Dark Valley: "Ophelia", single com roupagem erudita, é lançado
Por Dark Valley
Postado em 05 de abril de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Lançado nesta quarta-feira, dia 31 de março, a versão classical crossover de "Ophelia", da banda Dark Valley, une o metal e o erudito. Gravado em formato de canção erudita, a nova roupagem traz o dueto entre a mezzosoprano Ana Carla De Carli (vocalista) e o pianista convidado Patrick Hertzog (Cordas e Rimas). Foi produzido também um clipe ao vivo, em formato de sarau, na Casa da Música de Porto Alegre, local de referência da música clássica.
A canção "Ophelia", baseada na personagem de Shakespeare na peça Hamlet, é uma composição de Ana Carla e Fernando Cezar Júnior (guitarrista). Na nova versão da música, que já havia sido lançada em voz & violão, o estilo de canto é voltado para o erudito, demonstrando a versatilidade da vocalista. O áudio foi gravado totalmente em casa pelos artistas, em período de isolamento social, e contou com a mixagem de Renato Osorio, que assina a produção musical do EP "Tales from Dark Valley". A banda também disponibilizou o áudio instrumental, com o piano arranjado por Patrick Hertzog.
Ouça Ophelia Classical Crossover aqui.
"Ophelia" fala de uma nova chance que a personagem de Shakespeare tem para se expressar, dando força a muitas mulheres. Segundo a cantora e compositora Ana Carla, a reapresentação do single nesse formato é um alerta para a luta das mulheres artistas na música erudita. "Dark Valley realmente se propõe a dar voz e engajar mais compositoras e intérpretes na música pesada, mas essa problemática permeia também o mundo erudito. Trabalhar com o pianista Patrick Hertzog, um grande amigo que fiz na Universidade justamente na preparação de um sarau com repertório exclusivamente de compositoras, reforça a nossa mensagem". Com longos estudos em repertório erudito e popular, Patrick é fã declarado de bandas de metal, como Dream Theater e Nightwish. Atualmente, o pianista desenvolve no trio Cordas e Rimas um trabalho autoral de nova música popular.
Sobre os artistas e o conceito das músicas
Nome emergente do metal nacional, Dark Valley é uma banda formada no ano de 2015, em Porto Alegre, com músicos atuantes na cena local do rock e metal. Segundo a vocalista, bandas como Jinjer, Lacuna Coil e Arch Enemy são algumas das influências sonoras deste seu mais recente trabalho autoral. Atualmente, para apresentações ao vivo, a banda conta também com o baterista Felipe Paedo e o baixista Rodrigo Morales. O EP de estreia, intitulado "Tales from Dark Valley", traz oito faixas e conta com Ana Carla e Alberto Boa Vista como produtores executivos. As sessões de gravações foram realizadas com Fernando Cezar Júnior (guitarra), Jackson Harvelle (baixo) e Andrêss Fontanella (bateria). As orquestrações são assinadas por Melissa Iron. Já a produção e a mixagem ficaram a cargo de Renato Osorio e Benhur Lima, músicos de currículo internacional na cena do metal.
O EP "Tales from Dark Valley", lançado em dezembro/20, conta a história de uma mulher que, através da sua jornada em um mundo alternativo chamado "Dark Valley", aprenderá a valorizar o seu potencial feminino e a vida. O conceito das músicas para o disco surgiu diante da percepção do papel da mulher na sociedade, também como artista, o que tem protagonizado recentes pautas de meios jornalísticos e debates acadêmicos. Em consonância com esse espírito, os músicos se uniram para contar a história e influência de personagens femininas clássicas (Ophelia, Lilith), comumente representadas na Arte por homens.
Ouça o EP "Tales from Dark Valley":
Crédito da Foto e da Capa: Anelise De Carli
Site oficial:
https://www.idarkvalley.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
A melhor música do Anthrax de todos os tempos, segundo Scott Ian
Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Carcass ironiza estar abaixo de banda tributo em cartaz de festival
Metalcore além dos algoritmos: 3 bandas que merecem entrar no seu radar
Regis Tadeu e a banda clássica de hard que faz show ruim: "Melhor capinar lote com colher"
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
O riff do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que continuará vivo para sempre
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Por que o termo black metal foi inventado? Criador explica e dá crédito a Bon Jovi
Kiss: Gene gostava de Beatles porque seus pais não gostavam
5 discos lançados em 1984 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida


Mike Portnoy: a reação ao ouvir garoto de 8 anos tocando cover do Dream Theater
Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, continua andando de metrô
Hard Rock e Heavy Metal: Os 10 videos mais toscos "sem querer"
Bangers Open Air confirma Black Label Society, Primal Fear e Tankard para 2026
Bruce Dickinson: vocalista elege seus 5 álbuns preferidos
Rock e Metal: todo artista tem uma fase vergonhosa



