Edu Falaschi: "precisamos resgatar o orgulho de ser brasileiros"
Por Emanuel Seagal
Postado em 30 de julho de 2021
Edu Falaschi participou de um bate-papo no Canal Tomar Uma no YouTube e falou sobre as influências de música brasileira em seu álbum Vera Cruz". Veja abaixo alguns trechos transcritos pelo Whiplash.Net.
"Eu cresci dentro da música popular brasileira por causa dos meus pais, principalmente por causa do meu pai. Isso é uma coisa bem natural dentro de mim, escutei de tudo que você possa imaginar, desde Ataulfo Alves, pra vocês verem que realmente aqui tem 'café no bule'. Era um dos caras que meu pai mais gostava, que cantava uma música da professorinha e tal", revelou Edu sobre seus primeiros contatos com a música brasileira.
Edu explicou a história por trás do álbum: "O 'Vera Cruz' é um disco que eu queria oferecer pro fã do Brasil, por isso que tem a ligação da história, que é uma história com contexto europeu inicial, por causa das cruzadas, templários e tal, aquela conotação épica, mas que eu consegui ligar ao Brasil de forma bem natural porque na hora da pesquisa a gente descobriu a vinda de cavaleiros templários pro Brasil, que ninguém fala sobre isso e existem monumentos templários no Brasil, e essa foi a sacada, o jeito de ligar a história do Brasil com essa história medieval, que tem característica mais europeia e vai ser o jeito perfeito de presentear nosso país contando a história do nosso país dentro de um épico com característica europeia. Através das pesquisas a gente foi descobrindo esses elementos. Por isso que há essa ligação com a música brasileira bem acentuada no 'Vera Cruz'. Já houve em outros lançamentos mas no 'Vera Cruz' é mais especial ainda pra mim, justamente por essa homenagem que eu queria fazer ao nosso país tão sofrido e que precisa muito dessa valorização e reconhecimento da nossa identidade como brasileiro."
"Tenho uma sensação de que a gente precisa fortalecer dentro do brasileiro o orgulho de ser brasileiro, o orgulho da nossa identidade. Tem coisa ruim pra caramba? Tem. Tem muita coisa pra arrumar nesse país? Tem, e todos países tiveram. Tem países que estão agora no primeiro mundo e são perfeitos que no passado não eram perfeitos, no passado eram cheio de problemas, e com muito trabalho eles conseguiram chegar lá. Eu vejo o Brasil como um país que precisa do nosso orgulho resgatado, não aquele orgulho chulo, político, orgulho de levantar a bandeira brasileira só pra lacrar, como tem muitos lacradores por aí, e principalmente em prol de um viés político. Não, não é isso. Eu falo do cara olhar pra cultura, por exemplo do nordeste, e descobrir que, cara, a cultura do nordeste é tão rica que parece um continente dentro da região nordestina e do norte do país, de quantidade de músicas, quantidade de ritmos, quantidade de harmonias que cada região tem, uma diferente da outra. O sul do país, com características que vem de influências da música europeia, muito da música argentina, que eles puxaram, música uruguaia, a música latina em si, meio entrelaçada, esse orgulho não só na questão cultural, mas esse orgulho da gente saber que a gente é foda.", desabafou o cantor.
Assista abaixo a entrevista completa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Morre aos 70 anos Rob Hirst, baterista e membro fundador do Midnight Oil
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
A reação de Anette Olzon à polêmica do Nobel sobre María Corina Machado e Donald Trump
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
O cantor fora da curva que Lemmy citava como influência, mesmo sabendo que jamais alcançaria
O gesto inesperado de John Myung em show do Dream Theater que rendeu alguns dólares ao baixista
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant


O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
Rafael Bittencourt desabafa sobre receios e "confiança rompida" com Edu Falaschi
Para Edu Falaschi, reunião do Angra no Bangers Open Air será "inesquecível"
O membro do Angra que contribuiu demais para reunião da formação "Rebirth"


