Steven Wilson: "se Greta Van Fleet é o melhor do rock agora, então o rock morreu"
Por Igor Miranda
Postado em 03 de fevereiro de 2021
Steven Wilson, ex-líder do Porcupine Tree que segue hoje em carreira solo, não é fã do Greta Van Fleet. Em entrevista à Under the Radar Mag, o músico fez críticas à jovem banda e ao rock como um todo, opinando que teremos cada vez menos guitarra e mais eletrônico com o passar do tempo.
O assunto chegou à entrevista após Steven Wilson revelar que o sentimento que a guitarra oferece a ele nos dias de hoje é "tédio". Para ele, o contexto atual da humanidade também representa esse cansaço, já que, segundo ele, "tudo que ouvimos diariamente ao nosso redor é eletrônico".
"Meus filhos não ouvem guitarra, a menos que eles busquem especificamente por uma música com guitarra. Os sons do iPad, da TV, da campainha são eletrônicos. Onde no mundo a guitarra, o baixo ou a bateria ocupam um lugar como esse?", afirmou, inicialmente.
O ex-Porcupine Tree revelou admirar a ideia de que a música "segue evoluindo" e "chateando pessoas" como ele, que não estão acostumadas com o direcionamento atual. Em seguida, ele declarou que o rock deixou de ser popular, assim como aconteceu com o jazz na metade do século 20.
"Acho que a era de ouro do rock que existiu por 50 anos - da década de 1950 até o fim do século 20 - está indo da mesma forma que o jazz. O jazz era popular, era o mainstream na primeira metade do século. O rock foi o mainstream na segunda metade. E eu acho que a música da primeira metade do século 21 será a música urbana, eletrônica, R&B - ou ao menos que tenha fortes elementos eletrônicos", declarou.
Em seguida, Wilson disse que se cansou da guitarra porque ele já explorou tudo o que poderia no instrumento e fez críticas ao Greta Van Fleet. "Quando uma banda como o Greta Van Fleet é o melhor que uma nova onda de bandas pode oferecer, você sabe que está morto. Digo isso com a ressalva de que certamente há músicas boas sendo feitas com guitarra por aí. Mas meu ponto é: isso não está no mainstream", afirmou.
Por fim, o artista pontuou que a música "segue adiante e evolui", o que também significa que "o vocabulário musical e a paleta musical também morrem e renascem de formas distintas". "Acho que a guitarra vai se tornar algo como o saxofone ou o trompete. Ainda será abordado por algumas pessoas apaixonadas, mas será algo de nicho. Sempre há baixas ao longo do caminho e eu mesmo posso ser uma dessas baixas, mas preciso aceitar isso", concluiu.
Greta Van Fleet é uma "piada", segundo Steven Wilson
Não é a primeira vez que Steven Wilson manifesta não gostar do Greta Van Fleet em entrevistas. Em 2019, ao ser entrevistado pelo My Rock Podcast, o músico não poupou adjetivos negativos para definir a banda dos irmãos Kiszka.
"Aquela banda terrível, Greta Van Fleet, você conhece? Eu os acho péssimos, terríveis, uma piada. São um exemplo de boy band, porque são garotos muito novos e tocam essa imitação grosseira do Led Zeppelin, mas são bonitos e tiveram toda a ajuda a mídia e da indústria, alcançando uma enorme audiência tocando música de última categoria. Não acredito que alguém vá se lembrar deles em 10 anos. Talvez eles provem que eu esteja errado e façam um bom disco, mas até o momento isso não aconteceu. São uma versão boy band do Led Zeppelin. Sei por que isto acontece, não sou ingênuo, sei que boa parte da indústria musical se baseia em ser jovem, bonito e ter a imagem certa, e eu nunca tive nada disso", declarou, na ocasião, conforme transcrito por Bruce William para o Whiplash.Net.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps