Epica: o que Mark Jansen achou da desilusão de Marko Hietala com a indústria musical
Por Igor Miranda
Postado em 17 de fevereiro de 2021
O anúncio de que o baixista Marko Hietala deixaria o Nightwish e a vida pública, após desilusões com a indústria musical e problemas de saúde emocional, pegou de surpresa os fãs de metal sinfônico. Mark Jansen, guitarrista e co-vocalista do Epica, banda que pertence ao mesmo subgênero, foi convidado a refletir sobre o assunto e revelou sua opinião.
Em entrevista ao jornalista Gustavo Maiato, Jansen disse compreender os pontos citados por Hietala no comunicado em que ele se afastou do Nightwish e da vida pública. O baixista havia dito que os lucros das plataformas de streaming são compartilhados "de forma injusta" e que essa e outras situações aprofundaram seu quadro de depressão crônica.
O membro do Epica, por sua vez, disse reconhecer os problemas citados pelo colega ex-Nightwish, mas que ainda vê "muitas possibilidades nesse negócio" da música. Além disso, ele destacou que não irá desistir de sua trajetória artística, mas entende que outros músicos podem acabar abrindo mão de suas carreiras após a pandemia.
"Ele disse que o negócio da música é repleto de cobras. As empresas pegam todo o dinheiro e os músicos ficam de fora. Isso é verdade. Empresas como o Spotify ganham muito dinheiro e acho que os artistas ganham menos do que deveriam. As coisas são como são, não tenho como influenciar isso. Se um cara do Spotify vem me cobrar para eu trabalhar mais, não vou escutar. Cada um precisa fazer o seu. Por outro lado, não estou tão desiludido pelo mundo da música como ele está. Reconheço os problemas que ele fala, mas vejo ainda muitas possibilidades nesse negócio", declarou Mark Jansen.
Em seguida, ele completou: "Todas as novidades trazem vantagens e desvantagens. No passado, quando os CDs estavam vendendo bem, era mais fácil viver de música. Agora, temos outro mundo. Vencemos algumas batalhas, perdemos outras. Hoje em dia, alguns músicos estão sofrendo com a covid. Infelizmente, acho que outros músicos também devem deixar suas bandas. Não sou um cara de desistir. Vamos procurar sempre novas maneiras de manter a coisa funcionando".
Vale destacar que o assunto veio à tona após o entrevistador perguntar se Jansen vê o Epica como a maior banda de metal sinfônico da atualidade. O músico fez questão de citar grupos como o Nightwish e o Evanescence como "excelentes".
"Eu nunca diria uma coisa dessas (que o Epica seria a maior banda de metal sinfônico da atualidade)! Deixo isso para as pessoas decidirem. Existem outras bandas do estilo excelentes por aí como o Nightwish e o Evanescence. Somos uma das grandes. Alguns gostam mais de uma, outros preferem outras. O que podemos fazer é fazer nosso melhor, escrever excelentes discos e fazer as pessoas felizes. Se as pessoas disserem que nós somos os melhores, eu ficarei feliz em ouvir isso! Tenho muito respeito por todas as bandas. O Nightwish, por exemplo, eu adoro. Amei o último disco deles ('Human. :II: Nature.')", comentou.
A entrevista pode ser lida na íntegra, em português, no site de Gustavo Maiato. "Omega", o novo álbum do Epica, será lançado no próximo dia 26 de fevereiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Cavaleras no último show do Sepultura? Andreas diz que chance é "50% sim, 50% não"
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
As reações divergentes dos fãs ao anúncio do line-up do Bangers Open Air 2026
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Nightwish: Marko Hietala anuncia saída da banda e afastamento da vida púbilca
Problemas de saúde de Simone Simons adiam turnê asiática do Epica para 2026
Epica cancela show no Uruguai e fãs se revoltam online
A música do "Oceanborn" do Nightwish que Simone Simons acha "brilhante e linda"


