Epica: o que Mark Jansen achou da desilusão de Marko Hietala com a indústria musical
Por Igor Miranda
Postado em 17 de fevereiro de 2021
O anúncio de que o baixista Marko Hietala deixaria o Nightwish e a vida pública, após desilusões com a indústria musical e problemas de saúde emocional, pegou de surpresa os fãs de metal sinfônico. Mark Jansen, guitarrista e co-vocalista do Epica, banda que pertence ao mesmo subgênero, foi convidado a refletir sobre o assunto e revelou sua opinião.
Em entrevista ao jornalista Gustavo Maiato, Jansen disse compreender os pontos citados por Hietala no comunicado em que ele se afastou do Nightwish e da vida pública. O baixista havia dito que os lucros das plataformas de streaming são compartilhados "de forma injusta" e que essa e outras situações aprofundaram seu quadro de depressão crônica.
O membro do Epica, por sua vez, disse reconhecer os problemas citados pelo colega ex-Nightwish, mas que ainda vê "muitas possibilidades nesse negócio" da música. Além disso, ele destacou que não irá desistir de sua trajetória artística, mas entende que outros músicos podem acabar abrindo mão de suas carreiras após a pandemia.
"Ele disse que o negócio da música é repleto de cobras. As empresas pegam todo o dinheiro e os músicos ficam de fora. Isso é verdade. Empresas como o Spotify ganham muito dinheiro e acho que os artistas ganham menos do que deveriam. As coisas são como são, não tenho como influenciar isso. Se um cara do Spotify vem me cobrar para eu trabalhar mais, não vou escutar. Cada um precisa fazer o seu. Por outro lado, não estou tão desiludido pelo mundo da música como ele está. Reconheço os problemas que ele fala, mas vejo ainda muitas possibilidades nesse negócio", declarou Mark Jansen.
Em seguida, ele completou: "Todas as novidades trazem vantagens e desvantagens. No passado, quando os CDs estavam vendendo bem, era mais fácil viver de música. Agora, temos outro mundo. Vencemos algumas batalhas, perdemos outras. Hoje em dia, alguns músicos estão sofrendo com a covid. Infelizmente, acho que outros músicos também devem deixar suas bandas. Não sou um cara de desistir. Vamos procurar sempre novas maneiras de manter a coisa funcionando".
Vale destacar que o assunto veio à tona após o entrevistador perguntar se Jansen vê o Epica como a maior banda de metal sinfônico da atualidade. O músico fez questão de citar grupos como o Nightwish e o Evanescence como "excelentes".
"Eu nunca diria uma coisa dessas (que o Epica seria a maior banda de metal sinfônico da atualidade)! Deixo isso para as pessoas decidirem. Existem outras bandas do estilo excelentes por aí como o Nightwish e o Evanescence. Somos uma das grandes. Alguns gostam mais de uma, outros preferem outras. O que podemos fazer é fazer nosso melhor, escrever excelentes discos e fazer as pessoas felizes. Se as pessoas disserem que nós somos os melhores, eu ficarei feliz em ouvir isso! Tenho muito respeito por todas as bandas. O Nightwish, por exemplo, eu adoro. Amei o último disco deles ('Human. :II: Nature.')", comentou.
A entrevista pode ser lida na íntegra, em português, no site de Gustavo Maiato. "Omega", o novo álbum do Epica, será lançado no próximo dia 26 de fevereiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
Nightwish: Marko Hietala anuncia saída da banda e afastamento da vida púbilca
Epica lança vídeo de seu novo single, "Avatar - The Final Incarnation"
Problemas de saúde de Simone Simons adiam turnê asiática do Epica para 2026


