Max Norman diz que Mustaine roubou seus créditos de produção em álbum do Megadeth
Por Igor Miranda
Postado em 11 de junho de 2021
O produtor Max Norman trabalhou em álbuns clássicos do Megadeth, como "Countdown to Extinction" (1992) e "Youthanasia" (1994), mas parece não ter uma boa relação com o líder da banda, o vocalista e guitarrista Dave Mustaine.
Em entrevista ao canal The Metal Voice, com transcrição do Ultimate Guitar, o profissional de estúdio disse que o frontman do Megadeth roubou parte de seus créditos de produção. A situação teria ocorrido justo no primeiro álbum que ele fez junto da banda, "Countdown to Extinction" - antes, Norman havia atuado na mixagem de "Rust in Peace" (1990).
Norman, que também acumula em seu currículo trabalhos com artistas e bandas como Ozzy Osbourne e Bad Company, foi perguntado se Mustaine realmente teve uma atuação de co-produtor em "Countdown to Extinction" - os dois são creditados por essa função no disco. O profissional, então, compartilhou seu ponto de vista sobre o que aconteceu naqueles tempos.
Inicialmente, ele contou que recebeu um pedido inusitado de Dave Mustaine: "Lembro que quando começamos a fazer 'Countdown', Dave falou: 'quero que você me ensine como produzir'. Eu falei: 'não posso te ensinar isso, você apenas precisa prestar atenção e aprender o que puder'".
O trabalho em estúdio rolou normalmente, segundo Max. Quando o material já estava mixado, prestes a ser lançado, ele recebeu uma ligação de seu advogado, Joe Serling, que trabalhava em Nova York.
"Eu estava em Los Angeles na época e meu advogado falou: 'ok, todos os contratos estão prontos e eu fiz a alteração no crédito de produção'. Eu perguntei: 'o que mudou?'. Ele respondeu: 'você sabe, agora está que foi produzido por Dave Mustaine e Max Norman'. E eu falei: 'whoa, whoa, não, não'", afirmou.
Imediatamente, Norman ligou para Mustaine para saber o que havia acontecido. "Eu falei: 'ei, você me f*deu ao mudar o crédito perto do fim, eles já imprimiram 400 mil cópias disso, que tal eu simplesmente jogar fora a p*rra desse disco agora?'. Ele começou a pirar, dizendo: 'cara, cometeram um erro'. Eu sabia que não era um erro. Foi meio como uma punhalada nas costas, fiquei muito triste", disse.
Enquanto relembrava a situação, o profissional de estúdio disse que chegou a dizer para o músico do Megadeth: "você compôs todas as músicas, canta e toca em todas elas, eu te dei um crédito de co-produção e você está roubando meu crédito?". Segundo ele, as funções reais eram: Max Norman como engenheiro de produção musical e Dave Mustaine como co-produtor.
Embora Norman tenha exigido que a situação fosse revertida, "Countdown to Extinction" realmente foi lançado com créditos de produção compartilhados entre ele e Mustaine. "Levou um tempo até que eu parasse de ficar p*to sobre isso. Dave seguia pedindo desculpas: 'desculpe, cometeram um erro'. E eu ficava tipo: 'é muita mentira, você fez isso de propósito, sei por que você fez isso, nunca mais tente fazer isso de novo'", declarou.
O que pode mudar na prática
Max Norman não ofereceu detalhes sobre o que muda de fato em seu caso, na prática, entre ter um crédito compartilhado de produção e um crédito total para um produtor e outro para co-produtor. Porém, há exemplos envolvendo outros artistas e profissionais da indústria musical que podem servir para entender tal discussão.
O grande ponto, claro, está ligado à grana: produtores também podem receber direitos autorais, caso isso seja estabelecido em contrato. Entre os profissionais do ramo mais conhecidos no heavy metal, Bob Rock é um dos nomes mais notáveis a estabelecer que também receberá royalties, o que garante uma remuneração além do que ele já recebe para fazer o serviço.
Há, em contrapartida, alguns casos mais raros entre produtores que optam por não receber direitos autorais dos álbuns que trabalham. Um dos casos mais famosos é o de Steve Albini, que considera antiético demandar valores de royalties - ele cobra apenas pelo serviço em si.
Outro tópico a se considerar é que já havia um contrato com Max Norman para que ele fosse o produtor. Embora ele tenha cedido uma função de co-produção a Dave Mustaine - o que é diferente de ser um segundo produtor -, o profissional tinha estabelecido anteriormente que ele próprio seria o produtor.
Até o momento, Dave Mustaine não se manifestou sobre os comentários feitos por Max Norman. A entrevista do produtor pode ser conferida na íntegra, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Em publicação sobre "Rebirth", Angra confirma Alírio Netto na formação atual
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
Parceria com Yungblud rende marca histórica ao Aerosmith
Smith/Kotzen confirma show em Curitiba para 2026

A banda cuja formação mudou quase tantas vezes quanto a do Megadeth
David Ellefson admite que Megadeth "jogou o jogo" na fase do álbum "Risk"
Do Metallica ao Angra - passando por outras bandas -, um breve resumo do "Megadethverso"
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Megadeth anuncia turnê pelo Canadá com Exodus e Anthrax
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
Rogério Skylab usa Megadeth para explicar o grande problema de Regis Tadeu
A música do Led Zeppelin que Dave Mustaine não consegue ouvir


