Dark Valley: "Ophelia", single com roupagem erudita, é lançado
Por Dark Valley
Postado em 05 de abril de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Lançado nesta quarta-feira, dia 31 de março, a versão classical crossover de "Ophelia", da banda Dark Valley, une o metal e o erudito. Gravado em formato de canção erudita, a nova roupagem traz o dueto entre a mezzosoprano Ana Carla De Carli (vocalista) e o pianista convidado Patrick Hertzog (Cordas e Rimas). Foi produzido também um clipe ao vivo, em formato de sarau, na Casa da Música de Porto Alegre, local de referência da música clássica.
A canção "Ophelia", baseada na personagem de Shakespeare na peça Hamlet, é uma composição de Ana Carla e Fernando Cezar Júnior (guitarrista). Na nova versão da música, que já havia sido lançada em voz & violão, o estilo de canto é voltado para o erudito, demonstrando a versatilidade da vocalista. O áudio foi gravado totalmente em casa pelos artistas, em período de isolamento social, e contou com a mixagem de Renato Osorio, que assina a produção musical do EP "Tales from Dark Valley". A banda também disponibilizou o áudio instrumental, com o piano arranjado por Patrick Hertzog.
Ouça Ophelia Classical Crossover aqui.
"Ophelia" fala de uma nova chance que a personagem de Shakespeare tem para se expressar, dando força a muitas mulheres. Segundo a cantora e compositora Ana Carla, a reapresentação do single nesse formato é um alerta para a luta das mulheres artistas na música erudita. "Dark Valley realmente se propõe a dar voz e engajar mais compositoras e intérpretes na música pesada, mas essa problemática permeia também o mundo erudito. Trabalhar com o pianista Patrick Hertzog, um grande amigo que fiz na Universidade justamente na preparação de um sarau com repertório exclusivamente de compositoras, reforça a nossa mensagem". Com longos estudos em repertório erudito e popular, Patrick é fã declarado de bandas de metal, como Dream Theater e Nightwish. Atualmente, o pianista desenvolve no trio Cordas e Rimas um trabalho autoral de nova música popular.
Sobre os artistas e o conceito das músicas
Nome emergente do metal nacional, Dark Valley é uma banda formada no ano de 2015, em Porto Alegre, com músicos atuantes na cena local do rock e metal. Segundo a vocalista, bandas como Jinjer, Lacuna Coil e Arch Enemy são algumas das influências sonoras deste seu mais recente trabalho autoral. Atualmente, para apresentações ao vivo, a banda conta também com o baterista Felipe Paedo e o baixista Rodrigo Morales. O EP de estreia, intitulado "Tales from Dark Valley", traz oito faixas e conta com Ana Carla e Alberto Boa Vista como produtores executivos. As sessões de gravações foram realizadas com Fernando Cezar Júnior (guitarra), Jackson Harvelle (baixo) e Andrêss Fontanella (bateria). As orquestrações são assinadas por Melissa Iron. Já a produção e a mixagem ficaram a cargo de Renato Osorio e Benhur Lima, músicos de currículo internacional na cena do metal.
O EP "Tales from Dark Valley", lançado em dezembro/20, conta a história de uma mulher que, através da sua jornada em um mundo alternativo chamado "Dark Valley", aprenderá a valorizar o seu potencial feminino e a vida. O conceito das músicas para o disco surgiu diante da percepção do papel da mulher na sociedade, também como artista, o que tem protagonizado recentes pautas de meios jornalísticos e debates acadêmicos. Em consonância com esse espírito, os músicos se uniram para contar a história e influência de personagens femininas clássicas (Ophelia, Lilith), comumente representadas na Arte por homens.
Ouça o EP "Tales from Dark Valley":
Crédito da Foto e da Capa: Anelise De Carli
Site oficial:
https://www.idarkvalley.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu


A banda de rock que George Harrison odiava: "Sem finesse, só barulho; simplesmente lixo"
A lenda da música com quem Phil Collins se recusou a trabalhar: "Não achei boas as músicas"
João Gordo: ele diz não ser representante do metal e cita os "verdadeiros"
Metal Moderno: 5 bandas aptas a se tornarem clássicas
A famosa canção que marcou o começo do fim dos Beatles


