps