VM Rock: Futuro, passado e presente no single "Amanhã"
Por Lucas Maximim
Postado em 19 de abril de 2021
O amanhã, como o próprio nome já diz, não é ontem. Brincadeiras a parte, o single em questão marca um novo passo na trajetória da VM Rock. Vinda de um EP (Bendita Água, independente, Macapá, 2017) com fortes influências de Foo Fighters, Muse, Queens Of The Stone Age, e outros, a banda macapaense VM Rock resolve arriscar toda sua identidade criada em seu trabalho anterior, para utilizar características experimentais, rumo ao desconhecido.
Considerando também a mudança na formação original da banda, agora com novo guitarrista (Jaime Lopes) e baterista (Felipe Kalebe, na gravação e videoclipe do single. Atualmente, a banda conta com Pedro França nesta função), o êxito completo em sua experiência é constatado. O single Amanhã carrega consigo para além de seus efeitos de guitarra munidos de reverb’s, delay’s e demais efeitos de modulação, uma letra que traz versos sobre o incerto, de modo a se olhar o passado, pensando no futuro.
Com um refrão impactante, e grooves muito bem pensados, Amanhã tem o seu "peso obrigatório de banda de rock" na medida certa. As progressões harmônicas da canção mostram um forte entrosamento por parte de todos os instrumentistas da VM Rock. Marcado por pausas após o primeiro refrão, notações de fins e começos de versos, assim como frases diferentes executadas nas guitarras, na medida em que a canção avança.
Cabe aqui um destaque para a entrada de Jaime Lopes (Guitarra) na banda. Trazendo consigo uma identidade musical característica, Jaime vem junto a Sergiomar Júnior (guitarra) pensar os arranjos do single, de modo a combinar perfeitamente com a mensagem da canção. Sendo uma dupla de guitarristas que já carrega uma história de riffs, solos, e grooves em outros projetos, não poderíamos esperar nada menos que guitarras com timbres muito coesos, e um solo de guitarra esplêndido.
As partes percussivas de Amanhã em nada deixam a desejar, com as linhas de baixo compostas por Wellinson sendo fundamentais para as marcações de tempo ao longo da canção, acompanhada por uma linha de bateria igualmente importante. Augusto, como sempre, leva seu vocal carregado de drives e emoções para a VM Rock, encaixando suas habilidades vocais na produção, assim registrando também sua presença e identidade sonora.
Quanto ao videoclipe, garanto que é arriscado afirmar, mas ainda assim, o farei. Podemos dizer que até o presente momento, a produção audiovisual de bandas de rock no estado do Amapá não havia presenciado a aplicação do conceito de Catarse tão bem, no sentido de causar emoções fortes e alívio aos espectadores. Uma produção fílmica que para além daqueles "videoclipes de bandas tocando a canção", leva também uma história, protagonizada na figura de Vanessa Albino.
A narrativa presente no clipe de Amanhã é pensada de modo a encaixar-se perfeitamente com a mensagem proposta pela banda, contando a história de uma jovem que enfrenta problemas de saúde emocional e mental, e que já não sabe mais o que fazer para sanar este mal que lhe aflige. Ao tratar de um tema tão delicado, a banda VM Rock buscou toda a sensibilidade possível de ser transmitida em seu videoclipe, envolvendo o espectador na trama até os momentos finais.
Amanhã é sobre o incerto, sobre o medo, a ansiedade, depressão, e tantas outras patologias existentes em nosso cotidiano, intrínsecas as relações sociais existentes. É sobre se arriscar, fazer a diferença, ajudar o próximo quando estiver a nosso alcance. Acima de tudo, Amanhã é sobre não ter medo... E não há mal algum nisso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
A tragédia que fez nascer um dos álbuns de rock mais subestimados dos anos 1990
Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski
Wolfgang Van Halen elogia maior abertura do mundo do rock para as mulheres
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth

O músico brasileiro que deixou uma das maiores bandas do rock nacional por questão filosófica
O significado de "meu filho vai ter nome de santo" no clássico "Pais e Filhos" da Legião
O curioso significado do refrão de "Maluco Beleza", clássico de Raul Seixas de 1977
A lendária cantora que Eric Clapton detesta: "Reconheço, mas não me faz sentir nada"
Músicas Ruins: blog elege as piores de grandes bandas do Rock/Metal
Lemmy Kilmister: "Estou pronto para morrer. Minha vida foi boa"


