Epica: o que Mark Jansen achou da desilusão de Marko Hietala com a indústria musical
Por Igor Miranda
Postado em 17 de fevereiro de 2021
O anúncio de que o baixista Marko Hietala deixaria o Nightwish e a vida pública, após desilusões com a indústria musical e problemas de saúde emocional, pegou de surpresa os fãs de metal sinfônico. Mark Jansen, guitarrista e co-vocalista do Epica, banda que pertence ao mesmo subgênero, foi convidado a refletir sobre o assunto e revelou sua opinião.
Em entrevista ao jornalista Gustavo Maiato, Jansen disse compreender os pontos citados por Hietala no comunicado em que ele se afastou do Nightwish e da vida pública. O baixista havia dito que os lucros das plataformas de streaming são compartilhados "de forma injusta" e que essa e outras situações aprofundaram seu quadro de depressão crônica.
O membro do Epica, por sua vez, disse reconhecer os problemas citados pelo colega ex-Nightwish, mas que ainda vê "muitas possibilidades nesse negócio" da música. Além disso, ele destacou que não irá desistir de sua trajetória artística, mas entende que outros músicos podem acabar abrindo mão de suas carreiras após a pandemia.
"Ele disse que o negócio da música é repleto de cobras. As empresas pegam todo o dinheiro e os músicos ficam de fora. Isso é verdade. Empresas como o Spotify ganham muito dinheiro e acho que os artistas ganham menos do que deveriam. As coisas são como são, não tenho como influenciar isso. Se um cara do Spotify vem me cobrar para eu trabalhar mais, não vou escutar. Cada um precisa fazer o seu. Por outro lado, não estou tão desiludido pelo mundo da música como ele está. Reconheço os problemas que ele fala, mas vejo ainda muitas possibilidades nesse negócio", declarou Mark Jansen.
Em seguida, ele completou: "Todas as novidades trazem vantagens e desvantagens. No passado, quando os CDs estavam vendendo bem, era mais fácil viver de música. Agora, temos outro mundo. Vencemos algumas batalhas, perdemos outras. Hoje em dia, alguns músicos estão sofrendo com a covid. Infelizmente, acho que outros músicos também devem deixar suas bandas. Não sou um cara de desistir. Vamos procurar sempre novas maneiras de manter a coisa funcionando".
Vale destacar que o assunto veio à tona após o entrevistador perguntar se Jansen vê o Epica como a maior banda de metal sinfônico da atualidade. O músico fez questão de citar grupos como o Nightwish e o Evanescence como "excelentes".
"Eu nunca diria uma coisa dessas (que o Epica seria a maior banda de metal sinfônico da atualidade)! Deixo isso para as pessoas decidirem. Existem outras bandas do estilo excelentes por aí como o Nightwish e o Evanescence. Somos uma das grandes. Alguns gostam mais de uma, outros preferem outras. O que podemos fazer é fazer nosso melhor, escrever excelentes discos e fazer as pessoas felizes. Se as pessoas disserem que nós somos os melhores, eu ficarei feliz em ouvir isso! Tenho muito respeito por todas as bandas. O Nightwish, por exemplo, eu adoro. Amei o último disco deles ('Human. :II: Nature.')", comentou.
A entrevista pode ser lida na íntegra, em português, no site de Gustavo Maiato. "Omega", o novo álbum do Epica, será lançado no próximo dia 26 de fevereiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
Evan Dando (Lemonheads) é internado para tratar problemas mentais após assédio a fã
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
Heart pretende gravar mais um álbum e dizer adeus em 2027
Chuck Billy diz que vinil "tem um som diferente", mas aponta um detalhe que muda tudo
Alex Skolnick (Testament) lembra audição para o Spin Doctors

Nightwish: Marko Hietala anuncia saída da banda e afastamento da vida púbilca
Vocalista do Amaranthe e ex-cantoras do Arch Enemy e Delain sobem ao palco com o Epica
O álbum que mudou a vida de Simone Simons (Epica)
Musas do Metal: as bandas que elas ouvem quando estão em casa


