Gojira: como a música "Amazonia" se tornou um tributo ao Sepultura, segundo vocal
Por Igor Miranda
Postado em 15 de abril de 2021
O Gojira conquistou grande repercussão com "Amazonia", uma das músicas de seu próximo álbum, "Fortitude". A faixa e seu respectivo videoclipe abordam os problemas ambientais vivenciados na Floresta Amazônica e traz uma sonoridade que remete aos tempos áureos do Sepultura, ainda com Max Cavalera na formação.
Não demorou muito até que vários internautas comparassem o trabalho feito pelos franceses do Gojira em "Amazonia" com canções do Sepultura presentes em álbuns como "Chaos A.D." (1993) e "Roots" (1996), por exemplo. Mas será que essa referência à banda brasileira ocorreu de forma intencional?
Em entrevista ao Cuartel Del Metal, com transcrição via Blabbermouth, o vocalista e guitarrista Joe Duplantier disse que é um grande fã de Sepultura e viu "Amazonia" como uma homenagem ao legado da banda brasileira. Entretanto, ele destacou que as referências foram incluídas de forma natural na canção.
"Quanto (há de influência)? De um a dez? Um sete sólido, seja lá o que isso significar. Eu poderia dizer 10, porque eu os amo muito. O Sepultura é enorme na história de nossa banda por alguma razão. Descobri o álbum 'Arise' (1991) primeiro e fiquei impressionado - era tão obscuro, rápido e técnico. Foi logo depois de ter descoberto Death e Morbid Angel", afirmou Joe, inicialmente.
O frontman do Gojira também revelou que criou a banda ainda na adolescência e logo depois acabou descobrindo "Chaos A.D.". "Ficamos todos impressionados, de verdade. E era fácil de tocar, os riffs eram simples. Eles simplificaram tudo até a essência. Eles falaram tudo que era necessário com aquele álbum", declarou.
A comparação de "Amazonia" com o trabalho do Sepultura é vista com bons olhos por Duplantier. "É um elogio, não há vergonha. Nós copiamos deles e não foi de propósito, mas percebemos logo em seguida: 'oh, isso soa como Sepultura, mas que se dane'. É um tributo ao Sepultura. É sobre o Brasil. É sobre a Amazônia. É tribal", comentou.
A entrevista pode ser conferida na íntegra, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Liberada anteriormente como single, "Amazonia" integra a tracklist do álbum "Fortitude", que será lançado no próximo dia 30 de abril, pela Roadrunner Records. Os lucros obtidos com a canção serão destinados para a ONG brasileira Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).
Segundo um texto divulgado pelo Gojira, a Apib "defende os direitos ambientais e culturais das tribos indígenas da Amazônia que sofrem muito - são vítimas de desmatamento, perda de terras, trabalho forçado, violência e assédio".
Os músicos também organizaram outras ações em prol da associação. Em sua página no Facebook, a banda revelou que a primeira novidade é o leilão de uma guitarra signature de Joe Duplantier, autografada por ele e com uma arte celebrando a vida selvagem da Amazônia. Um baixo de Robert Trujillo (Metallica) também será oferecido para arremate, entre outros itens.
A Apib foi criada em 2005 pelo movimento indígena no Acampamento Terra Livre, mobilização que, de acordo com a organização, busca "tornar visível a situação dos direitos indígenas e reivindicar do Estado Brasileiro o atendimento das suas demandas e reivindicações".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps