Blaze Bayley: a maior lição que ele aprendeu em seu tempo com o Iron Maiden
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de julho de 2021
O vocalista Blaze Bayley se tornou mundialmente famoso no início dos anos 1990, ao substituir Bruce Dickinson no posto de frontman do Iron Maiden. A bomba não era tão fácil de ser desarmada, afinal de contas, Bruce é dono de uma das maiores vozes do metal e não é fácil agradar a exigente base de fãs da banda.
Apesar de toda a dificuldade, Blaze fez um trabalho digno enquanto foi vocalista do (então) quinteto inglês, entre 1994 e 1999. Durante este período, o músico gravou dois álbuns de estúdio: "The X Factor" (1995) e "Virtual XI" (1998). Os álbuns gravados por Blaze não figuram entre os melhores lançamentos do Maiden, porém, apresentam boas músicas, com destaque para "Man On The Edge".
A terceira faixa do disco "The X Factor" é um dos momentos mais marcantes da (curta) passagem de Blaze pela banda. A música, que é rápida e agressiva, foi escrita pelo vocalista em conjunto com o Janick Gers, que havia se tornado integrante do Maiden alguns anos antes.
"Man On The Edge" continua sendo assunto até hoje, 25 anos após seu lançamento, como pode ser visto em matéria assinada por Matt Mills e publicada no site da revista Metal Hammer no dia 2 de julho.
A matéria fala sobre o conceito lírico da canção, inspirado no filme "Falling Down" (no Brasil, "Um Dia de Fúria"), que é a frase cantada no refrão. "O que conectou esse filme a mim é que, quando eu estava na escola, era comum ter vagas para entregadores de jornal. Eu me inscrevi, mas fui demitido depois de alguns meses. Eu estava com medo do meu padrasto na época, então ainda me levantava às 6h30 e saía de casa. Eu esperava ele ir trabalhar antes de voltar para casa. Não foi um bom relacionamento entre ele e eu. O resto, eu deixo para sua imaginação".
Mesmo com o sucesso de "Man On The Edge", a banda achou que era hora de substituir Blaze. Então, em fevereiro de 1999, ele foi substituído por Bruce Dickinson, que continua no Maiden até hoje.
O sonho de Blaze não durou muito tempo, porém, ele tirou uma lição muito importante do tempo que passou com o Maiden e do sucesso alcançado por "Man On The Edge". "Quando comecei a escrever meus álbuns solo, eu poderia dizer:‘ Tive um hit no Top 10 em todo o mundo. Eu escrevi a letra e a melodia, e ninguém pode tirar isso de mim. Não importa o que você faça na vida, se você tiver confiança, isso passa e você pode seguir em frente", afirmou o vocalista e compositor da música que você pode conferir no player abaixo.
Após sair do Iron Maiden, Blaze investiu na sua carreira solo. O disco mais recente do vocalista é o ótimo "War Within Me", lançado em abril deste ano. Confira mais detalhes sobre o trabalho na matéria a seguir.
FONTE: Metal Hammer
https://www.loudersound.com/features/the-story-behind-the-song-iron-maidens-man-on-the-edge
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps