Helloween: Michael Kiske realmente não gosta de heavy metal? Vocalista responde
Por Igor Miranda
Postado em 10 de junho de 2021
Nos anos em que esteve fora do Helloween, especialmente entre 1993 e a década de 2000, o vocalista Michael Kiske passou a ser associado como um músico que não gostava de heavy metal. Ele chegou a utilizar um pseudônimo, Ernie, ao colaborar com o primeiro álbum do Avantasia, "The Metal Opera", pois não queria estar associado ao estilo.
Seria verdade que, no fim das contas, Michael Kiske não gosta de metal? O próprio vocalista respondeu a essa pergunta em recente entrevista ao Loudwire.
Kiske, que está de volta ao Helloween desde 2016, já havia esclarecido em outras ocasiões que gosta da música heavy metal, mas discorda de muitas coisas que vê dentro da comunidade de fãs do estilo. O mesmo argumento foi reforçado por ele na nova entrevista.
"Eu nunca fui apenas um metalhead. Comecei ouvindo Elvis Presley e fui para os Beatles, daí nunca mais parei. Mesmo em meus anos de som mais pesado, ainda ouvia música clássica, Kate Bush e U2. Nunca entendi como as pessoas transformam um tipo específico de música em religião e demonizam todo o resto. Você perde muita coisa boa", afirmou.
O cantor disse que sentiu estar sendo "atacado" quando o Helloween lançou o criticado álbum "Chameleon" em 1993. O trabalho final da primeira passagem de Kiske pela banda trouxe uma sonoridade bem distante do som pesado que o consagrou no passado.
"Com 'Chameleon', senti como se tivesse sido atacado. Os fãs não fazem isso porque querem te ferir, mas porque perderam algo que você havia feito. Você faz algo totalmente diferente e eles não conseguem acompanhar e se decepcionam. Não é uma forma muito adulta de se lidar com música e arte, mas é compreensível. Quando fiz meu primeiro álbum solo ('Instant Clarity'), as pessoas reclamaram que não soavam como Helloween", disse.
Além de alguns comportamentos dos fãs, outro ponto que Michael Kiske não gosta dentro do heavy metal é o teor satânico que algumas músicas podem ter. "Sempre tive problemas com a coisa satânica, onde pessoas idealizam desumanidade e brutalidade e dizem aos mais jovens para que sejam insensíveis. Isso ficou muito grande no meio da década de 1990 e ficou extremo e radical com muitas coisas. Entrei em cruzadas na internet e salas de bate-papo", declarou.
Michael Kiske - As opiniões estranhas sobre o Heavy Metal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
Sem Brasil na agenda, Tank anuncia turnê pela América Latina
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Ozzy Osbourne ganha Boneco de Olinda em sua homenagem
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu

Michael Kiske: "O Iron Maiden vende a morte às pessoas!"
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
As 50 melhores músicas de 2025 segundo a Metal Hammer


