Matérias Mais Lidas

Metallica: a fortuna que Robert Trujillo recebeu só para se juntar à bandaMetallica
A fortuna que Robert Trujillo recebeu só para se juntar à banda

RATM: Tom Morello revela por que não corta as cordas de sua guitarraRATM
Tom Morello revela por que não corta as cordas de sua guitarra

Iron Maiden: linha fitness de produtos oficiais licenciados pela W A SportIron Maiden
Linha fitness de produtos oficiais licenciados pela W A Sport

Neil Peart: por que ele é melhor que John Bonham, segundo Mike PortnoyNeil Peart
Por que ele é melhor que John Bonham, segundo Mike Portnoy

Kreator: Mille fala sobre racismo e diz que metal sempre teve a ver com direitos humanosKreator
Mille fala sobre racismo e diz que metal sempre teve a ver com direitos humanos

Motörhead: Mikkey Dee tinha brigas honrosas com Lemmy; Phil Campbell era na deleMotörhead
Mikkey Dee tinha "brigas honrosas" com Lemmy; Phil Campbell era na dele

Judas Priest: quando eles negaram música a Top Gun e apostaram em filme que fracassouJudas Priest
Quando eles negaram música a Top Gun e apostaram em filme que fracassou

AC/DC: Simon Wright não mantém contato com ex-companheiros (e não vê problema nisso)AC/DC
Simon Wright não mantém contato com ex-companheiros (e não vê problema nisso)

AC/DC: quando jovem, Angus Young não gostava nem um pouco da escola e a evitavaAC/DC
Quando jovem, Angus Young não gostava nem um pouco da escola e a evitava

Van Halen: quando eles tocaram Jump desastrosamente fora do tom em 2007Van Halen
Quando eles tocaram "Jump" desastrosamente fora do tom em 2007

West Memphis 3: a injusta condenação de três headbangers por assassinatoWest Memphis 3
A injusta condenação de três headbangers por assassinato

Steve Vai: guitarrista rasga elogios a Zakk Wylde, no pessoal e no profissionalSteve Vai
Guitarrista rasga elogios a Zakk Wylde, no pessoal e no profissional

Guns N' Roses: quando Donald Trump quis conhecer Axl Rose, o Trump do rockGuns N' Roses
Quando Donald Trump quis conhecer Axl Rose, o "Trump do rock"

Black Sabbath: por que dificilmente teremos algo oficial com Dave Walker no vocalBlack Sabbath
Por que dificilmente teremos algo oficial com Dave Walker no vocal

Nathan Nate Gale: O assassino de Dimebag DarrellNathan "Nate" Gale
O assassino de Dimebag Darrell


Stamp

Delain: baixista explica por que quatro integrantes deixaram a banda de uma vez

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda
Enviar Correções  

Os fãs foram pegos de surpresa, na última segunda-feira (15), com a notícia de que quatro dos cinco integrantes do Delain deixaram a banda. A vocalista Charlotte Wessels, o baixista Otto Schimmelpenninck van der Oije, o guitarrista Timo Somers e o baterista Joey de Boer não integram mais o grupo, que agora só conta com o tecladista e fundador Martijn Westerholt.

Delain: todos os integrantes exceto tecladista deixam a banda, leia notaDelain
Todos os integrantes exceto tecladista deixam a banda, leia nota

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Delain: Charlotte Wessels se manifesta sobre saída conjunta da bandaDelain
Charlotte Wessels se manifesta sobre saída conjunta da banda

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os comunicados divulgados por Martijn Westerholt, nas redes da banda, e Charlotte Wessels, em sua página pessoal, não deixam claras as razões para o rompimento. Porém, a nota publicada por Otto Schimmelpenninck van der Oije apresenta o que seria a principal justificativa para o fim daquela formação do grupo.

Definindo inicialmente o Delain como um "ambiente de trabalho muito intenso", Otto declarou que sempre foi muito grato pela forma como a banda operava, já que ele "começou realmente de baixo, tocando para públicos de 10 pessoas e viajando milhares de quilômetros em uma van fedorenta".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Porém, segundo ele, a relação interna do grupo começou a se deteriorar entre 2018 e 2019. "Isso atingiu o ponto mais baixo durante as turnês de outono de 2019 nos Estados Unidos e na Europa", comentou.

