Volbeat: novo álbum está pronto e flerta com death metal, diz Jon Larsen em exclusiva
Por Igor Miranda
Postado em 03 de julho de 2021
O Volbeat liberou recentemente os singles "Wait a Minute My Girl" e "Dagen Før" em uma iniciativa para celebrar o verão no Hemisfério Norte. Em entrevista exclusiva (disponível também em vídeo ao fim da matéria), o baterista Jon Larsen confirmou que essas não serão as únicas músicas inéditas disponíveis para os fãs neste ano.
Larsen revelou que o Volbeat já está com um novo álbum pronto para ser lançado. O sucessor de "Rewind, Replay, Rebound" (2019) ainda não tem data para sair, mas a promessa é de que suas canções sejam mais pesadas e retomem influências até mesmo de vertentes mais extremas do heavy metal.
Inicialmente, o baterista comentou: "O álbum está pronto. Mas não posso divulgar a data de lançamento ainda. É claro que, nesses tempos modernos, você vai descobrir online, mas está tudo pronto e tenho bastante certeza que vai explodir a cabeça de muita gente".
Em seguida, ele comentou que "Wait a Minute My Girl" e "Dagen Før" estarão no disco. "Não acho que elas representam como a totalidade do álbum soa, mas são canções bem Volbeat. Rock’n’roll na veia, bom pro verão, sentar do lado de fora com sua cerveja, um churrasco, sei lá... bater o pé, cantar junto", revelou.
Um pouco de thrash e desvio para death metal sueco
As informações mais curiosas sobre o novo álbum reveladas por Jon Larsen estão relacionadas à sua sonoridade. O baterista destacou que as músicas que estão prestes a serem disponibilizadas resgatam elementos mais pesados da sonoridade do Volbeat, deixados um pouco de lado em trabalhos mais recentes, como o próprio "Rewind, Replay, Rebound".
O músico, inclusive, surpreendeu ao contar que há um pouco de thrash metal e até um "desvio para o death metal sueco" no registro. Gêneros à parte, ele garantiu que a sonoridade desta vez será mais pesada.
"Bem, é certamente mais pesado, digamos assim. Eu não diria exatamente mais agressivo. Pode ser, não tenho muita certeza, mas certamente tem alguns dos elementos pesados raiz do Volbeat. Tem certamente alguns elementos pesados, algumas canções bem pesadas. É, pode ter um pouquinho de thrash nele. Pode ter ainda um pequeno desvio para o death metal sueco, talvez? Um pouquinho. Apesar disso, não tenha medo", afirmou.
Apesar disso, a essência da sonoridade do Volbeat está mais do que presente nesse trabalho, que ainda não teve seu título divulgado. "É um álbum bem variado, porque você certamente tem sons mais pesados, mas ainda temos as canções mais alegres, punks, talvez pop, se quiser chamar disso? Tem também algumas surpresas no disco que com certeza farão pessoas falar: 'okay, não esperava isso'. Mas acho que definitivamente tem uma mistura de tudo que fizemos até agora. E a vibe do disco é uma sonoridade talvez mais espontânea. Com algumas piscadelas para nosso passado. Mas é, diria que 'pesado' é a palavra certa", pontuou.
Os dois novos singles
Enquanto o novo álbum do Volbeat não chega, Jon Larsen comentou sobre as músicas "Wait a Minute My Girl" e "Dagen Før", já disponíveis nas plataformas digitais. Veja o que ele falou sobre cada uma delas:
Sobre "Wait a Minute My Girl": "Acho que foi uma das primeiras canções que Michael (Poulsen, vocalista e guitarrista) trouxe quando começamos a ensaiar material novo. Michael disse que achava que essa tinha um pouco daquele som raiz do Volbeat, se quiser colocar dessa maneira, como 'Back to Prom' (do álbum 'Guitar Gangsters & Cadillac Blood', de 2008), por exemplo. Tem um pouco daquela vibe punk nela, como costumávamos fazer em algumas canções antigamente que eram mais tipo Offspring, Green Day, Bad Religion, coisas assim, sabe? E acho que é uma daquelas canções felizes de verão que é fácil de cantar junto, bater o pé... Dá até pra dançar, mas tome cuidado se for dançar essa. Você pode se machucar".
Sobre "Dagen Før": "É uma daquelas canções que Michael trouxe e lembro que... uma vez que o esqueleto dela estava pronto, ele disse que conseguia ouvir uma voz feminina para ela. E é sempre divertido trazer convidados, sejam homens, mulheres, patos, o que quer que consigamos trazer para participar. Ele falou que conseguia ouvir uma voz feminina na música e de repente disse: 'Já sei! Precisamos convidar Stine Bramsen pra ver se ela topa cantar com a gente nela'. E eu fui com a ideia, por que não? Ela tem uma ótima voz, é bem conhecida na Dinamarca... não sei quão conhecida ela é aí no Brasil - ela é a vocalista de uma banda pop chamada Alphabeat. Mas então nós a convidamos e ela disse que poderia ser interessante, poderia ser divertido. A canção estava pronta, ele escreveu a letra, fizemos uma versão demo para ela e ela falou que achou ótima, que queria fazer, então a gente fez e o segredo agora está fora da caixa".
A entrevista com Jon Larsen, do Volbeat, pode ser assistida no player a seguir (em inglês, com legendas em português). O músico também falou sobre a participação da banda no projeto de covers "The Metallica Blacklist", organizado pelo Metallica para homenagear o "Black Album" (1991), e uma possível vinda ao Brasil após a pandemia.
Relembre também a entrevista feita pelo Whiplash.Net com o guitarrista do Volbeat, Rob Caggiano, em 2019, quando "Rewind, Replay, Rebound" foi lançado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps