Volbeat: por que eles regravaram "Don't Tread on Me" para álbum de covers do Metallica
Por Igor Miranda
Postado em 08 de julho de 2021
O Metallica surpreendeu ao anunciar um álbum com mais de 50 versões para as músicas de seu clássico "Black Album" (1991). Intitulado "The Metallica Blacklist", o projeto conta com participações de Miley Cyrus, Elton John, Ghost, St. Vincent, J Balvin, entre vários outros, além do Volbeat.
A banda dinamarquesa, notória por seu híbrido entre hard rock, heavy metal e rockabilly, contribuiu com o projeto ao regravar uma música não tão conhecida do disco: "Don't Tread on Me". A faixa ainda gerou certa controvérsia na época de seu lançamento, pois seu título usa a expressão presente na bandeira de Gadsden - na época, o vocalista e guitarrista James Hetfield disse que a canção é antiguerra e não toma lados políticos.
Em entrevista exclusiva (disponível em vídeo ao fim da matéria), o baterista Jon Larsen, do Volbeat, contou como a banda foi convidada pelo Metallica a participar do projeto e como funcionou a escolha da música. O artista revelou que ninguém queria regravar um dos grandes hits do "Black Album", como "Enter Sandman", "Sad But True" e "Nothing Else Matters", o que os levou a escolher "Don't Tread on Me".
"Recebemos a oferta de participar desse disco do Metallica e nossa primeira reação foi... naaah, melhor não. Porque é melhor não mexer com músicas do Metallica, na minha opinião. Mas aí ficamos em um fazemos-não-fazemos - se fizermos, qual canção regravamos? E concordamos desde o início que não tocaríamos nenhuma das mais famosas do disco. Você sabe, 'Enter Sandman', 'Sad But True', 'Nothing Else Matters'... nenhuma dessas, nenhuma das músicas enormes que eles tocam desde que o álbum foi lançado", afirmou.
Outra música do "Black Album" chegou a disputar o páreo, mas a escolha ideal para eles era "Don't Tread on Me". "Então acho que tínhamos 'Don't Tread on Me' e outra que meio que falamos a respeito, mas não consigo lembrar qual. Contudo, ainda estávamos debatendo se fazíamos ou não, e estávamos no estúdio nessa época", relatou.
Ele completa: "Eu e o Kaspar (Boye Larsen, baixista) fomos para casa, para o fim de semana, e Michael (Poulsen, vocalista e guitarrista) disse que ia ficar mais umas horas pra ver se conseguia bolar algo. Porque se íamos fazer, teríamos que fazer a nossa versão e não uma cópia exata do que eles fizeram. Acho que ele mandou uma mensagem pra gente naquela noite dizendo que achava que tinha conseguido encontrar uma versão que ficaríamos satisfeitos em gravar".
Jon Larsen descreveu a regravação do Volbeat como "uma versão que, é claro, tem aquela qualidade do Metallica, o que é óbvio, mas ainda tem algumas mudanças no caminho que ajudaram a encaixar no nosso estilo de tocar". "Então acho que saiu uma mistura do que o Metallica fez e o que estamos fazendo, e espero que eles tenham ficado felizes com o resultado. Ainda não recebemos ameaças de morte, então acho que estão felizes", concluiu.
A entrevista com Jon Larsen, do Volbeat, pode ser assistida no player a seguir (em inglês, com legendas em português). O músico também falou sobre o novo álbum da banda - que já está gravado e tem pitadas de thrash e death metal - e uma possível vinda ao Brasil após a pandemia.
Relembre também a entrevista feita pelo Whiplash.Net com o guitarrista do Volbeat, Rob Caggiano, em 2019, quando "Rewind, Replay, Rebound" foi lançado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps