Edu Falaschi: "precisamos resgatar o orgulho de ser brasileiros"
Por Emanuel Seagal
Postado em 30 de julho de 2021
Edu Falaschi participou de um bate-papo no Canal Tomar Uma no YouTube e falou sobre as influências de música brasileira em seu álbum Vera Cruz". Veja abaixo alguns trechos transcritos pelo Whiplash.Net.
"Eu cresci dentro da música popular brasileira por causa dos meus pais, principalmente por causa do meu pai. Isso é uma coisa bem natural dentro de mim, escutei de tudo que você possa imaginar, desde Ataulfo Alves, pra vocês verem que realmente aqui tem 'café no bule'. Era um dos caras que meu pai mais gostava, que cantava uma música da professorinha e tal", revelou Edu sobre seus primeiros contatos com a música brasileira.
Edu explicou a história por trás do álbum: "O 'Vera Cruz' é um disco que eu queria oferecer pro fã do Brasil, por isso que tem a ligação da história, que é uma história com contexto europeu inicial, por causa das cruzadas, templários e tal, aquela conotação épica, mas que eu consegui ligar ao Brasil de forma bem natural porque na hora da pesquisa a gente descobriu a vinda de cavaleiros templários pro Brasil, que ninguém fala sobre isso e existem monumentos templários no Brasil, e essa foi a sacada, o jeito de ligar a história do Brasil com essa história medieval, que tem característica mais europeia e vai ser o jeito perfeito de presentear nosso país contando a história do nosso país dentro de um épico com característica europeia. Através das pesquisas a gente foi descobrindo esses elementos. Por isso que há essa ligação com a música brasileira bem acentuada no 'Vera Cruz'. Já houve em outros lançamentos mas no 'Vera Cruz' é mais especial ainda pra mim, justamente por essa homenagem que eu queria fazer ao nosso país tão sofrido e que precisa muito dessa valorização e reconhecimento da nossa identidade como brasileiro."
"Tenho uma sensação de que a gente precisa fortalecer dentro do brasileiro o orgulho de ser brasileiro, o orgulho da nossa identidade. Tem coisa ruim pra caramba? Tem. Tem muita coisa pra arrumar nesse país? Tem, e todos países tiveram. Tem países que estão agora no primeiro mundo e são perfeitos que no passado não eram perfeitos, no passado eram cheio de problemas, e com muito trabalho eles conseguiram chegar lá. Eu vejo o Brasil como um país que precisa do nosso orgulho resgatado, não aquele orgulho chulo, político, orgulho de levantar a bandeira brasileira só pra lacrar, como tem muitos lacradores por aí, e principalmente em prol de um viés político. Não, não é isso. Eu falo do cara olhar pra cultura, por exemplo do nordeste, e descobrir que, cara, a cultura do nordeste é tão rica que parece um continente dentro da região nordestina e do norte do país, de quantidade de músicas, quantidade de ritmos, quantidade de harmonias que cada região tem, uma diferente da outra. O sul do país, com características que vem de influências da música europeia, muito da música argentina, que eles puxaram, música uruguaia, a música latina em si, meio entrelaçada, esse orgulho não só na questão cultural, mas esse orgulho da gente saber que a gente é foda.", desabafou o cantor.
Assista abaixo a entrevista completa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
A melhor banda de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
70000 Tons of Metal anuncia primeiras atrações para viagem de 2027
Vocalista do Godsmack defende opção por Mike Mangini como novo baterista
Wolf Hoffmann admite não ter tanto orgulho de discos do Accept nos anos 1990
Mille Petrozzza (Kreator) sobe ao palco com o Arch Enemy na Alemanha
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
Rolling Stones igualam marca histórica dos Beatles com "Foreign Tongues"
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
A música do Toto que se tornou trilha sonora do vôlei na Rede Globo
A grande lição do documentário sobre Paul Di'Anno, segundo seu diretor
A banda que influenciou Sex Pistols e Mötley Crüe ao mesmo tempo e marcou o fim dos anos 60

O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Por que Edu Falaschi evitou o caminho mais óbvio ao retratar o Oriente Médio em "MI'RAJ"
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
Por que novo álbum de Edu Falaschi agrada quem não curte power metal, segundo o próprio
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Edu Falaschi conta com foi ser dos primeiros "cancelados" na internet do Brasil
Os dois únicos rockstars que impressionaram Aquiles Priester pessoalmente