Curiosamente, de acordo com o baixista, o próprio sucesso do Delain fez com que a situação interna ficasse complicada. "Embora essas turnês tenham sido um sucesso, com ótima resposta do público, produção muito boa, equipe incrível, boas vendas e ótimas bandas de apoio, ficou cada vez mais claro que Martijn estava muito infeliz por estar em turnê e infeliz sobre como Delain se desenvolveu a partir de seu próprio projeto para tornar-se a banda que se tornou. Era óbvio para todos que não poderíamos continuar dessa forma", disse.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Otto Schimmelpenninck revelou que Martijn Westerholt sugeriu mudanças no funcionamento do Delain, inclusive na agenda de shows, já que ele queria fazer menos performances ao vivo. Joey de Boer, Timo Simors e o baixista queriam que o ritmo de atividades continuasse o mesmo, com turnês e o grupo funcionando, de fato, como grupo.

"Joey, Timo e eu conversamos com Martijn e Charlotte no início de 2020, dizendo que não queríamos continuar com Delain dessa forma. Propusemos que Martijn se abstivesse de viagens longas, ao menos por enquanto. Essas turnês foram as mais intensas e sentimos que as coisas iriam melhorar se ele pudesse se concentrar em compor músicas, tanto para Delain quanto para seu tão sonhado projeto paralelo. Martijn tinha uma visão diferente: ele queria que o Delain fosse seu projeto novamente e sua proposta era reduzir consideravelmente o número de shows do Delain, enquanto rebaixava Timo, Joey e eu a músicos contratados", afirmou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O baixista definiu como "muito doloroso" ser "rebaixado a músico contratado" após ter se doado ao Delain. Foi aí que, em março de 2020, ele decidiu sair da banda, junto de Joey, Timo e, aparentemente, Charlotte. Martijn, por sua vez, fez uma contraproposta para que o grupo continuasse enquanto ele focava em outros trabalhos.

"Fiquei positivamente impressionado com a decisão de Martijn de abrir mão de sua própria banda e, ao mesmo tempo, animado com a perspectiva de continuar com Charlotte, Timo e Joey", declarou.

Entretanto, Otto disse que o tempo de espera não tornou a discussão mais maleável, já que não foi possível chegar a um acordo com Martijn. "Durante grande parte de 2020, todos esperávamos que o Delain fizesse shows novamente em 2021. Infelizmente, nunca chegamos a um acordo. Tentamos chegar ao meio termo, mas estávamos muito distantes disso. É uma pena e todos (os fãs, Martijn e nós) sairíamos ganhando com Charlotte, Timo, Joey e eu continuando a banda, mas acho que não era para ser", disse o baixista.

Por fim, Schimmelpenninck garantiu que não irá se aposentar. Durante a pandemia, ele seguirá focando em vídeos do tipo "playthrough", onde mostra como tocar algumas músicas no baixo, e trabalhos fotográficos. A promessa é de voltar à estrada novamente assim que for possível.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O Delain foi formado em 2002, inicialmente como um projeto de Martijn Westerholt após ele ter sido forçado a deixar sua banda anterior, o Within Temptation. Na ocasião, ele foi diagnosticado com mononucleose infecciosa, o que não o permitia seguir com o ritmo intenso de atividades do grupo.

No mesmo ano, foi lançada uma demo sob o nome do Delain, mas o projeto foi encerrado em seguida. Em 2005, com a entrada da vocalista Charlotte Wessels, o grupo foi retomado. Começou como um projeto dos dois com músicos convidados, sem fazer shows, mas a ideia evoluiu, transformando-se em uma banda de fato.

publicidade

O álbum mais recente do Delain, "Apocalypse & Chill", foi lançado em fevereiro de 2020.

Os comunicados de Martijn e Charlotte

Os demais músicos se manifestaram sobre o rompimento, com destaque às notas publicadas por Martijn Westerholt, na página oficial do Delain, e de Charlotte Wessels, que integra o projeto há bastante tempo.

Westerholt destacou que a "colaboração na banda parou de funcionar tão bem como antes no último ano". "Alguns de nós não estavam mais felizes com os papéis atuais na banda. Tentamos muito encontrar uma solução por mais de um ano, mas infelizmente isso não foi possível", disse.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como resultado, segundo o tecladista, todos os músicos estarão "seguindo seus próprios caminhos". "Os outros optaram por seguir caminhos diferentes. Eu decidi manter o Delain vivo continuando a escrever e produzir músicas para o Delain, como sempre fiz. Comecei o Delain como um projeto em 2002 e para o próximo álbum vou retomar a forma de projeto, lançando músicas com convidados especiais. Parece que muitos rostos familiares estarão retornando para se juntar a mim nesta jornada", declarou, indicando colaborações de músicos de outras formações.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Delain: todos os integrantes exceto tecladista deixam a banda, leia notaDelain
Todos os integrantes exceto tecladista deixam a banda, leia nota

Charlotte Wessels, por sua vez, destacou que a saída conjunta "é a triste conclusão de mais de um ano tentando encontrar soluções para queixas acumuladas". "Parte de mim pensa que estou decepcionando todos vocês. Gostaria que soubessem que esta decisão não foi tomada de forma leve e peço desculpas àqueles que tinham esperanças de ver todos nós juntos ao vivo novamente no palco após a pandemia. Até recentemente, eu pensava que isso ainda poderia ser útil para nós também", disse.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A cantora destacou que Otto, Timo e Joey também estão deixando o grupo, mas "seguirão fazendo músicas em seus projetos próprios". "Acompanhe o que eles estiverem fazendo. Mal posso esperar para ver e ouvir como eles vão dominar o mundo. Martijn continuará com Delain, e embora possa ser doloroso no início ver um Delain do qual eu não faço parte, desejo a ele o melhor neste novo capítulo", declarou.

Ela garante que também seguirá "compondo e performando música". "É o que me dá alegria e propósito. Estou muito grata por minha incrível comunidade no Patreon, algo que deveria ser um projeto paralelo ao Delain, mas agora será o principal lugar onde eu lanço música e crio arte e comunidade. Essa plataforma me permite seguir criando de forma independente e agradeço a todos os 'patrons' que tornam isso possível", apontou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Delain: Charlotte Wessels se manifesta sobre saída conjunta da bandaDelain
Charlotte Wessels se manifesta sobre saída conjunta da banda


publicidade
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Como consegui viver de Rock e Heavy Metal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Delain: baixista explica por que quatro integrantes deixaram a banda de uma vezDelain
Baixista explica por que quatro integrantes deixaram a banda de uma vez

Delain: Charlotte Wessels se manifesta sobre saída conjunta da bandaDelain
Charlotte Wessels se manifesta sobre saída conjunta da banda

Delain: todos os integrantes exceto tecladista deixam a banda, leia notaDelain
Todos os integrantes exceto tecladista deixam a banda, leia nota

Garotas no Rock: 18 bandas que você precisa ouvirGarotas no Rock
18 bandas que você precisa ouvir

Garotas no Rock: Em vídeo, 36 novidadesGarotas no Rock
Em vídeo, 36 novidades


Musas do Metal: as bandas que elas ouvem quando estão em casaMusas do Metal
As bandas que elas ouvem quando estão em casa

Metal Calcinha: onze bandas lideradas por mulheresMetal Calcinha
Onze bandas lideradas por mulheres

Musas do Metal: confira as 10 mais lindas atualmenteMusas do Metal
Confira as 10 mais lindas atualmente


Metal: Gibson.com enumera 50 melhores músicas do gêneroMetal
Gibson.com enumera 50 melhores músicas do gênero

Bruce Dickinson: Ele lamenta não ter dado um soco em Axl RoseBruce Dickinson
Ele lamenta não ter dado um soco em Axl Rose


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.